Menu de Navegação

COMPROMISSOS - estratégia | bloco de texto

Fique por dentro dos compromissos voluntários externos assumidos pela Klabin. Eles reforçam o comprometimento da nossa atuação orientada para o desenvolvimento sustentável.


Compromissos voluntários externos assumidos pela Klabin:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) - Constituem uma agenda mundial de desenvolvimento com 17 objetivos e 169 metas estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para governos, sociedade civil e setor privado.

Princípios de empoderamento das mulheres da ONU - Para reforçar o compromisso com a diversidade e promover um ambiente inclusivo, a Klabin aderiu, em 2018, aos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPS, na sigla em inglês). A iniciativa da Organização das Nações Unidas pela Igualdade de Gêneros (ONU Mulheres) orienta as empresas no empoderamento das mulheres dentro da organização, da cadeia de valores e nas comunidades.

Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência - Criado pelo Instituto Ethos, O Movimento tem como objetivo definir estratégias e prioridades para o engajamento dos líderes empresariais na agenda da integridade, com foco especial no aprimoramento das relações público-privadas e no fortalecimento da prevenção e do combate à corrupção no Brasil.

Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV - Com a missão de transformar desafios da sustentabilidade em oportunidades de criação de valor participamos dos desafios das Iniciativas Empresariais do FGVces, que congregam as agendas da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) e Iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal), entre outras. Nossa participação desde 2009 tem objetivo de articular com as lideranças empresariais a gestão do clima. Já a participação da Klabin desde 2013 no IDLocal tem como propósito a troca de experiência e a construção de diretrizes para o desenvolvimento local.

Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo - Reúne empresas brasileiras e multinacionais que assumiram o compromisso de não negociar com quem explora o trabalho escravo. Além de restringir economicamente os empregadores que cometem esse crime, o Pacto prevê a promoção do trabalho decente, a integração social dos trabalhadores em situação de vulnerabilidade e o combate ao aliciamento. As empresas que são signatárias da iniciativa participam do processo de monitoramento do Pacto e têm o compromisso de tornar públicos os resultados de seus esforços para banir o trabalho escravo.

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção - Segundo o Instituto Ethos, as empresas, ao se tornarem signatárias do pacto, assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que ela seja cumprida integralmente. Além disso, elas se comprometem a vedar qualquer forma de suborno, trabalhar pela legalidade e transparência nas contribuições a campanhas políticas e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário.

Science Based Targets Initiative - Iniciativa que estabelece metodologias para ajudar as empresas a desenhar uma meta de redução de emissão em consonância com a ciência do clima e o desenvolvimento econômico sustentável. A Klabin foi a primeira empresa do setor de papel e celulose da América Latina a ter as suas metas aprovadas pelo SBTi.

Business Ambition for 1.5°C – Only Future - Em 2019, aderimos à campanha global da ONU Business Ambition for 1.5º C – OUR ONLY FUTURE. Com isso, assumimos o compromisso de reduzir as emissões de GEE, contribuindo para conter o aumento da temperatura do planeta em 1,5º C.

TCFD – Task Force on Climate Related Financial Disclosure supporter - Sigla em inglês para Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima, iniciativa que fornece recomendações para permitir aos mercados e abordar o impacto financeiro das mudanças climáticas, ampliando a transparência sobre os riscos relacionados ao clima e as oportunidades de promover tomadas de decisão financeiras mais bem informadas.

Race to Zero - Há anos a Klabin vem trilhando um caminho no combate às Mudanças Climáticas. A empresa, que tem a sustentabilidade como pilar de sua gestão, sabe da urgência do tema e da importância da mobilização de todos para garantir o futuro do nosso planeta. Junto à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a Companhia convida empresas e sociedade a apoiarem a causa da redução das emissões de gases de efeito estufa com base na ciência.

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ - A Klabin assinou o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que elaborou os 10 compromissos para garantir o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+ dentro das Companhias. O Fórum conta com grupos de trabalho divididos por temas (liderança, saúde, comunicação e outros) que se encontram periodicamente para discutir sobre como avançar em relação a cada um dos compromissos.

PACTO GLOBAL DA ONU - Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar empresas e organizações na adoção de 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Medidas Anticorrupção, a fim de que desenvolvam ações de enfrentamento dos desafios da sociedade.