Operação sustentável
BIOECONOMIA
Acreditamos na bioeconomia, que é uma economia focada na utilização de recursos e novas tecnologias para criar produtos e serviços mais sustentáveis. Por isso, queremos fomentar esse sistema, visando o desenvolvimento e o uso de produtos com menor impacto ambiental e que integrem esse circuito fechado de cadeia produtiva.

ECONOMIA CIRCULAR
Economia Circular é desenvolvimento sustentável. É a nossa forma de pensar o futuro, onde tudo que é extraído da natureza é reintegrado ao ecossistema sem geração de passivo.
Na Klabin, produzimos mais de 400 mil toneladas de papel reciclado por ano, o que representa 11% do mercado de reciclagem do país e nos torna a maior recicladora de papéis do Brasil. Também somos a maior compradora de aparas de papelão do mercado, o que fomenta ainda mais o mercado de reciclagem e reforça nossa atuação e crença no modelo de economia circular.
produtos
Como fabricantes de produtos de base renovável, defendemos a substituição de embalagens de base fóssil por alternativas biodegradáveis, à base de fibras de celulose de madeira. Nossos produtos são desenvolvidos de maneira customizada às necessidades de nossos clientes, com alta tecnologia e complexidade a partir da combinação de fibras virgens e recicladas, promovendo o uso racional e maximizado dos recursos naturais.
consumo
A adoção de nossos materiais renováveis, recicláveis e biodegradáveis oferece ao consumidor as melhores e mais sustentáveis opções para o consumo de menor impacto. Os bioprodutos da Klabin são peças-chave para o desenvolvimento de uma economia circular de baixo carbono, em que as demandas em constante transformação da sociedade são atendidas em consonância com os desafios e limites planetários.
recursos naturais
100% de nossas fibras vêm de florestas plantadas e sustentáveis. Nosso manejo florestal garante a integridade do ecossistema e a regeneração dos recursos renováveis, além de proteger a biodiversidade e ajudar a combater o aquecimento global.
decomposicao
Ao final do ciclo de vida, os produtos de base biológica da Klabin podem ser reintegrados ao ecossistema de maneira segura, sem impactos ao meio ambiente, restaurando parte da energia, água e nutrientes uma vez extraídos do solo na produção das florestas de pínus e eucalipto.

ÁREAS PLANTADAS
Em média 84 árvores plantadas por minuto e 248 mil hectares de florestas nativas, mais do que a soma das áreas dos municípios de São Paulo e Curitiba.

PRESERVAÇÃO
Mantemos 42% de área florestal destinados à conservação e à manutenção da biodiversidade.

RECICLAGEM DE RESÍDUOS
Reciclagem de 98.3% de todos os resíduos gerados nas fábricas Monte Alegre e Puma (PR) pela central de resíduos, com capacidade de processar 314.4 mil toneladas por mês.

MENOS ÁGUA
São 24 m3 de água consumidos por tonelada de celulose produzida, frente à média de 30 m3 por tonelada usualmente consumidos numa fábrica tradicional.

ENERGIA RENOVÁVEL
Capacidade de gerar energia limpa a partir do vapor produzido pelas caldeiras de licor preto e biomassa, dando à Klabin condição de autossuficiência energética na Unidade Puma, e também disponibilização de 1.007.411 MW para o Sistema Elétrico Brasileiro, contribuindo para a limpeza da matriz energética brasileira.

DIFERENCIAIS NO TRATAMENTO E DESCARGA DE EFLUENTES
Inclusão de uma terceira etapa no tratamento na unidade do Puma garantindo padrões de emissões facilmente absorvíveis pelo corpo hídrico. Além disso, o ponto de descarga é anterior ao ponto de captação.

MATRIZ ENERGÉTICA
A participação de combustíveis renováveis em nossa matriz energética é de 90%, demonstrando que a sustentabilidade é um dos principais alicerces da gestão dos negócios da Klabin.

BIODIVERSIDADE
Identificamos em nossas florestas do Paraná e em Santa Catarina cerca de cerca de 822 espécies de animais e 1.905 espécies de plantas. O intenso trabalho de preservação da biodiversidade, o emprego de práticas ambientalmente corretas no manejo florestal e o manejo adequado da paisagem, propiciam à Klabin um excelente aproveitamento do potencial de produção das florestas e a proteção dos recursos naturais.

EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE)
A Klabin tem realizado um grande esforço para reduzir o uso de combustíveis fósseis e consequentemente a redução da emissão de GEE para a atmosfera. Desde 2003, já reduzimos mais de 64% das emissões específicas de escopo 1 e 2 em nossas operações. O nosso balanço de CO2 é positivo, ou seja, capturamos mais CO2 da atmosfera através de nossas florestas do que as nossas operações industriais emitem.

MAIOR RECICLADORA DE PAPÉIS DO BRASIL
Na Klabin, produzimos mais de 400 mil toneladas de papel reciclado por ano, o que representa 11% do mercado de reciclagem do país e nos torna a maior recicladora de papéis do Brasil. Também somos a maior compradora de aparas de papelão do mercado, o que fomenta ainda mais o mercado de reciclagem e reforça nossa atuação e crença no modelo de economia circular.
OPERAÇÃO SUSTENTÁVEL NAS NOSSAS UNIDADES
A preservação do meio ambiente e da biodiversidade estão no DNA da Klabin. Investimos constantemente em pesquisas científicas, na preservação de matas nativas, recursos naturais e fauna silvestre, assim como no controle de impactos ambientais e no crescimento sustentável de comunidades próximas as nossas áreas de atuação.
Gestão de energia que prioriza matriz renovável
A Unidade Puma produz mais energia do que consome. Com isso, a empresa pode disponibilizar o excedente no Sistema Integrado Nacional, o que contribui para a geração de receita, ao mesmo tempo em que colabora para uma matriz energética nacional mais limpa.
Emissão de gases do efeito estufa
A redução de emissões atmosféricas é um dos itens da Política de Sustentabilidade da Klabin e também está prevista no ODS 13. Com o aumento do uso de combustíveis de fontes renováveis, a empresa contribui para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE).
Mudanças Climáticas
A Klabin segue a aplicação do princípio de precaução estabelecido na Conferência Eco-92 e avalia constantemente todos os aspectos que apresentam risco para o meio ambiente. Entre os potenciais riscos mapeados estão o aumento médio de temperatura e índices de chuva; incremento de eventos extremos como vendavais e tempestades; diminuição de geadas e o aparecimento de novas pragas florestais. Além disso, somos a primeira empresa brasileira a se comprometer com o desenho de metas para a redução de emissões de gases do efeito estufa baseadas na ciência, em alinhamento com a Science Based Targets initiative (SBTi). Também fomos a primeira empresa do setor de papel e celulose da América Latina a ter nossas metas aprovadas pelo SBTi. Em 2021, estruturamos o movimento Impacto NetZero, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, para engajar empresas e a sociedade em projetos de redução e neutralização de emissões de carbono até 2050.
Foco no uso racional e reutilização da água
Gerimos nossos recursos hídricos de forma racional, reutilizando a água sempre que possível e tratando 100% dos nossos efluentes.
Gestão de resíduos
A gestão de resíduos na Klabin pode seguir quatro destinações: reciclagem, aterros Classe 1, descontaminação ou utilização como combustíveis ou incineração. Todas essas medidas estão em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/10), voltada à redução da geração desse tipo de resíduo e ao correto manuseio e descarte dos materiais.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL
É da natureza da Klabin trabalhar com a visão integrada de seus negócios, desde a floresta até o escoamento da produção, zelando sempre pela máxima eficiência operacional. Pessoas, inovação e sustentabilidade nos levam à performance que desejamos. Com esses quatro pilares em sinergia como as pás de um cata-vento, alcançamos a eficiência operacional que desejamos. A Klabin é uma empresa integrada, desde o manejo florestal, passando pela produção de celulose e papel, até a fabricação de papéis para embalagens e embalagens de papel que estão presente no dia a dia das pessoas em todo o mundo.
