1. Operação Sustentável - BIOECONOMIA | bloco de texto

BIOECONOMIA

Acreditamos na bioeconomia, que é uma economia focada na utilização de recursos e novas tecnologias para criar produtos e serviços mais sustentáveis. Por isso, queremos fomentar esse sistema, visando o desenvolvimento e o uso de produtos com menor impacto ambiental e que integrem esse circuito fechado de cadeia produtiva.

 

 

Responsive Image

2. Operação Sustentável - ECONOMIA CIRCULAR | bloco de texto

ECONOMIA CIRCULAR

Economia Circular é desenvolvimento sustentável. É a nossa forma de pensar o futuro, onde tudo que é extraído da natureza é reintegrado ao ecossistema sem geração de passivo. 
 

imagem

ÁREAS PLANTADAS

Em média 100 árvores plantadas por minuto e 248 mil hectares de florestas nativas, mais do que a soma das áreas dos municípios de São Paulo e Curitiba.

imagem

PRESERVAÇÃO

Mantemos 43% de área florestal destinados à conservação e à manutenção da biodiversidade.

imagem

RECICLAGEM DE RESÍDUOS

Reciclagem de 98.3% de todos os resíduos gerados nas fábricas Monte Alegre e Puma (PR) pela central de resíduos, com capacidade de processar 314.4 mil toneladas por mês.

imagem

MENOS ÁGUA

São 24 m3 de água consumidos por tonelada de celulose produzida, frente à média de 30 m3 por tonelada usualmente consumidos numa fábrica tradicional.

imagem

ENERGIA RENOVÁVEL

Capacidade de gerar energia limpa a partir do vapor produzido pelas caldeiras de licor negro e biomassa, dando à Klabin condição de autossuficiência energética na Unidade Puma, e também disponibilização de1.007.411 MW para o Sistema Elétrico Brasileiro, contribuindo para a limpeza da matriz energética brasileira.

imagem

DIFERENCIAIS NO TRATAMENTO E DESCARGA DE EFLUENTES

Inclusão de uma terceira etapa no tratamento na unidade do Puma garantindo padrões de emissões facilmente absorvíveis pelo corpo hídrico. Além disso, o ponto de descarga é anterior ao ponto de captação.

imagem

MATRIZ ENERGÉTICA

A participação de combustíveis renováveis em nossa matriz energética é de 90%, demonstrando que a sustentabilidade é um dos principais alicerces da gestão dos negócios da Klabin.

imagem

BIODIVERSIDADE

Identificamos em nossas florestas do Paraná e em Santa Catarina cerca de cerca de 822 espécies de animais e 1.905 espécies de plantas. O intenso trabalho de preservação da biodiversidade, o emprego de práticas ambientalmente corretas no manejo florestal e o manejo adequado da paisagem, propiciam à Klabin um excelente aproveitamento do potencial de produção das florestas e a proteção dos recursos naturais.

imagem

EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE)

A Klabin tem realizado um grande esforço para reduzir o uso de combustíveis fósseis e consequentemente a redução da emissão de GEE para a atmosfera. Desde 2003, já reduzimos mais de 64% das emissões específicas de escopo 1 e 2 em nossas operações. O nosso balanço de CO2 é positivo, ou seja, capturamos mais CO2 da atmosfera através de nossas florestas do que as nossas operações industriais emitem.

3. Operação Sustentável - OPERAÇÃO SUSTENTÁVEL NAS NOSSAS UNIDADES | bloco de texto

OPERAÇÃO SUSTENTÁVEL NAS NOSSAS UNIDADES

A preservação do meio ambiente e da biodiversidade estão no DNA da Klabin. Investimos constantemente em pesquisas científicas, na preservação de matas nativas, recursos naturais e fauna silvestre, assim como no controle de impactos ambientais e no crescimento sustentável de comunidades próximas as nossas áreas de atuação.

Compromisso com a conservação dos recursos naturais

Todas as operações da Klabin consideram em sua estratégia aspectos de gestão ambiental presentes nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), como água, energia, mudanças climáticas e biodiversidade. Com isso, reforçamos o nosso compromisso com a conservação de recursos naturais, com a busca pela redução do uso de recursos não renováveis, o controle de impactos ambientais e a preservação da biodiversidade, por meio da conservação da fauna e flora das florestas onde a empresa opera.

Gestão de energia que prioriza matriz renovável

A Unidade Puma produz mais energia do que consome. Com isso, a empresa pode disponibilizar o excedente no Sistema Integrado Nacional, o que contribui para a geração de receita, ao mesmo tempo em que colabora para uma matriz energética nacional mais limpa.

Emissão de gases do efeito estufa

A redução de emissões atmosféricas é um dos itens da Política de Sustentabilidade da Klabin e também está prevista no ODS 13. Com o aumento do uso de combustíveis de fontes renováveis, a empresa contribui para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Mudanças Climáticas

A Klabin segue a aplicação do princípio de precaução estabelecido na Conferência Eco-92 e avalia constantemente todos os aspectos que apresentam risco para o meio ambiente. Entre os potenciais riscos mapeados estão o aumento médio de temperatura e índices de chuva; incremento de eventos extremos como vendavais e tempestades; diminuição de geadas e o aparecimento de novas pragas florestais. Além disso, somos a primeira empresa brasileira a se comprometer com o desenho de metas para a redução de emissões de gases do efeito estufa baseadas na ciência, em alinhamento com a Science Based Targets initiative (SBTi). Também fomos a primeira empresa do setor de papel e celulose da América Latina a ter nossas metas aprovadas pelo SBTi. Em 2021, estruturamos o movimento Impacto NetZero, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, para engajar empresas e a sociedade em projetos de redução e neutralização de emissões de carbono até 2050.

Foco no uso racional e reutilização da água

Gerimos nossos recursos hídricos de forma racional, reutilizando a água sempre que possível e tratando 100% dos nossos efluentes.

Gestão de resíduos

A gestão de resíduos na Klabin pode seguir quatro destinações: reciclagem, aterros Classe 1, descontaminação ou utilização como combustíveis ou incineração. Todas essas medidas estão em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/10), voltada à redução da geração desse tipo de resíduo e ao correto manuseio e descarte dos materiais.

4. Operação Sustentável - EFICIÊNCIA OPERACIONAL | bloco de texto

EFICIÊNCIA OPERACIONAL

É da natureza da Klabin trabalhar com a visão integrada de seus negócios, desde a floresta até o escoamento da produção, zelando sempre pela máxima eficiência operacional. Pessoas, inovação e sustentabilidade nos levam à performance que desejamos. Com esses quatro pilares em sinergia como as pás de um cata-vento, alcançamos a eficiência operacional que desejamos.  A Klabin é uma empresa integrada, desde o manejo florestal, passando pela produção de celulose e papel, até a fabricação de papéis para embalagens e embalagens de papel que estão presente no dia a dia das pessoas em todo o mundo.

Responsive Image