Com incentivo, eles vão longe
COM INCENTIVO, ELES VÃO LONGE
Você conhece o Programa Matas Sociais, iniciativa da Klabin para o fortalecimento da agricultura familiar? Ele é desenvolvido em parceria com o Sebrae e com a Apremavi e tem apoio da Epagri e das prefeituras municipais. A iniciativa apoia pequenos e médios agricultores na adequação das propriedades à legislação ambiental e na produção e comercialização dos alimentos. Em Santa Catarina, o programa abrange os municípios de Otacílio Costa, Correia Pinto, Lages, Palmeira e Ponte Alta.
Em Correia Pinto, a Jaqueline e o Sílvio Madruga estão recebendo apoio do programa para alavancar os negócios. Em 2018, o casal criou a agroindústria Lingmone Defumados para produzir salames e linguiças a partir de receitas herdadas do bisavô de Sílvio, que era tropeiro. Com o Matas Sociais, a família recebe capacitação para melhorar o planejamento do trabalho, a produção e a comercialização dos produtos. “Os treinamentos nos ajudam a melhorar nossa comunicação, vendas, custos e a forma de atendermos o cliente. Foi uma virada de chave”, conta Jaqueline.
O casal vende os defumados em feiras locais, no Mercado Público de Lages, por encomenda, e ainda expõem os produtos nas feiras do Matas Sociais que acontecem uma vez por mês nas unidades da Klabin em Correia Pinto e em Otacílio Costa. “As feiras nos proporcionam vendas, novas parcerias e clientes. Mostram que nós existimos, que fazemos um produto diferenciado e mais saudável”, explica a proprietária da empresa.
O futuro já começou
Por meio do Matas Sociais, os empreendedores conseguiram um subsídio de 50% nos custos com o processo do Selo Arte, certificado que permitirá a venda do produto artesanal em todo o país. Uma oportunidade e tanto para novas conquistas. “Esperamos que daqui a cinco ou dez anos, a Lingmone continue crescendo e gerando empregos. Que sejamos reconhecidos nos mercados municipal, estadual e nacional”, destaca Sílvio Madruga.