Menu de Navegação

COMPROMISSOS - estratégia | bloco de texto

Fique por dentro dos compromissos voluntários externos assumidos pela Klabin. Eles reforçam o comprometimento da nossa atuação orientada para o desenvolvimento sustentável.


Compromissos voluntários externos assumidos pela Klabin:

Capitalismo Consciente - Movimento global que nasceu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2013, o Capitalismo Consciente tem o objetivo de sensibilizar líderes de empresas para tomadas de decisões estratégicas mais conscientes. Conta com o esforço de diferentes setores para transformar o jeito de fazer investimentos e negócios no Brasil. As empresas se associam voluntariamente ao movimento.

Pacto Global - Rede Brasil - Somos signatários do Pacto Global, mobilização internacional de empresas em apoio à Organização das Nações Unidas (ONU) na promoção de dez princípios que reúnem valores fundamentais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e trabalhistas e de combate à corrupção. O Pacto Global é uma contribuição voluntária das empresas para a busca de uma economia global mais sustentável e inclusiva.

CDP - A Klabin está na “Lista A” do CDP, plataforma global de informações para investidores, nos programas Água e Florestas. Já no programa de Clima, alcançou o desempenho A-, reforçando a atuação responsável da companhia. Além de ser a primeira empresa da América Latina a alcançar o nível de liderança nos três questionários, a Klabin também foi reconhecida com o melhor desempenho no índice “CDP Brasil – Resiliência Climática”, que mensura a performance em práticas diferenciadas de gestão climática e estabelece uma relação entre as iniciativas ambientais e o desempenho financeiro das organizações.

Empresas pelo Clima (EPC) - Plataforma empresarial permanente que tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), cuidados com riscos climáticos e a proposição de políticas públicas e incentivos positivos no contexto das mudanças climáticas.

Índice de Sustentabilidade Empresarial - Criado em dezembro de 2005 pela B3, o Índice busca avaliar de forma integrada os diferentes aspectos da sustentabilidade, atuando como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. A Klabin integra o Índice pelo oitavo ano consecutivo e figura, pelo terceiro ano consecutivo, no Nível de Liderança do CDP, considerado o “Oscar” do desempenho ambiental. Em 2020, a companhia foi a única empresa brasileira com desempenho no nível de liderança nas três categorias, de uma lista formada por 313 companhias de todo o mundo reconhecidas por sua transparência e ações voltadas para o meio ambiente.

IDLocal - A Iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal) visa articular o setor empresarial para refletir, trocar experiências e construir propostas e diretrizes para o desenvolvimento local. Promove o diálogo, o estudo e a cocriação de propostas, metodologias e ferramentas de gestão local. Objetivo é inserir o desenvolvimento local nas estratégias de negócios das empresas responsáveis por investimentos em territórios mais vulneráveis.

Pacto Nacional - Lançado em 2005, reúne empresas brasileiras e multinacionais que assumiram o compromisso de não negociar com quem explora o trabalho escravo. Além de restringir economicamente os empregadores que cometem esse crime, o Pacto prevê a promoção do trabalho decente, a integração social dos trabalhadores em situação de vulnerabilidade e o combate ao aliciamento. As empresas que são signatárias da iniciativa participam do processo de monitoramento do Pacto e têm o compromisso de tornar públicos os resultados de seus esforços para banir o trabalho escravo.