LUGAR DE VIDRO É NA RECICLAGEM

LUGAR DE VIDRO É NA RECICLAGEM

Telêmaco Borba, no Paraná, é um dos primeiros municípios do Brasil a ter protocolo de coleta, manuseio e envio de vidro para reciclagem. O procedimento, desenvolvido pela consultoria Ambipar Viraser Environment, foi repassado para cooperativas locais pelo Programa de Resíduos Sólidos da Klabin. A metodologia já evitou que mais de 350 toneladas de vidro fossem para o aterro sanitário.

 

Além de incluir um novo material na reciclagem, a iniciativa estimulou parcerias para vender o resíduo por um preço melhor, dobrando a quantia paga por tonelada. Desde fevereiro de 2023, o faturamento médio das cooperativas com a venda do vidro aumentou 93%.

 

Para Alisson Palamar Rodrigues Mendes, presidente da cooperativa Recicla TB, de Telêmaco Borba, a iniciativa trouxe ganhos não apenas para sua equipe, mas para o mercado como um todo e para o meio ambiente. “Com o protocolo, dobramos o valor da comercialização e a quantidade de vidro reciclado no município. Saímos de uma margem de 20 para 40 toneladas por mês. Esse material vai poder retornar para a indústria e não será descartado na natureza, cumprindo o ciclo da cadeia da reciclagem”, explica. Para reforçar a boa prática, a cooperativa gerida por Alisson fez uma parceria com bares, restaurantes e condomínio da região. Toda semana, um caminhão busca os materiais nesses locais e os leva para o galpão da cooperativa.

 

Outro ganho para os cooperados é em segurança. É que os profissionais que trabalham nas cooperativas passaram por treinamento para o manuseio adequado do vidro. “Hoje, usamos os equipamentos de proteção individual da forma correta e separamos os tipos de vidro”, detalha Thaís Aparecida Domingos da Silva, cooperada da Recicla TB.

 


 

Você sabia?

 

Quando descartado no ambiente, o vidro leva 1 milhão de anos para se decompor. Por isso é tão importante destinar corretamente o material. Podem ser reciclados vidros de alimentos em conserva, garrafas tipo long neck e de outras bebidas.

 

Em Telêmaco Borba, os moradores ainda podem trocar o material na Feira do Bem. A iniciativa, lançada em 2019, fortalece a reciclagem, a agricultura familiar e garante comida na mesa de famílias de baixa renda. Basta levar materiais recicláveis a um dos pontos de coleta e trocá-los por hortaliças, legumes e frutas fresquinhas.