0. VISÃO GERAL - unidades klabin | bloco de texto

Unidades Klabin

Transformar o futuro é a nossa matéria-prima. Por isso, há mais de 120 anos construímos uma  história pautada na sustentabilidade, desenvolvendo soluções customizadas e inovadoras, e  sem deixar de lado a conservação do meio ambiente e da biodiversidade.

 

Somos a maior  produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões e única  companhia no país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto),  celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff.

 

Tem Klabin de norte a sul do Brasil: são 22 unidades industriais espalhadas pelo território  nacional e uma na Argentina. Confira no mapa.

localização

Av. Augusta Zorzi Baradel, 700 Tijuco Preto Jundiaí SP

Visitação*

O horário de visitação é de segunda a sexta das 8h às 17h com agendamento pelo e-mail: centromemoria@klabin.com.br

*A disponibilidade de agenda para visitas presenciais deverá ser consultada previamente.

conheça nosso livro

Conheça mais da nossa história no livro A Saga da família Klabin Lafer. Baixe o e-book e leia em seu smartphone, tablet, e-reader ou computador. Boa leitura!

Publicador de Conteúdos e Mídias

Um Novo Milênio. Novos Desafios.

hoje

A economia entra no novo milênio com prosperidade e estabilização financeira. Os grandes  investimentos se voltam novamente ao setor público, em especial para a infraestrutura. No  Brasil, seguindo as tendências das políticas econômicas mundiais, é lançado o Plano de  Aceleramento da Economia – PAC, com investimentos para o crescimento econômico em vários  setores, estimulando o aumento do PIB. Ao final da década de 2000, começo da 2010, a  economia mundial é abalada, iniciada pela crise dos créditos hipotecários americanos em 2007  e 2008. Ainda no Brasil, a partir de 2010, já sofrendo com a crise dos derivativos, temos ainda o  quadro instabilidade político-econômica, com as medidas impopulares quanto ao ajuste fiscal.  As denúncias de corrupção no governo e em setores das indústrias levam a economia a  estagnação, com empresas de grande porte acusadas de superfaturamento, formação de cartel  e pagamento de propina a políticos.

 

Unidade Goiana I Data: 2013 I Local: Goiana (PE) I Autoria: Leo Caldas I ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Unidade Puma Data: 2017 Local: Ortigueira (PR) Autoria: Marcio Bruno ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Máquina de Papel 9, Projeto de Expansão MA-1100 | Data: 2008, Local: Unidade Monte Alegre (PR), Autoria: Franklin Xavier - ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Centro de Tecnologia Data: 2017 Local: Unidade Ortigueira (PR) Autoria: Marcio Bruno ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

2001
É criada a Klabin S.A.
2003
A Klabin S.A. informa sua saída do mercado de papel jornal, papéis descartáveis e celulose, voltando o foco para embalagens.
2008
Inaugurado o Projeto de Expansão MA - 1100, na Unidade Monte Alegre (PR). A Unidade se posiciona entre as dez maiores fábricas de papel do mundo e a Klabin entre os seis maiores fabricantes globais de cartões de fibras virgens.
2011
Instalação de nova caldeira de biomassa na Unidade Otacílio Costa (SC), para redução nas emissões de gases de efeito estufa e do consumo de óleo combustível.
2012
Anunciado investimento de R$ 220 milhões em uma nova máquina de Sackraft na Unidade Correia Pinto (SC), com capacidade de 80 mil toneladas/ano.
2013
Ampliada a capacidade de produção de sacos industriais com a instalação de uma nova máquina, e de papelão ondulado, com novas onduladeiras e impressoras, na Unidade Goiana (PE).
2016
Inauguração da Unidade Puma, no Paraná, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose, que faz da Klabin a primeira no Brasil pronta para fornecer, simultaneamente, celulose de fibra curta, fibra longa e fluff. A Klabin compra a Embalplan, localizada em Rio Negro (PR), e os ativos da Hevi Embalagens, localizada em Manaus (AM).
2017
A Klabin inaugura seu Centro de Tecnologia, em Telêmaco Borba (PR). O novo Centro completa a integração das frentes de pesquisa e desenvolvimento das áreas de negócio da companhia, estratégia adotada para introduzir uma visão global e unificada, de alta complexidade.
2018
Primeira empresa do segmento de celulose e papel do Hemisfério Sul a receber a certificação FSC. A conquista foi direcionada para as áreas florestais no Paraná.
2019
Inauguração do Centro de Interpretação da Natureza, localizado em Santa Catarina, na RPPN Complexo Serra da Farofa. A instalação está localizada em uma área prioritária de conservação a 1.700 metros de altura, equipada com alojamentos para receber até 40 visitantes.
2019
Anúncio do Projeto Puma II, que compreende a construção de duas máquinas de papel para embalagens, com produção de celulose integrada, em Ortigueira (PR).
2019
Klabin vence o leilão da concessão de um terminal de celulose no Porto de Paranaguá (PR). A companhia garantiu acesso a uma área de 27.530 m ² pelo prazo de 25 anos, passível de prorrogação por mais 45 anos.
2019
Lançamento da Klabin ForYou, primeiro e-commerce da companhia voltado para o consumidor final. O canal foi lançado como a única plataforma digital do Brasil a oferecer embalagens feitas de matéria-prima de fontes renováveis, customizáveis e em pequenos lotes para pequenos e médios empreendedores.
2019
A Klabin adquire uma planta industrial na cidade de Horizonte, no Ceará, ampliando sua produção de embalagens de papelão ondulado na região Nordeste do país. A unidade industrial, localizada a 35 km de Fortaleza e a 90 km do porto de Pecém, tem área de mais de 1 milhão de metros quadrados e possui mais de 30 mil m² de área construída.
2019
Início da operação do Parque de Plantas Piloto, em Telêmaco Borba (PR), onde serão realizados estudos e testes com celulose microfibrilada (MFC) e lignina. O Parque permite simular uma unidade fabril.
2020
Inauguração da primeira Escola Técnica de Operação Florestal do Brasil, em uma área total de 37 mil m² localizada em Ortigueira (PR). O investimento de R$ 35 milhões tem capacidade para 800 alunos e foi fruto de uma parceria entre Klabin, Governo do Estado do Paraná e Prefeitura Municipal de Ortigueira.
2020
Aquisição dos negócios de embalagens de papelão ondulado e papéis para embalagens – Unidades de Manaus (AM), Rio Verde (GO), Suzano (SP), Paulínia (SP) e Franco da Rocha (SP) – da International Paper no Brasil. Com a transação, nos aproximamos ainda mais dos clientes em todo território nacional, apoiando nossa meta de crescer e diversificar com um portfólio de produtos e formatos ainda maiores, mais flexíveis e adaptáveis.
2020
A Klabin passa a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). Fomos a única empresa industrial brasileira selecionada para compor a carteira “World” do índice, além da “Emerging Markets”, que referenciam as empresas líderes mundiais em desempenho econômico, práticas de governança e atuação socioambiental. As companhias que integram o índice são reconhecidas pelo mercado financeiro como as mais capazes de gerar valor a longo prazo aos acionistas por meio de seus negócios sustentáveis.
2020
Lançamos oficialmente os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos, alinhadas à agenda 2030 da ONU, que organizam e orientam os marcos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) prioritários da Companhia.
2021
Inauguração do novo Terminal de Contêineres, localizado ao lado da nossa Unidade Puma, em Ortigueira (PR), considerado o maior em capacidade de transporte em volumes para uma única empresa do mundo. O empreendimento tem capacidade de levar 125 mil toneladas de celulose e papel em contêineres por mês até o Porto de Paranaguá (PR). Além disso, também possui capacidade para 2 mil contêineres e conta com duas linhas férreas internas e equipamentos de última geração. Também adquirimos mais quatro locomotivas e 460 vagões para transportar celuloses e papéis do Paraná para o mundo.
2021
Klabin é convidada a participar da COP26 Business Leaders e passa a ser única empresa brasileira a fazer parte do grupo de líderes que discutem as pautas da Conferência Climática da ONU.
2021
A primeira fase do Projeto Puma II, o maior investimento da nossa história, foi concluída e já começamos a fabricar o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto. Com a Máquina 27 em operação, ofereceremos ao mercado 450 mil toneladas de Eukaliner® por ano, reforçando o modelo de negócio integrado, diversificado e flexível da Companhia.
2022
Pelo 10º ano consecutivo, a Klabin integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
2022
A Companhia conquistou a classificação Triple A no CDP (Disclosure Insight Action), pelo segundo ano consecutivo, nos três programas: Mudanças Climáticas, Água e Florestas.
2023
Entrega da segunda fase do Projeto Puma II. A Máquina de Papel 28, que tem foco na produção de papel-cartão, consolida a posição da Klabin como uma das principais empresas globais no segmento.

Retomando a Expansão

1990 - 2000

O início dos anos 90 é caracterizado por uma economia instável, altamente inflacionária e com  juros altos, o que faz com que as empresas adotem novas medidas para manter suas vendas  estáveis, voltando as vendas ou para o exterior ou para o mercado nacional, conforme a  demanda. A economia brasileira voltou a registrar crescimento em 1993, após três anos de  estagnação. Apesar desta recuperação, que teve início no último trimestre de 1992 com a  definição da sucessão presidencial, mesmo assim houve dificuldades para o setor de papel e  celulose devido ao excesso de oferta no mercado, acirrando a concorrência entre os produtores  e afetando sensivelmente os preços. 
Em 1994 nasce o Plano Real, com a criação de uma nova unidade monetária. O objetivo é a  estabilização da moeda e acabar com a hiperinflação, ampliando o poder de compra e trazendo  novas perspectivas para os diversos setores da economia.

Unidade Jundiaí Tijuco Preto Data: 1992 Local: Jundiaí (SP) Autoria: não identificada ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Manejo florestal em formato de mosaico Data: 2005 Local: Unidade Monte Alegre (PR) Autoria: Zig Koch ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1990
Compra Companhia de Papéis pela Klabin Fabricadora de Papel e Celulose SA - KFPC. A Klabin passa a ser o maior produtor de papéis sanitários do Brasil.
1996
A Klabin amplia seus negócios na América Latina, na área de produção de papel kraft, envelopes e sacos, com a instalação de uma unidade fabril da Celucat, no distrito industrial de Pillar, na Argentina.
1997
Joint Venture Klabin e Kimberly-Clark, na Argentina. A nova empresa foi denominada KCK Tissue S.A. (passando depois a Klabin Kimberly S.A., em 1999).
1998
A Klabin expande a fábrica de Piracicaba, com a instalação de uma nova máquina de papel, com a capacidade de produção de 100 mil toneladas/ano de papel miolo e testliner com utilização de aparas como matéria-prima.
1999
A Unidade Piracicaba inaugura máquina de reciclagem de embalagem Tetra Park.
2000
Indústrias Klabin de Papel e Celulose S.A. realizou aquisição da Igaras Papéis e Embalagens S.A., através de sua subsidiária Klabin Argentina.

Novos Rumos Administrativos

1980 - 1990

O país começava a mostrar o que seria a década de 1980: alto índice de inflação e grande dívida  externa, fatores que, aliados à recessão mundial, provocaram queda acentuada de preços no  mercado. A Klabin manteve-se graças a uma política flexível de vendas, voltando-se ora para o  mercado externo, ora para o mercado interno. Mantendo sempre a qualidade de sua produção,  conseguiu exportar seus produtos, mesmo com o mercado internacional em crise e recessão,  indicando um alto índice de competitividade. Apesar das dificuldades, a Klabin expande e  diversifica sua produção nos setores de papel e celulose, com a entrada no mercado de sacos  multifoliados e celulose solúvel.

 

Unidade São Leopoldo Data: década de 1980 Local: São Leopoldo (RS) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Máquina de Papel 7 Data: 1980 Local: Industrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Bobina Máquina de Papel 6 Data: 1980 Local: Industrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Unidade Betim Data: Década de 1980 Local: Betim (MG) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1982
Aquisição da empresa Rio Grande - Companhia de Celulose do Sul - Riocell, localizada em Guaíba (RS).
1983
Criada a holding Indústrias Klabin de Papel e Celulose – IKPC, passando a controladora das empresas da Klabin.
1984
Início do Programa de Fitoterapia da Klabin – produtos florestais não-madeireiros.
1987
A Klabin se retira do ramo de cerâmica.

Em Crescimento Acelerado

1960 - 1970

O setor papeleiro previu incentivos para a instalação de fábricas produtoras de papel jornal, pois  foi detectado no início da década de 1960 que o setor tinha como ponto crítico a baixa produção  de papel imprensa, suprindo apenas um terço do mercado nacional. 

Dentro deste contexto político e de incentivos, a Klabin concentrou seus investimentos no  aprimoramento dos setores-chave de produção, através da implantação de novas e modernas  fábricas, centralizando suas atividades nos setores de papel, papelão ondulado e cerâmica.
 

 

Papelão Ondulado do Nordeste – PONSA Data: década de 1970 Local: Goiana (PE) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista aérea da fábrica de Papel e Celulose Catarinense (PCC), atual Unidade Correia Pinto, em construção. Data: 1968 Local: Correia Pinto (SC) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista aérea da fábrica de Papel e Celulose Catarinense (PCC), atual Unidade Correia Pinto, em construção. Data: 1968 Local: Correia Pinto (SC) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Unidade Vila Anastácio Data: década de 1960 Local: São Paulo (SP) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Visita do presidente João Goulart as Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC. Samuel Klabin demonstra o funcionamento da máquina de papel. Data: 1963 Local: Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Visita do presidente João Goulart as Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC. Na foto: Horácio Lafer (primeiro à esquerda), presidente João Goulart (no centro, segurando uma muda), governador do Estado do Paraná Ney Braga e Samuel Klabin (à direita). Data: 1963 Local: Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Visita do presidente João Goulart a Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC. Data: 1963 Local: Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Máquina para retirada de cones de pinus sp,. A direita cones já batidos, à esquerda, retirada das impurezas e ao fundo caixas para a secagem de cones. Data: década 1960 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Dilur Carneiro ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Seleção de sementes de araucária angustifólia. Data: década de 1960 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Dilur Carneiro ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Canteiros de araucária angustifólia em “tubetes” de papelão. Data: década de 1960 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Dilur Carneiro ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Funcionárias do setor florestal de Indústrias Klabin do Paraná de Celulose - IKPC retirando mudas de plantas do canteiro. Data: década de 1960 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Dilur Carneiro ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Semeadura de pinus taeda. Sulcador (à direita), pulverização com fungicida e a cobertura com palha de arroz. Data: década de 1960 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Dilur Carneiro ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1961 - 1969
Constituição da Papel e Celulose Catarinense Ltda – PCC, moderna fábrica de papel kraft e celulose de fibra longa.
1961
Constituição da Unidade de Vila Anastácio. A Unidade de Vila Anastácio foi considerada umas das maiores da América Latina, na época.
1963
Inaugurada a Máquina de Papel nº 6.
1967
Aquisição da fábrica de Piracicaba, parte do projeto de fabricação de celulose do bagaço de cana.
1973
Inaugurada a Papelão Ondulado do Nordeste – PONSA, na cidade de Goiana. Início da produção de Sacos Industriais na Celucat, em Lages-SC.
1974
Entra para o mercado de papéis descartáveis com a aquisição da ONIBLA S.A.
1979
Inaugurada a Máquina de Papel nº 7.

Abrindo novos mercados

1950 - 1960

O Plano de Metas do governo de Juscelino Kubistchek (1955- 1960) estava voltado para o  crescimento do setor público, com a construção de estradas, do Distrito Federal em Brasília e na  continuidade da instalação de indústrias de base, dentre outras prioridades. 

O processo de urbanização e o ritmo do crescimento populacional traziam profundas  modificações no mercado de consumo. Novos produtos e novas exigências afetavam vários  setores produtivos, estimulando o aparecimento de novas atividades. A Klabin já se destacava  entre os principais grupos empresariais do país, e se lança para a fabricação de novos produtos  no mercado: o papelão ondulado, fios sintéticos e fósforos promocionais.
 

Trabalhadores rurais efetuando plantio de sementes em área de reflorestamento na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Jean Manson ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Trabalhadores rurais realizando plantio de sementes em área de reflorestamento na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Jean Manson ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Funcionários do setor florestal de Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC. Em destaque uma trabalhadora rural plantando sementes na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Jean Manson ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Trabalhadores rurais em área reflorestada com mudas de plantas na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Jean Manson ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista panorâmica de Indústrias Klabin do Paraná de Celulose - IKPC e bonde aéreo utilizado para transporte de funcionários. Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Trabalhadores rurais realizando plantio de sementes em área de reflorestamento na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Jean Manson

Funcionário transpondo bobina de papel da máquina para a rebobinadeira na fábrica de Indústrias Klabin do Paraná de Celulose - IKPC. Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: P. Scheier ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1951
Constituída a Rilsan Brasileira S.A. como empresa coligada de KIC em sociedade com a Nitroquímica Brasileira e S.A. Indústria Votorantim, do Grupo Ermírio de Moraes, para a produção de fios sintéticos.
1952
Inicio da produção de Papelão Ondulado na Companhia Fabricadora de Papel.
1953
Inicio da produção de fósforos promocionais.
1955
Com o sucesso do setor de Papelão Ondulado, é criada a Unidade de Del Castilho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O Grande Boom

1930 - 1940

O governo de Getúlio Vargas (1932-1945) foi marcado por uma política econômica voltada para  o auxílio no desenvolvimento das indústrias de base, para atender a demanda de mercado. 

O setor de papel e papelão liderou o crescimento generalizado da indústria de transformação.  Os problemas provocados pela dificuldade de importação de papel jornal e de pastas de papel,  dentre outros, são amenizados com incentivos fiscais para a implantação de indústrias  papeleiras. 

Neste período, a Klabin Irmãos & Cia. (KIC) viveu seu primeiro grande “boom” de  desenvolvimento. O Grupo transformou-se em um dos mais importantes do país, entrando em  processo de rápida expansão e diversificação de suas atividades.
 

Vista Panorâmica de Indústrias Klabin do Paraná de Celulose - IKPC. Data: 1946 Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Montagem da MP – 1. Data: 1947 – 1948 Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Samuel Klabin (esquerda), Horácio Lafer (sentado) e engenheiros Data: década de 1940 Local: Indústria Klabin do Paraná de Celulose-IKPC, Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Samuel Klabin entre as obras da Usina Hidrelétrica Presidente Getúlio Vargas Data: década de 1940 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista parcial da construção da usina hidrelétrica Presidente Vargas (Usina de Mauá), localizada na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: 1945 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Máquina de papel nº 5. Data: 1950 Local: Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Máquina de papel nº 2. Data: 1950 Local: Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida

Salto de Mauá, localizado na Fazenda Monte Alegre (PR), onde foi construída a usina hidrelétrica Presidente Vargas (Usina de Mauá). Data: 1941 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Ignácio Sporn ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

O presidente Getúlio Vargas em visita a Fazenda Monte Alegre. Ao lado, à direita, Wolff Klabin. Data: 1944 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Ema Gordon Klabin (guarda-chuva) ao lado do pai, Hessel Klabin Data: não identificado Local: não identificado Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Ema Gordon Klabin Data: não identificado Local: não identificado Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Ema Gordon Klabin Data: não identificado Local: não identificado Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Ema Gordon Klabin (centro) participa de reunião da Klabin Irmãos & Companhia. À direita, sentado, Jacob Klabin Lafer. Data: não identificado Local: não identificado Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista da fachada dos prédios da fábrica Companhia Fabricadora de Papel - CFP Data: 1938 Local: Bairro de Santana, São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista geral da sala de escolha de papel para escrever, imprimir e papel couché da Companhia Fabricadora de Papel – CFP Data: 1938 Local: Bairro de Santana, São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista geral da máquina de papel 2 da Companhia Fabricadora de Papel – CFP Data: 1938 Local: Bairro de Santana, São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Papel timbrado da Klabin Irmãos & Cia. Data: 1934 Local: São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA KLABIN

Jacob Klabin Lafer e Abrahão Jacob Lafer Data: década de 1930 Local: Guarujá (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1931
Início da produção cerâmica - Manufatura Nacional de Porcelanas S.A
1934
Compra da Fazenda Monte Alegre no Paraná, para instalação da Indústria Klabin do Paraná, primeira fábrica integrada de produção de papel.
1941
Constituição da primeira empresa S.A. do Grupo – Indústria Klabin de Papel e Celulose.
1946
Início da operação de pasta e papel imprensa da IKPC S.A. Alta profissionalização: ampla contratação de profissionais europeus qualificados.
1947
Um grande marco para a história na produção de papel no Brasil: parte do mercado interno de papel imprensa passa a ser suprida por uma indústria nacional com papel Klabin.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Um Novo Milênio. Novos Desafios.

hoje

A economia entra no novo milênio com prosperidade e estabilização financeira. Os grandes  investimentos se voltam novamente ao setor público, em especial para a infraestrutura. No  Brasil, seguindo as tendências das políticas econômicas mundiais, é lançado o Plano de  Aceleramento da Economia – PAC, com investimentos para o crescimento econômico em vários  setores, estimulando o aumento do PIB. Ao final da década de 2000, começo da 2010, a  economia mundial é abalada, iniciada pela crise dos créditos hipotecários americanos em 2007  e 2008. Ainda no Brasil, a partir de 2010, já sofrendo com a crise dos derivativos, temos ainda o  quadro instabilidade político-econômica, com as medidas impopulares quanto ao ajuste fiscal.  As denúncias de corrupção no governo e em setores das indústrias levam a economia a  estagnação, com empresas de grande porte acusadas de superfaturamento, formação de cartel  e pagamento de propina a políticos.

 

Unidade Goiana I Data: 2013 I Local: Goiana (PE) I Autoria: Leo Caldas I ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Unidade Puma Data: 2017 Local: Ortigueira (PR) Autoria: Marcio Bruno ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Máquina de Papel 9, Projeto de Expansão MA-1100 | Data: 2008, Local: Unidade Monte Alegre (PR), Autoria: Franklin Xavier - ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Centro de Tecnologia Data: 2017 Local: Unidade Ortigueira (PR) Autoria: Marcio Bruno ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

2001
É criada a Klabin S.A.
2003
A Klabin S.A. informa sua saída do mercado de papel jornal, papéis descartáveis e celulose, voltando o foco para embalagens.
2008
Inaugurado o Projeto de Expansão MA - 1100, na Unidade Monte Alegre (PR). A Unidade se posiciona entre as dez maiores fábricas de papel do mundo e a Klabin entre os seis maiores fabricantes globais de cartões de fibras virgens.
2011
Instalação de nova caldeira de biomassa na Unidade Otacílio Costa (SC), para redução nas emissões de gases de efeito estufa e do consumo de óleo combustível.
2012
Anunciado investimento de R$ 220 milhões em uma nova máquina de Sackraft na Unidade Correia Pinto (SC), com capacidade de 80 mil toneladas/ano.
2013
Ampliada a capacidade de produção de sacos industriais com a instalação de uma nova máquina, e de papelão ondulado, com novas onduladeiras e impressoras, na Unidade Goiana (PE).
2016
Inauguração da Unidade Puma, no Paraná, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose, que faz da Klabin a primeira no Brasil pronta para fornecer, simultaneamente, celulose de fibra curta, fibra longa e fluff. A Klabin compra a Embalplan, localizada em Rio Negro (PR), e os ativos da Hevi Embalagens, localizada em Manaus (AM).
2017
A Klabin inaugura seu Centro de Tecnologia, em Telêmaco Borba (PR). O novo Centro completa a integração das frentes de pesquisa e desenvolvimento das áreas de negócio da companhia, estratégia adotada para introduzir uma visão global e unificada, de alta complexidade.
2018
Primeira empresa do segmento de celulose e papel do Hemisfério Sul a receber a certificação FSC. A conquista foi direcionada para as áreas florestais no Paraná.
2019
Inauguração do Centro de Interpretação da Natureza, localizado em Santa Catarina, na RPPN Complexo Serra da Farofa. A instalação está localizada em uma área prioritária de conservação a 1.700 metros de altura, equipada com alojamentos para receber até 40 visitantes.
2019
Anúncio do Projeto Puma II, que compreende a construção de duas máquinas de papel para embalagens, com produção de celulose integrada, em Ortigueira (PR).
2019
Klabin vence o leilão da concessão de um terminal de celulose no Porto de Paranaguá (PR). A companhia garantiu acesso a uma área de 27.530 m ² pelo prazo de 25 anos, passível de prorrogação por mais 45 anos.
2019
Lançamento da Klabin ForYou, primeiro e-commerce da companhia voltado para o consumidor final. O canal foi lançado como a única plataforma digital do Brasil a oferecer embalagens feitas de matéria-prima de fontes renováveis, customizáveis e em pequenos lotes para pequenos e médios empreendedores.
2019
A Klabin adquire uma planta industrial na cidade de Horizonte, no Ceará, ampliando sua produção de embalagens de papelão ondulado na região Nordeste do país. A unidade industrial, localizada a 35 km de Fortaleza e a 90 km do porto de Pecém, tem área de mais de 1 milhão de metros quadrados e possui mais de 30 mil m² de área construída.
2019
Início da operação do Parque de Plantas Piloto, em Telêmaco Borba (PR), onde serão realizados estudos e testes com celulose microfibrilada (MFC) e lignina. O Parque permite simular uma unidade fabril.
2020
Inauguração da primeira Escola Técnica de Operação Florestal do Brasil, em uma área total de 37 mil m² localizada em Ortigueira (PR). O investimento de R$ 35 milhões tem capacidade para 800 alunos e foi fruto de uma parceria entre Klabin, Governo do Estado do Paraná e Prefeitura Municipal de Ortigueira.
2020
Aquisição dos negócios de embalagens de papelão ondulado e papéis para embalagens – Unidades de Manaus (AM), Rio Verde (GO), Suzano (SP), Paulínia (SP) e Franco da Rocha (SP) – da International Paper no Brasil. Com a transação, nos aproximamos ainda mais dos clientes em todo território nacional, apoiando nossa meta de crescer e diversificar com um portfólio de produtos e formatos ainda maiores, mais flexíveis e adaptáveis.
2020
A Klabin passa a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). Fomos a única empresa industrial brasileira selecionada para compor a carteira “World” do índice, além da “Emerging Markets”, que referenciam as empresas líderes mundiais em desempenho econômico, práticas de governança e atuação socioambiental. As companhias que integram o índice são reconhecidas pelo mercado financeiro como as mais capazes de gerar valor a longo prazo aos acionistas por meio de seus negócios sustentáveis.
2020
Lançamos oficialmente os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos, alinhadas à agenda 2030 da ONU, que organizam e orientam os marcos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) prioritários da Companhia.
2021
Inauguração do novo Terminal de Contêineres, localizado ao lado da nossa Unidade Puma, em Ortigueira (PR), considerado o maior em capacidade de transporte em volumes para uma única empresa do mundo. O empreendimento tem capacidade de levar 125 mil toneladas de celulose e papel em contêineres por mês até o Porto de Paranaguá (PR). Além disso, também possui capacidade para 2 mil contêineres e conta com duas linhas férreas internas e equipamentos de última geração. Também adquirimos mais quatro locomotivas e 460 vagões para transportar celuloses e papéis do Paraná para o mundo.
2021
Klabin é convidada a participar da COP26 Business Leaders e passa a ser única empresa brasileira a fazer parte do grupo de líderes que discutem as pautas da Conferência Climática da ONU.
2021
A primeira fase do Projeto Puma II, o maior investimento da nossa história, foi concluída e já começamos a fabricar o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto. Com a Máquina 27 em operação, ofereceremos ao mercado 450 mil toneladas de Eukaliner® por ano, reforçando o modelo de negócio integrado, diversificado e flexível da Companhia.
2022
Pelo 10º ano consecutivo, a Klabin integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
2022
A Companhia conquistou a classificação Triple A no CDP (Disclosure Insight Action), pelo segundo ano consecutivo, nos três programas: Mudanças Climáticas, Água e Florestas.
2023
Entrega da segunda fase do Projeto Puma II. A Máquina de Papel 28, que tem foco na produção de papel-cartão, consolida a posição da Klabin como uma das principais empresas globais no segmento.

Retomando a Expansão

1990 - 2000

O início dos anos 90 é caracterizado por uma economia instável, altamente inflacionária e com  juros altos, o que faz com que as empresas adotem novas medidas para manter suas vendas  estáveis, voltando as vendas ou para o exterior ou para o mercado nacional, conforme a  demanda. A economia brasileira voltou a registrar crescimento em 1993, após três anos de  estagnação. Apesar desta recuperação, que teve início no último trimestre de 1992 com a  definição da sucessão presidencial, mesmo assim houve dificuldades para o setor de papel e  celulose devido ao excesso de oferta no mercado, acirrando a concorrência entre os produtores  e afetando sensivelmente os preços. 
Em 1994 nasce o Plano Real, com a criação de uma nova unidade monetária. O objetivo é a  estabilização da moeda e acabar com a hiperinflação, ampliando o poder de compra e trazendo  novas perspectivas para os diversos setores da economia.

Unidade Jundiaí Tijuco Preto Data: 1992 Local: Jundiaí (SP) Autoria: não identificada ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Manejo florestal em formato de mosaico Data: 2005 Local: Unidade Monte Alegre (PR) Autoria: Zig Koch ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1990
Compra Companhia de Papéis pela Klabin Fabricadora de Papel e Celulose SA - KFPC. A Klabin passa a ser o maior produtor de papéis sanitários do Brasil.
1996
A Klabin amplia seus negócios na América Latina, na área de produção de papel kraft, envelopes e sacos, com a instalação de uma unidade fabril da Celucat, no distrito industrial de Pillar, na Argentina.
1997
Joint Venture Klabin e Kimberly-Clark, na Argentina. A nova empresa foi denominada KCK Tissue S.A. (passando depois a Klabin Kimberly S.A., em 1999).
1998
A Klabin expande a fábrica de Piracicaba, com a instalação de uma nova máquina de papel, com a capacidade de produção de 100 mil toneladas/ano de papel miolo e testliner com utilização de aparas como matéria-prima.
1999
A Unidade Piracicaba inaugura máquina de reciclagem de embalagem Tetra Park.
2000
Indústrias Klabin de Papel e Celulose S.A. realizou aquisição da Igaras Papéis e Embalagens S.A., através de sua subsidiária Klabin Argentina.

Novos Rumos Administrativos

1980 - 1990

O país começava a mostrar o que seria a década de 1980: alto índice de inflação e grande dívida  externa, fatores que, aliados à recessão mundial, provocaram queda acentuada de preços no  mercado. A Klabin manteve-se graças a uma política flexível de vendas, voltando-se ora para o  mercado externo, ora para o mercado interno. Mantendo sempre a qualidade de sua produção,  conseguiu exportar seus produtos, mesmo com o mercado internacional em crise e recessão,  indicando um alto índice de competitividade. Apesar das dificuldades, a Klabin expande e  diversifica sua produção nos setores de papel e celulose, com a entrada no mercado de sacos  multifoliados e celulose solúvel.

 

Unidade São Leopoldo Data: década de 1980 Local: São Leopoldo (RS) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Máquina de Papel 7 Data: 1980 Local: Industrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Bobina Máquina de Papel 6 Data: 1980 Local: Industrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Unidade Betim Data: Década de 1980 Local: Betim (MG) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1982
Aquisição da empresa Rio Grande - Companhia de Celulose do Sul - Riocell, localizada em Guaíba (RS).
1983
Criada a holding Indústrias Klabin de Papel e Celulose – IKPC, passando a controladora das empresas da Klabin.
1984
Início do Programa de Fitoterapia da Klabin – produtos florestais não-madeireiros.
1987
A Klabin se retira do ramo de cerâmica.

Em Crescimento Acelerado

1960 - 1970

O setor papeleiro previu incentivos para a instalação de fábricas produtoras de papel jornal, pois  foi detectado no início da década de 1960 que o setor tinha como ponto crítico a baixa produção  de papel imprensa, suprindo apenas um terço do mercado nacional. 

Dentro deste contexto político e de incentivos, a Klabin concentrou seus investimentos no  aprimoramento dos setores-chave de produção, através da implantação de novas e modernas  fábricas, centralizando suas atividades nos setores de papel, papelão ondulado e cerâmica.
 

 

Papelão Ondulado do Nordeste – PONSA Data: década de 1970 Local: Goiana (PE) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista aérea da fábrica de Papel e Celulose Catarinense (PCC), atual Unidade Correia Pinto, em construção. Data: 1968 Local: Correia Pinto (SC) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista aérea da fábrica de Papel e Celulose Catarinense (PCC), atual Unidade Correia Pinto, em construção. Data: 1968 Local: Correia Pinto (SC) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Unidade Vila Anastácio Data: década de 1960 Local: São Paulo (SP) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Visita do presidente João Goulart as Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC. Samuel Klabin demonstra o funcionamento da máquina de papel. Data: 1963 Local: Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Visita do presidente João Goulart as Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC. Na foto: Horácio Lafer (primeiro à esquerda), presidente João Goulart (no centro, segurando uma muda), governador do Estado do Paraná Ney Braga e Samuel Klabin (à direita). Data: 1963 Local: Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Visita do presidente João Goulart a Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC. Data: 1963 Local: Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Máquina para retirada de cones de pinus sp,. A direita cones já batidos, à esquerda, retirada das impurezas e ao fundo caixas para a secagem de cones. Data: década 1960 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Dilur Carneiro ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Seleção de sementes de araucária angustifólia. Data: década de 1960 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Dilur Carneiro ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Canteiros de araucária angustifólia em “tubetes” de papelão. Data: década de 1960 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Dilur Carneiro ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Funcionárias do setor florestal de Indústrias Klabin do Paraná de Celulose - IKPC retirando mudas de plantas do canteiro. Data: década de 1960 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Dilur Carneiro ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Semeadura de pinus taeda. Sulcador (à direita), pulverização com fungicida e a cobertura com palha de arroz. Data: década de 1960 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Dilur Carneiro ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1961 - 1969
Constituição da Papel e Celulose Catarinense Ltda – PCC, moderna fábrica de papel kraft e celulose de fibra longa.
1961
Constituição da Unidade de Vila Anastácio. A Unidade de Vila Anastácio foi considerada umas das maiores da América Latina, na época.
1963
Inaugurada a Máquina de Papel nº 6.
1967
Aquisição da fábrica de Piracicaba, parte do projeto de fabricação de celulose do bagaço de cana.
1973
Inaugurada a Papelão Ondulado do Nordeste – PONSA, na cidade de Goiana. Início da produção de Sacos Industriais na Celucat, em Lages-SC.
1974
Entra para o mercado de papéis descartáveis com a aquisição da ONIBLA S.A.
1979
Inaugurada a Máquina de Papel nº 7.

Abrindo novos mercados

1950 - 1960

O Plano de Metas do governo de Juscelino Kubistchek (1955- 1960) estava voltado para o  crescimento do setor público, com a construção de estradas, do Distrito Federal em Brasília e na  continuidade da instalação de indústrias de base, dentre outras prioridades. 

O processo de urbanização e o ritmo do crescimento populacional traziam profundas  modificações no mercado de consumo. Novos produtos e novas exigências afetavam vários  setores produtivos, estimulando o aparecimento de novas atividades. A Klabin já se destacava  entre os principais grupos empresariais do país, e se lança para a fabricação de novos produtos  no mercado: o papelão ondulado, fios sintéticos e fósforos promocionais.
 

Trabalhadores rurais efetuando plantio de sementes em área de reflorestamento na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Jean Manson ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Trabalhadores rurais realizando plantio de sementes em área de reflorestamento na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Jean Manson ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Funcionários do setor florestal de Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC. Em destaque uma trabalhadora rural plantando sementes na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Jean Manson ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Trabalhadores rurais em área reflorestada com mudas de plantas na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Jean Manson ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista panorâmica de Indústrias Klabin do Paraná de Celulose - IKPC e bonde aéreo utilizado para transporte de funcionários. Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Trabalhadores rurais realizando plantio de sementes em área de reflorestamento na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Jean Manson

Funcionário transpondo bobina de papel da máquina para a rebobinadeira na fábrica de Indústrias Klabin do Paraná de Celulose - IKPC. Data: década de 1950 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: P. Scheier ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1951
Constituída a Rilsan Brasileira S.A. como empresa coligada de KIC em sociedade com a Nitroquímica Brasileira e S.A. Indústria Votorantim, do Grupo Ermírio de Moraes, para a produção de fios sintéticos.
1952
Inicio da produção de Papelão Ondulado na Companhia Fabricadora de Papel.
1953
Inicio da produção de fósforos promocionais.
1955
Com o sucesso do setor de Papelão Ondulado, é criada a Unidade de Del Castilho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O Grande Boom

1930 - 1940

O governo de Getúlio Vargas (1932-1945) foi marcado por uma política econômica voltada para  o auxílio no desenvolvimento das indústrias de base, para atender a demanda de mercado. 

O setor de papel e papelão liderou o crescimento generalizado da indústria de transformação.  Os problemas provocados pela dificuldade de importação de papel jornal e de pastas de papel,  dentre outros, são amenizados com incentivos fiscais para a implantação de indústrias  papeleiras. 

Neste período, a Klabin Irmãos & Cia. (KIC) viveu seu primeiro grande “boom” de  desenvolvimento. O Grupo transformou-se em um dos mais importantes do país, entrando em  processo de rápida expansão e diversificação de suas atividades.
 

Vista Panorâmica de Indústrias Klabin do Paraná de Celulose - IKPC. Data: 1946 Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Montagem da MP – 1. Data: 1947 – 1948 Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Samuel Klabin (esquerda), Horácio Lafer (sentado) e engenheiros Data: década de 1940 Local: Indústria Klabin do Paraná de Celulose-IKPC, Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Samuel Klabin entre as obras da Usina Hidrelétrica Presidente Getúlio Vargas Data: década de 1940 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista parcial da construção da usina hidrelétrica Presidente Vargas (Usina de Mauá), localizada na Fazenda Monte Alegre (PR). Data: 1945 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Máquina de papel nº 5. Data: 1950 Local: Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Máquina de papel nº 2. Data: 1950 Local: Indústrias Klabin do Paraná de Celulose – IKPC Autoria: desconhecida

Salto de Mauá, localizado na Fazenda Monte Alegre (PR), onde foi construída a usina hidrelétrica Presidente Vargas (Usina de Mauá). Data: 1941 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: Ignácio Sporn ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

O presidente Getúlio Vargas em visita a Fazenda Monte Alegre. Ao lado, à direita, Wolff Klabin. Data: 1944 Local: Fazenda Monte Alegre (PR) Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Ema Gordon Klabin (guarda-chuva) ao lado do pai, Hessel Klabin Data: não identificado Local: não identificado Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Ema Gordon Klabin Data: não identificado Local: não identificado Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Ema Gordon Klabin Data: não identificado Local: não identificado Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Ema Gordon Klabin (centro) participa de reunião da Klabin Irmãos & Companhia. À direita, sentado, Jacob Klabin Lafer. Data: não identificado Local: não identificado Autoria: desconhecida ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista da fachada dos prédios da fábrica Companhia Fabricadora de Papel - CFP Data: 1938 Local: Bairro de Santana, São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista geral da sala de escolha de papel para escrever, imprimir e papel couché da Companhia Fabricadora de Papel – CFP Data: 1938 Local: Bairro de Santana, São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Vista geral da máquina de papel 2 da Companhia Fabricadora de Papel – CFP Data: 1938 Local: Bairro de Santana, São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Papel timbrado da Klabin Irmãos & Cia. Data: 1934 Local: São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA KLABIN

Jacob Klabin Lafer e Abrahão Jacob Lafer Data: década de 1930 Local: Guarujá (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1931
Início da produção cerâmica - Manufatura Nacional de Porcelanas S.A
1934
Compra da Fazenda Monte Alegre no Paraná, para instalação da Indústria Klabin do Paraná, primeira fábrica integrada de produção de papel.
1941
Constituição da primeira empresa S.A. do Grupo – Indústria Klabin de Papel e Celulose.
1946
Início da operação de pasta e papel imprensa da IKPC S.A. Alta profissionalização: ampla contratação de profissionais europeus qualificados.
1947
Um grande marco para a história na produção de papel no Brasil: parte do mercado interno de papel imprensa passa a ser suprida por uma indústria nacional com papel Klabin.

1889 - 1930

Origens do Empreendimento

A história do Grupo Klabin começou em 1889, quando Maurício Freeman Klabin chegou ao  Brasil. Imigrante da Lituânia, o jovem empreendedor deixou a família em sua terra natal e  aportou em Santos (SP). Estabeleceu-se na capital paulista, que já despontava como importante  centro comercial e financeiro do país. Maurício Klabin vendia cigarros para empórios e  albergues, importando papel e tabaco para sua fabricação. Conseguiu trabalho em uma gráfica  que depois foi comprada por ele: Empreza Graphica Klabin. 


Em 1890, Maurício F. Klabin criou sua própria empresa, a M.F. Klabin e Irmão, que atuava como  tipografia e casa importadora de artigos de escritório, em São Paulo. Em 1899, com os irmãos  Salomão e Hessel e com o primo Miguel Lafer, fundou a Klabin Irmãos e Cia – KIC. 

Horácio Lafer. Data: década de 20 Local: São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Horácio Lafer. Data: década de 30 Local: São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Wolff Klabin. Data: não identificada (provavelmente da década de 40 Local: São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Família Klabin e operários da Companhia Fabricadora de Papel, em frente à futuro fábrica, que inicia sua produção em 1914. Data: 1911 Local: São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Anúncio a Fábrica de Papel Paulista de Salto de Itu, arrendada pela “KIC” em 1902. Data: 1903 Local: São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Gravura da Fábrica de Papel Paulista de Salto de Itu, arrendada pela “KIC” em 1902. Data: 1903 Local: São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Fábrica de Papel Paulista de Salto de Itu, arrendada pela “KIC” em 1902. Data: não identifica Local: Vila de Salto de Itu (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Papel timbrado com a logomarca da Empreza Graphica Klabin. Data: década de 1910 Local: São Paulo (SP) ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

O jovem Maurício Freeman Klabin, fundador da Klabin Irmãos & Companhia Data: 1885 Local: Londres, Inglaterra Autoria: não identificada ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Salomão Klabin, irmão de Maurício Freeman Klabin, e fundador da Klabin Irmãos & Companhia Data: não identificada Local: São Paulo (SP) Autoria: não identificada ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

Hessel Klabin, irmão de Maurício Freeman Klabin, e fundador da Klabin Irmãos & Companhia Data: não identificada Local: São Paulo (SP) Autoria: não identificada ACERVO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE KLABIN

1889
Maurício Freeman Klabin chega ao Brasil. Compra da Empreza Graphica Klabin.
1890
Criação da M.F. Klabin e Irmão. Tipografia e importadora de artigos de escritório – São Paulo.
1899
Constituição da Klabin Irmão e Cia – KIC: tipografia e casa importadora de artigos de escritório, em São Paulo.
1902
Produção de papel, arrendando a Fábrica de Papel Paulista de Vila do Salto de Itú
1909 - 1914
Constituição da Companhia Fabricadora de Papel – CFP.
1924
CFP destacava-se entre as três maiores fábricas do setor no Brasil.