Logística
O escoamento dos grandes volumes de produção da Klabin, seja dentro do Brasil e para exportação, depende de um processo de planejamento em logística inteligente e bem estruturado. A Companhia tem uma rede que mobiliza os modais rodoviário, ferroviário e marítimo para fazer essa engrenagem funcionar perfeitamente. O sistema é totalmente integrado para dar agilidade e segurança no transporte de madeira, celulose, papéis e embalagens.
Terminal Portuário Klabin – PAR01
O Terminal Portuário, localizado no cais do Porto de Paranaguá, foi construído para apoiar a logística de exportação, devido à alta na produção de papel e celulose da Unidade Puma, além de outros produtos que a Klabin transporta no modal de carga solta (break bulk). A nova estrutura tem capacidade de movimentar cerca de 2,2 milhões de toneladas por ano e conta com mais de 27 mil metros quadrados.
Ganhos ambientais
A cobertura do prédio é revestida por placas solares para geração de energia solar fotovoltaica. A alternativa sustentável produz a eletricidade que é utilizada para o funcionamento do Terminal Portuário.
A chuva que cai sobre um quarto da cobertura do terminal é captada por tubulações e armazenada em um reservatório com capacidade para 20 mil litros de água. Após ser tratada, ela é reutilizada para serviços básicos do Terminal Portuário, como limpeza, higiene e irrigação das instalações.
O transporte de papel e celulose é exclusivamente feita pelo modal ferroviário, de Ortigueira, no Paraná, até o Terminal Portuário. Com uma linha férrea forte, a Klabin diminui o trânsito nas rodovias e aumenta a eficiência operacional, diminuindo as emissões de CO2 dos caminhões.
Modais de Transporte
Rodoviário
O modal rodoviário fortalece a engrenagem da logística da Klabin, levando produtos de norte a sul do País. Sem contar o escoamento nos portos, são aproximadamente 18 mil embarques rodoviários no mês e cerca de 7 mil motoristas que passam pelas unidades da Klabin anualmente.
Ferroviário
Por meio de um ramal ferroviário de 23,5 km de extensão, a Unidade Puma, localizada no Paraná, conecta-se à ferrovia Central do Paraná. A rota percorre 441 km até chegar à Unidade de Logística de Papel e Celulose, em Paranaguá (PR). Nesse percurso passam aproximadamente 850 mil toneladas de celulose por ano.
Marítimo
A Klabin exporta cerca de 1,4 milhão de toneladas de produtos através de navios de grande porte. O modal é uma opção econômica e ágil para escoar produtos aos parceiros internacionais da Companhia. Utilizamos dois tipos de transporte marítimo: contêineres que representa cerca de 45% das nossas exportações e também carga solta (break bulk).
Mapa de exportação
Além de atender ao mercado brasileiro, onde mantém a liderança nos segmentos em que atua, a Klabin exporta para cerca de 80 países. Comercializamos produtos voltados, principalmente, às indústrias dos segmentos de alimentos industrializados, congelados e in natura (leite, carnes frigorificadas e hortifrútis, entre outros), de saúde e higiene pessoal (papel higiênico, lenços, fraldas e creme dental, entre outros), de higiene e limpeza (sabão em pó e sabonete, por exemplo), de bebidas (refrigerantes, cervejas e iogurtes etc.), de construção civil e de eletroeletrônicos.
Destaques
Terminal de Contêineres da Klabin - KBT
Ao lado da Unidade Puma, fica o Terminal de Contêineres da Klabin, no Paraná. A estrutura centraliza o escoamento de celulose e papel em contêineres que chegam das unidades Monte Alegre e Puma até o Porto de Paranaguá. O Terminal é o maior pátio particular do Brasil de apenas um cliente fora da zona portuária e tem capacidade para armazenar 2,5 mil contêineres ao mesmo tempo, além de abrigar três linhas férreas internas, somando aproximadamente 3,5 km de linhas e contar com estrutura automatizada e tecnológica, como os quatro pórticos elétricos (máquinas de elevação) para transporte de contêineres.
KM SUSTENTÁVEL
O programa incentiva a condução segura dos motoristas que transportam produtos para a Klabin. Pioneiro para o setor de embalagens, papel e celulose, o KM Sustentável cumpre um papel importante no reforço às medidas de prevenção a acidentes aos motoristas terceirizados. A partir dessa visão, foi construído a iniciativa, que premia os condutores que fazem viagens carregando produtos da Companhia e que respeitam as regras de segurança estipuladas.
Tabela de serviços – Armazém Alfandegado
O Terminal Portuário de Paranaguá pertence a Klabin Paranaguá SPE S.A. que foi constituída com o objetivo de explorar o arrendamento das áreas do Porto Organizado de Paranaguá, denominada PAR01. Ele é utilizado para realização de atividades desembarque e embarque de carga em geral, especialmente papel e celulose nos termos do Contrato de Arrendamento n° 2 de 2020 celebrado em 06 de maio de 2020 com o Ministério da Infraestrutura com a Interveniência da Agência Nacional de Transporte Aquaviário – ANTAQ.
O arrendamento prevê a construção do armazém dentro de um terreno com mais de 27 mil metros quadrados, localizado dentro da zona primaria do porto. O novo armazém atenderá o aumento dos volumes previstos para exportação de papel e celulose nas unidades da região da Klabin, com capacidade estática de armazenamento de 60 mil toneladas de celulose.
A iniciativa verticaliza a operação e permite o transporte dos produtos de exportação diretamente das unidades da Klabin para o terminal marítimo, integralmente por trajeto ferroviário. Essa condição permitindo atingir índices de produtividade de excelência mundial e garantir alta competitividade.