Meio ambiente e biodiversidade
Na Klabin, a sustentabilidade é uma criação contínua de valor, que privilegia o equilíbrio entre as esferas econômica, social e ambiental. Somos uma empresa de base florestal diferenciada e de gestão responsável, comprometida com a biodiversidade. Trabalhamos de forma colaborativa com nossos clientes e fornecedores, sempre pautados pela inovação e melhoria constante de nossos produtos e processos. Promovemos o engajamento e o desenvolvimento da nossa gente e das comunidades onde atuamos, visando resultados crescentes e sustentáveis para toda a cadeia de valor, de forma integrada.
Manejo florestal responsável
O plantio em mosaico é a marca registrada da Klabin. O sistema mescla vastas áreas de florestas nativas preservadas – que correspondem a quase metade da área florestal da empresa – com florestas plantadas de pínus e eucalipto. Esse manejo ajuda na proteção dos recursos naturais, melhora o potencial de produção das florestas e colabora com a conservação da biodiversidade por meio dos corredores ecológicos, que favorecem a circulação de centenas de espécies de animais silvestres pelas nossas áreas florestais.
Preservação das nascentes
Todas as operações da Klabin consideram aspectos de gestão ambiental em suas estratégias. Entre eles, estão a conservação dos recursos naturais, o controle dos impactos ambientais e o monitoramento da biodiversidade. Damos atenção especial a proteção das nascentes e cursos d'águas localizadas nos arredores de nossas operações.
Regulação de clima
A Klabin está comprometida em reduzir e neutralizar suas emissões de carbono até 2050, com metas baseadas na ciência do clima (The Science Based Targets initiative). Única empresa brasileira a fazer parte do COP26 Business Leaders, sendo também parceira da ONU para conter o aumento da temperatura do planeta, a Klabin ainda está à frente do Impacto NetZero, um movimento que convida empresas e sociedade a participarem com metas de redução de carbono. Clique e saiba mais.
Produtividade florestal
A produtividade das florestas de eucalipto da Klabin é de 54 m3/ha/ano, enquanto a média nacional fica em 35 m3/ha/ano. Já as nossas florestas de pínus têm produtividade de 39 m3/ha/ano, superior à média nacional de 31 m3/ha/ano. A combinação de condições naturais favoráveis, como regime de chuvas e temperaturas nas regiões onde atuamos, além do manejo florestal responsável e pesquisas sobre melhoramento na produtividade, ajudam a explicar a alta produtividade das florestas da Klabin.
RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN)
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são Áreas Protegidas pela Lei Federal 9.985/2000, assim definidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). São de domínio privado, possuem caráter perpétuo e tem como objetivo principal a conservação da diversidade biológica, permitindo usos para turismo, atividades recreacionais e pesquisas científicas, desde que não haja exploração direta de sua área. Possuem grande importância ambiental como uma referência para a conservação de áreas naturais por parte da sociedade civil e iniciativa privada, e contribuem para a ampliação das áreas protegidas no país, bem como a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros e todos os serviços ecossistêmicos associados.
Parque Ecológico
A Klabin mantém um Parque Ecológico na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), com atividades voltadas para a conservação da biodiversidade, a reabilitação de animais silvestres, preservação de espécies em extinção, o desenvolvimento de pesquisas científicas e ao apoio aos projetos de educação ambiental. O local serve de abrigo para animais em situação de risco e que não possuem condições de voltar ao meio silvestre. Criado na década de 1980, o parque Ecológico possui uma área de 9.852 hectares, formado quase em sua totalidade por florestas naturais, e conta com cerca de 180 animais de 50 espécies.
Parque Ecológico Klabin
O Parque é uma Área de Alto Valor de Conservação (AAVC), o que significa que possui uma concentração significativa de valores relativos à biodiversidade e a ecossistemas raros, ameaçados ou em perigo de extinção. Conheça mais sobre o trabalho do PEK. Saiba maisBIODIVERSIDADE NO INSTAGRAM
Siga-nos no Instagram para ficar por dentro das notícias sobre o Parque Ecológico, nossas RPPNs e de todo o universo da biodiversidade.