Logística | Bloco de texto

O escoamento dos grandes volumes de produção da Klabin, seja dentro do Brasil e para exportação, depende de um processo de planejamento em logística inteligente e bem estruturado. A Companhia tem uma rede que mobiliza os modais rodoviário, ferroviário e marítimo para fazer essa engrenagem funcionar perfeitamente. O sistema é totalmente integrado para dar agilidade e segurança no transporte de madeira, celulose, papéis e embalagens.

Terminal Portuário Klabin – PAR01 | Bloco de texto

Terminal Portuário Klabin – PAR01

O Terminal Portuário, localizado no cais do Porto de Paranaguá, foi construído para apoiar a logística de exportação, devido à alta na produção de papel e celulose da Unidade Puma, além de outros produtos que a Klabin transporta no modal de carga solta (break bulk). A nova estrutura tem capacidade de movimentar cerca de 2,2 milhões de toneladas por ano e conta com mais de 27 mil metros quadrados.

PAR-01| galeria

Ganhos ambientais | bloco de texto

Ganhos ambientais

Ganhos ambientais | Lista - Bullets

A cobertura do prédio é revestida por placas solares para geração de energia solar fotovoltaica. A alternativa sustentável produz energia que é utilizada para o funcionamento do Terminal Portuário.​
O transporte de papel e celulose é exclusivamente feita pelo modal ferroviário, de Ortigueira, no Paraná, até o Terminal Portuário. Com uma linha férrea forte, a Klabin diminui o trânsito nas rodovias e aumenta a eficiência operacional, diminuindo as emissões de CO2 dos caminhões.
A chuva que cai sobre um quarto da cobertura do terminal é captada por tubulações e armazenada em um reservatório com capacidade para 20 mil litros de água. Após ser tratada, é reutilizada para serviços básicos do Terminal Portuário, como limpeza, higiene e irrigação das instalações.

Ganhos ambientais | galeria

A cobertura do prédio é revestida por placas solares para geração de energia solar fotovoltaica. A alternativa sustentável produz a eletricidade que é utilizada para o funcionamento do Terminal Portuário.

A chuva que cai sobre um quarto da cobertura do terminal é captada por tubulações e armazenada em um reservatório com capacidade para 20 mil litros de água. Após ser tratada, ela é reutilizada para serviços básicos do Terminal Portuário, como limpeza, higiene e irrigação das instalações.

O transporte de papel e celulose é exclusivamente feita pelo modal ferroviário, de Ortigueira, no Paraná, até o Terminal Portuário. Com uma linha férrea forte, a Klabin diminui o trânsito nas rodovias e aumenta a eficiência operacional, diminuindo as emissões de CO2 dos caminhões.

Modais de Transporte | bloco de texto

Modais de Transporte

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Rodoviário

O modal rodoviário fortalece a engrenagem da logística da Klabin, levando produtos de norte a sul do País. Sem contar o escoamento nos portos, são aproximadamente 18 mil embarques rodoviários no mês e cerca de 7 mil motoristas que passam pelas unidades da Klabin anualmente.

Ferroviário

Por meio de um ramal ferroviário de 23,5 km de extensão, a Unidade Puma, localizada no Paraná, conecta-se à ferrovia Central do Paraná. A rota percorre 441 km até chegar à Unidade de Logística de Papel e Celulose, em Paranaguá (PR). Nesse percurso passam aproximadamente 850 mil toneladas de celulose por ano.

Marítimo

A Klabin exporta cerca de 1,4 milhão de toneladas de produtos através de navios de grande porte. O modal é uma opção econômica e ágil para escoar produtos aos parceiros internacionais da Companhia. Utilizamos dois tipos de transporte marítimo: contêineres que representa cerca de 45% das nossas exportações e também carga solta (break bulk).

Mapa de exportação | bloco de texto

Mapa de exportação

Além de atender ao mercado brasileiro, onde mantém a liderança nos segmentos em que atua, a Klabin exporta para cerca de 80 países. Comercializamos produtos voltados, principalmente, às indústrias dos segmentos de alimentos industrializados, congelados e in natura (leite, carnes frigorificadas e hortifrútis, entre outros), de saúde e higiene pessoal (papel higiênico, lenços, fraldas e creme dental, entre outros), de higiene e limpeza (sabão em pó e sabonete, por exemplo), de bebidas (refrigerantes, cervejas e iogurtes etc.), de construção civil e de eletroeletrônicos.

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Destaques | bloco de texto

Destaques

Destaques | Numeros Klabin

1,4 milhão de toneladas exportadas pelo modal marítimo
80 países recebem as exportações
Maior exportadora  de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil
Segunda maior exportadora de produtos via contêineres no Brasil
23,5 km de extensão em modal ferroviário
Terminal Portuário exclusivo no Porto de Paranaguá

Terminal de Contêineres da Klabin - KBT | bloco de texto

Terminal de Contêineres da Klabin - KBT

Ao lado da Unidade Puma, fica o Terminal de Contêineres da Klabin, no Paraná. A estrutura centraliza o escoamento de celulose e papel em contêineres que chegam das unidades Monte Alegre e Puma até o Porto de Paranaguá. O Terminal é o maior pátio particular do Brasil de apenas um cliente fora da zona portuária e tem capacidade para armazenar 2,5 mil contêineres ao mesmo tempo, além de abrigar três linhas férreas internas, somando aproximadamente 3,5 km de linhas e contar com estrutura automatizada e tecnológica, como os quatro pórticos elétricos (máquinas de elevação) para transporte de contêineres.

Terminal de Contêineres da Klabin - KBT | Carrossel de imagens

KM SUSTENTÁVEL | bloco de texto

KM SUSTENTÁVEL

 

 

O programa incentiva a condução segura dos motoristas que transportam produtos para a Klabin. Pioneiro para o setor de embalagens, papel e celulose, o KM Sustentável cumpre um papel importante no reforço às medidas de prevenção a acidentes aos motoristas terceirizados. A partir dessa visão, foi construído a iniciativa, que premia os condutores que fazem viagens carregando produtos da Companhia e que respeitam as regras de segurança estipuladas.

Tabela de serviços – Armazém Alfandegado | bloco de texto

Tabela de serviços – Armazém Alfandegado

O Terminal Portuário de Paranaguá pertence a Klabin Paranaguá SPE S.A. que foi constituída com o objetivo de explorar o arrendamento das áreas do Porto Organizado de Paranaguá, denominada PAR01. Ele é utilizado para realização de atividades desembarque e embarque de carga em geral, especialmente papel e celulose nos termos do Contrato de Arrendamento n° 2 de 2020 celebrado em 06 de maio de 2020 com o Ministério da Infraestrutura com a Interveniência da Agência Nacional de Transporte Aquaviário – ANTAQ.

 

O arrendamento prevê a construção do armazém dentro de um terreno com mais de 27 mil metros quadrados, localizado dentro da zona primaria do porto. O novo armazém atenderá o aumento dos volumes previstos para exportação de papel e celulose nas unidades da região da Klabin, com capacidade estática de armazenamento de 60 mil toneladas de celulose.

 

A iniciativa verticaliza a operação e permite o transporte dos produtos de exportação diretamente das unidades da Klabin para o terminal marítimo, integralmente por trajeto ferroviário. Essa condição permitindo atingir índices de produtividade de excelência mundial e garantir alta competitividade.

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