Florestal: Cuidando da base do nosso negócio | Klabin
Negócio Florestal Klabin
A base do negócio da Klabin são as árvores, por isso há mais de 120 anos cuidamos com muita responsabilidade da nossa fonte de matéria-prima. Como resultado, nos tornamos referência mundial no manejo sustentável de florestas e mantemos mais de 42% das nossas áreas florestais destinadas à conservação e à manutenção da biodiversidade. São mais de 356 mil hectares de florestas produtivas* nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
*Compostas de áreas plantadas com florestas de pínus ou eucalipto e também daquelas que estão em operação de colheita, de transporte e de plantio.
Qual é a importância das florestas?
Há milênios, as florestas são objetos de fascínio para os seres humanos. Elas motivam a criação de lendas, inspiram obras de arte, além de moverem a curiosidade de pesquisadores ao redor do mundo. E não é à toa: elas são dotadas de uma riqueza biológica complexa e cumprem um papel importantíssimo no equilíbrio ambiental no mundo.
Esse ecossistema único ocorre em vários biomas e se manifesta de maneiras diferentes ao redor do planeta. No Brasil, ele tem duas representantes grandiosas: a floresta amazônica e a Mata Atlântica.
O que é uma floresta?
Uma floresta pode ser definida como uma grande extensão territorial coberta principalmente por árvores altas e vegetação densa. Outra característica importante desse ecossistema é que as copas das árvores se tocam, formando uma cobertura vegetal chamada de dossel.
Embora essa seja a definição mais aceita, o conceito científico de floresta pode variar um pouco de acordo com as fontes. Segundo FAO (Food and Agriculture Organization), agência do Sistema ONU especializada no combate à fome através do desenvolvimento agrícola, uma floresta deve ter um conjunto vegetacional de pelo menos 0,5 hectares e ser formada por árvores de mais de cinco metros de altura.
É possível dizer que a vida nas florestas se retroalimenta: plantas e animais que terminam seus ciclos de vida acabam se tornando uma camada de material orgânico capaz de devolver nutrientes ao solo. Essa camada, chamada serrapilheira, estimula o crescimento de outras plantas e reduz os impactos da erosão, além de conservar a umidade da superfície.
Qual a função de uma floresta?
As florestas têm uma importante função de manutenção do clima, já que fornecem umidade à atmosfera por meio do processo de evapotranspiração. Também são capazes de absorver grandes quantidades de gás carbônico durante o processo de fotossíntese.
Além disso, as florestas são responsáveis por criar e controlar os microclimas de determinadas regiões. São ainda os lares de incontáveis espécies vegetais e animais, o que faz com que o ecossistema seja amplamente reconhecido pela biodiversidade.
A importância social e econômica das florestas também não pode ser deixada de lado. Elas fornecem matérias-primas essenciais à vida humana, como a madeira e fármacos, sustentáveis pela sua origem renovável. É dos recursos florestais também que muitas comunidades tiram sua subsistência. Em resumo, as florestas são tesouros naturais, que expandem seu potencial natural para muito além de si.
E a melhor parte é que esse potencial também pode ser expandido por ação humana. As florestas podem ser nativas (quando se formam espontaneamente) ou plantadas (quando são planejadas por seres humanos).
As florestas plantadas exercem todas as funções essenciais para a preservação ecológica de maneira tão eficiente quanto as florestas nativas. Elas protegem o solo, ajudam na preservação dos recursos hídricos e da qualidade do ar das áreas que ocupam. Além de tudo isso, as florestas plantadas também têm outro ponto forte: podem ser planejadas de maneira estratégica, com técnicas capazes de torná-las ainda mais eficientes. Por isso, em muitos casos, o reflorestamento pode ser a chave para revitalizar áreas devastadas ou para complementar trechos de mata nativa.
Klabin e as florestas
Para a Klabin, todas as florestas importam. Por isso, conservamos mais de 250 mil hectares de matas nativas, com o objetivo de proteger a imensa biodiversidade encontrada ali. As florestas são nossas grandes aliadas no combate à crise climática, já que áreas florestais da Companhia capturam e fixam carbono suficiente para compensar as emissões oriundas de seu processo produtivo, o que faz atingirmos um balanço positivo de carbono.
Os processos da Klabin são pensados para conservar a natureza nas áreas onde atuamos e gerar impacto positivo nas vidas das pessoas envolvidas direta ou indiretamente em nossas atividades. E quando falamos em conservação das florestas, estamos falando também da conservação da água.
A Companhia é destaque por seu pioneirismo no uso do Manejo Florestal Hidrossolidário, uma estratégia baseada no equilíbrio entre a produção florestal e a disponibilidade de água, incluindo comunidades vizinhas, pequenas propriedades rurais, além de processos ecológicos, evitando assim impacto significativo em microbacias.
O cuidado com a conservação da água é algo que a Klabin realiza há muito tempo, mais notadamente desde a década de 80, ao medir diariamente 100% das captações do recurso hídrico, a fim de garantir a sua disponibilidade. Desde então, reduziu mais de 60% do uso específico de água na Unidade Monte Alegre, no Paraná. Além disso, de 2017 a 2021, a unidade também diminuiu em 11% o uso de água local. Comparando o ano de 2021 com o ano de 2017, a Unidade economizou mais de 4 milhões de metros cúbicos.
A Companhia possui três metas inseridas nos KODS, até 2030 e relacionadas ao tema: 100% das localidades onde atua com iniciativas para o aumento da segurança hídrica territorial (52% já alcançada); 100% de operações florestais sob gestão própria com manejo hidrossolidário (79,7% já alcançada) e redução de 20% no consumo específico de água industrial (18% da meta alcançada).
Além dos resultados e metas expressivas, a Klabin foi primeira empresa da América Latina a ter alcançado, em 2021 a categoria “Triple A” do CDP (Carbon Disclosure Project), classificada no patamar “A” para os programas de mudanças climáticas, segurança hídrica e gestão das florestas.
Quer saber mais sobre o nosso papel na preservação das florestas? Confira nosso site Todas Florestas Importam.
Qual a importância da floresta amazônica para a humanidade?
A Amazônia, floresta mais grandiosa do mundo, fica localizada na América do Sul, principalmente em terras brasileiras, e representa quase 70% das florestas tropicais existentes no planeta. Além de guardar recursos hídricos preciosos (25 mil quilômetros de rios navegáveis), a região abriga mais da metade da biodiversidade do mundo, entre plantas, animais e microorganismos.
A floresta amazônica é também um grande agente de controle climático a nível mundial, já que absorve quantidades gigantescas de gás carbônico, o que influencia no clima e em eventos naturais de outras regiões. Ela atua ainda como protetora contra incêndios: é uma grande barreira natural, capaz de evitar que o fogo gerado em campos agrícolas se alastre.
E é claro que uma região tão rica em vida tem também uma função social importantíssima: os recursos amazônicos garantem a sobrevivência de cerca de 400 mil famílias extrativistas, que obtêm a partir dela os frutos, ervas, resinas, óleos e látex de que precisam.
Klabin e a Amazônia
A matéria-prima utilizada no processo produtivo da Klabin é proveniente de florestas cultivadas e certificadas, localizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mesmo assim, também nos empenhamos na preservação da Floresta Amazônica, que tem imensa importância para o planeta. Afinal, nosso compromisso com a agenda de desenvolvimento sustentável é parte da nossa essência e vai muito além do escopo da nossa produção.
Em 2020, a Klabin assinou, juntamente com outras empresas e entidades setoriais, um manifesto liderado pelo Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O documento, endereçado ao governo brasileiro, foi um pedido por um combate mais assertivo e eficiente ao desmatamento ilegal na Amazônia. Acreditamos que a proteção às florestas precisa partir de um esforço conjunto. E trabalhamos intensamente para fazer a nossa parte de forma cada vez mais eficaz.
Se quiser entender mais sobre a iniciativa, você pode acessar o conteúdo do manifesto na íntegra.
Quais são os tipos de florestas?
Embora tenham estruturas similares, as florestas existentes no mundo são bastante diversas. Por isso, recebem classificações baseadas no clima e extensão territorial, além de particularidades dos locais onde se encontram. Vale pontuar ainda que elas podem ser nativas (quando se formam espontaneamente) ou plantadas (quando são planejadas por seres humanos).
RPPNs e manejo florestal na Klabin
O manejo florestal sustentável e altamente eficiente é marca registrada da Klabin. Um exemplo disso é o plantio em mosaico, esquema no qual as vastas áreas de mata nativa preservadas por nós se mesclam com florestas plantadas. O sistema protege as nascentes e cria os chamados corredores ecológicos, que facilitam a circulação de animais pela região, um cuidado especial com a biodiversidade.
Também investimos fortemente em pesquisas e em inovação florestal, unindo ciência e natureza. Isso faz com que as nossas florestas plantadas de pínus e eucalipto tenham um dos melhores índices de produtividade do mundo.
Protegemos quase 9 mil hectares de Mata Atlântica com o objetivo de estudá-la e preservar as formas de vida existentes na região. Nossas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) ficam no Paraná e em Santa Catarina e são espaços voltados para a pesquisa científica e para o monitoramento da natureza.
E todos esses cuidados com as nossas áreas florestais não ficam só na Klabin, se estendem também aos produtores parceiros da companhia. Incentivamos pequenos, médios e grandes produtores rurais a estarem conosco na iniciativa Plante com a Klabin. No programa, os agricultores parceiros são convidados a integrarem florestas plantadas às demais atividades desenvolvidas em suas propriedades e recebem todo o apoio técnico para isso, contribuindo com o nosso projeto de expansão florestal e fomentando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades.
Florestas certificadas
A produção de papel e celulose da Klabin parte somente de nossas florestas plantadas para esse fim. Toda a nossa matéria-prima vem de fontes controladas, garantindo a certificação internacional Forest Stewardship Council® – FSC® desde 1998. Na América Latina, a Klabin foi a primeira empresa do setor no hemisfério sul a obter o certificado, que atesta as boas práticas de manejo florestal.
Nossa lista de certificações inclui a Certificação Manejo de Plantas e outras certificações FSC®.
Para conhecer melhor nossas certificações, acesse nossa página sobre matéria-prima.