Menu de Navegação

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA CADEIA DE FORNECIMENTO (RSE) | bloco de texto

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA CADEIA DE FORNECIMENTO (RSE)

Nossos fornecedores têm um papel importante na representação dos nossos produtos, por isso, a Klabin prioriza o relacionamento ético e transparente com toda a sua cadeia. Para mitigar os riscos desse elo, desde 2019 a Klabin conta com um programa de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que avalia os parceiros considerados críticos com base em critérios socioambientais. O objetivo do programa é promover uma cadeia de suprimentos responsável por meio de avaliações, ações de melhorias e práticas sustentáveis.

 

O Programa tem um processo estruturado e definido por pilares socioambientais que se propõe a gerar sinergia e compartilhar o objetivo da Klabin com seus fornecedores, sendo um dos principais instrumentos da Klabin para gestão do vínculo com os nossos parceiros e a principal ferramenta para mitigar riscos pertencentes a cadeia de valor, estimulando negócios cada vez mais íntegros.

 

Desde seu lançamento já avaliamos mais de 300 fornecedores.

 

Metodologia de avaliação | Apresentação l Bloco de texto

Metodologia de avaliação

Desde 2019, adotamos a metodologia EcoVadis para avaliação da sustentabilidade dos fornecedores. A análise considera questões agrupadas em quatro grandes temas: meio ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis. A participação na avaliação Ecovadis está prevista nos nossos contratos de fornecimento, exigindo assim, o cumprimento dos padrões de sustentabilidade. A metodologia também considera a nossa matriz de responsabilidade socioambiental, com questões ambientais, de diversidade, ética, direitos humanos, saúde e segurança. 

 

A EcoVadis é uma das fornecedoras mais confiáveis do mundo para classificação de sustentabilidade de negócios, atuando na melhoria do desempenho das cadeias de suprimentos. A Klabin foi uma das primeiras empresas do país a trabalhar com a instituição, buscando auxiliar seus parceiros a evoluírem em processos relacionados às melhores práticas de sustentabilidade.

 

O questionário aplicado é customizado e o modelo de avaliação são definidos de acordo com o setor de atividade, o tamanho da empresa e o país de operação do fornecedor. 

 

São avaliados critérios de quatro pilares de sustentabilidade que estão alinhados aos padrões globais. São eles: 

Metodologia de avaliação l Pilares de Sustentabilidade I Coleção de Destaques

Metodologia de avaliação l Pilares de Sustentabilidade I Coleção de Destaques

Publicador de Conteúdos e Mídias

Meio Ambiente

Consumo consciente e GEE; Água; Biodiversidade; Poluição local e acidental; Materiais, produtos químicos e resíduos; Uso do produto; Fim de vida do produto; Saúde e segurança do consumidor; Promoção e serviços ambientais

Praticas Trabalhistas e Direitos Humanos

Saúde e segurança do trabalhador; Condições de trabalho; Diálogo Social; Gestão de carreira e treinamento; Trabalho infantil, trabalho forçado e tráfico de pessoas; Diversidade, discriminação e assédio; Direitos Humanos de terceiros

Ética

Corrupção; Práticas anticoncorrenciais; Gestão responsável da informação

Compras Sustentáveis

Práticas ambientais e sociais dos fornecedores