Gestão de clima
A gestão das mudanças climáticas faz parte da estratégia de negócios da Klabin e é um dos temas prioritários da Agenda Klabin 2030, por meio dos nossos KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável. Assumimos a dianteira nas discussões sobre o tema e fomos a primeira empresa brasileira a se comprometer com metas para a redução e neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), validadas pela ciência.
Esse compromisso é um dos itens da nossa Política de Sustentabilidade, que orienta as ações da Companhia. Possuímos Diretrizes para Gestão de Mudanças Climáticas – Mitigação e Adaptação, que se amparam na ciência para propor um modelo de desenvolvimento que garanta o futuro do planeta. Entre os principais norteadores, está o Business Ambition for 1,5º C, campanha global da ONU, e o compromisso em reduzir e neutralizar as emissões até 2050.
Guia de descarbonização
A Klabin monitora e mitiga continuamente os impactos das operações e conta com um Guia de Descarbonização, que compila as principais informações sobre nosso compromisso com a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE). O documento compila as principais ações e apresenta de maneira simplificada como a gestão de carbono está sendo conduzida pela Companhia.
Guia de Descarbonização
2022
METAS DE REDUÇÃO DE CARBONO
Entre os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS) está o compromisso em desenvolver metas de redução de carbono baseadas na ciência. A Klabin foi a primeira empresa do setor de papel e celulose da América Latina a ter as suas metas aprovadas pelo Science Based Targets initiative (SBTi), iniciativa que estabelece metodologias para ajudar as empresas a desenhar uma meta de redução de emissão em consonância com a ciência do clima e o desenvolvimento econômico sustentável.
Investimos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono que permitiram reduzir em 60% a emissão de CO2 equivalente por tonelada de produto gerado entre 2003 e 2020. Mas não paramos por aí: seguimos com metas ambiciosas de redução de carbono, alinhadas ao desafio global de limitar o aumento médio da temperatura em 1,5°C.