0. Apresentação - Centro de Tecnologia Klabin | bloco de texto

A inovação faz parte do nosso DNA e se faz presente em todas as áreas de atuação da Klabin, como um direcionador importante para a evolução dos nossos negócios. 

 

Contamos com um time de cientistas e pesquisadores dedicados ao estudo de toda a ciência por trás das nossas soluções e aperfeiçoamento da nossa cadeia produtiva. Eles estão divididos em dois ambientes localizados em Telêmaco Borba, no Paraná. Um deles é o nosso Centro de Tecnologia, cuja missão é aprimorar a qualidade dos produtos, antecipando tendências e criando novas tecnologias e aplicações sustentáveis. E o outro é o Centro de Pesquisa Florestal, para estudos sobre o universo que envolve a cadeia florestal, como melhoramento genético, qualidade da madeira, estudo de solo e clima, adaptação genética, controle de pragas e biotecnologia, entre outros.
 

Centro de Tecnologia Klabin Centro de Tecnologia Klabin
Nossos pesquisadores trabalham buscando soluções para aumentar a produtividade da Klabin e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos ambientais, garantindo uma gestão sustentável aliada a uma maior eficiência operacional.

2. Centro de Tecnologia Klabin - rotas de pesquisa e desenvolvimento | bloco de texto

05 rotas de pesquisa e desenvolvimento

Visa o incremento da produtividade das plantações e a melhoria na qualidade da matéria-prima e de propriedades da madeira, como densidade e teor das fibras. Nesta frente, agregamos o conhecimento relacionado ao solo e clima, impactos das variações climáticas, uso de água, estudo de pragas e doenças que possam afetar as plantações e outros aspectos capazes de impactar o negócio florestal.

It aims to increase plantation yields and improve raw materials quality and wood properties, such as density and fiber content. Here we collect knowledge related to soil and climate, impacts of climate variability, water usage, study of pests and diseases that may affect plantations, and other aspects capable of impacting the forestry business.

Tiene como objetivo incrementar la productividad de las plantaciones, además de mejorar la calidad de la materia prima y las propiedades de la madera, como la densidad y el contenido de fibras. En este frente, agregamos los conocimientos relacionados con el suelo y el clima, los impactos de las variaciones climáticas, el uso del agua, el estudio de las plagas y enfermedades que pueden afectar las plantaciones y otros aspectos capaces de impactar el negocio forestal.

/

Tem por objetivo a melhoria contínua das celuloses de fibra curta (feita a partir do eucalipto) e de fibra longa (feita a partir do pínus) e da celulose fluff.

Its goal is the continuous improvement of hardwood pulp (made from eucalyptus) and softwood pulp (made from pine), and fluff pulp.

Tiene como objetivo la mejora continua de las celulosas de fibra corta (elaboradas a partir del eucalipto) y de fibra larga (elaboradas a partir del pino) y la celulosa fluff.

O objetivo principal é o aumento de qualidade para as linhas de papéis-cartão, sack kraft e kraftliner, com o desenvolvimento de propriedades que contribuam no processo de redução de gramatura desses papéis, melhoria na qualidade de impressão e desenvolvimento de aplicações que confiram barreiras à água, ar, vapores e óleos, por exemplo.

The main goal is to increase the quality of the paperboard, sack kraft and kraftliner lines, developing properties that contribute to the process of reducing the weight of these papers, improving print quality, and developing applications that provide barriers to water, air, vapors, and oils, for example.

El principal objetivo es aumentar la calidad para las líneas de papelcartón, sack kraft y kraft liner, con el desarrollo de propiedades que contribuyan al proceso de reducción del gramaje de estos papeles, la mejora de la calidad de impresión y el desarrollo de aplicaciones que proporcionen barreras contra agua, aire, vapores y aceites, por ejemplo.

Pesquisa de novas tecnologias ligadas à base florestal, como o uso múltiplo dos componentes da madeira (celulose, hemiceluloses, lignina ou extrativos), com o objetivo de desenvolver novas possibilidades de produtos e mercados a médio prazo (5 a 10 anos). A Klabin tem investido tanto na linha de biorrefinaria (biocombustíveis) como no desenvolvimento de produtos com base em lignina e nas hemiceluloses da madeira, além da aplicação das próprias fibras de celulose nas suas funções micro e nano – celulose microfibrilada e celulose nanofibrilada.

Research into new forest-based technologies, such as the multiple use of wood components (pulp, hemicellulose, lignin, or extractives), aiming at developing new possibilities for products and markets in the medium term (5 to 10 years). Klabin has invested both in biorefinery (biofuels) and in developing products based on wood lignin and hemicelluloses, in addition to applying the pulp fibers themselves in their micro and nano functions – microfibrillated cellulose and nanofibrillated cellulose.

Investigación de nuevas tecnologías vinculadas a la base forestal, como el uso múltiple de los componentes de la madera (celulosa, hemicelulosas, lignina o extractivos), con el objetivo de desarrollar nuevas posibilidades de productos y mercados a medio plazo (5 a 10 años). Klabin ha invertido tanto en la línea de biorrefinería (biocombustibles) como en el desarrollo de productos a base de lignina y hemicelulosas de madera, además de la aplicación de las mismas fibras de celulosa en sus funciones micro y nano - celulosa microfibrilada y celulosa nanofibrilada.

Linha de pesquisa voltada às questões ambientais, desde mudanças climáticas até a redução do uso de insumos no processo, como energia, água, vapor e produtos químicos. O objetivo é minimizar os impactos ambientais das nossas operações.

Line of research focused on environmental issues, from climate change to reducing the use of inputs in the process, such as energy, water, steam, and chemical products. The goal is to minimize the environmental impacts of our operations.

Línea de investigación enfocada en temas ambientales, desde el cambio climático hasta la reducción del uso de insumos en el proceso, como energía, agua, vapor y productos químicos. El objetivo es minimizar los impactos ambientales de nuestras operaciones.

4. Centro de Tecnologia Klabin - estratégia P&D+I | bloco de texto

Estratégia P&D+I

Nossa área de Pesquisa e Desenvolvimento + Inovação (P&D+I) trabalha aperfeiçoando práticas e processos para garantir o desenvolvimento de produtos diferenciados e inovadores, mais competitivos, biodegradáveis e com redução de custos operacionais. 

5. estratégia P&D+I | galeria

6. Centro de Tecnologia Klabin - planta piloto | bloco de texto

PARQUE DE PLANTAS PILOTO

Ao atingirmos um nível de maturidade de desenvolvimento, a demanda pela produção de determinados materiais em maior escala e testes industriais prolongados se tornou necessária, e foi aí que demos origem ao projeto e construção do nosso Parque de Plantas Piloto. Localizado na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), o Parque tem como proposta a simulação de uma unidade fabril em que são realizados estudos e testes em diversas frentes de pesquisa, como é o caso da celulose microfibrilada (MFC) e da lignina, que potencializam o nosso portfólio e as oportunidades de atuação em novos mercados de produtos renováveis e sustentáveis. 

9. parque piloto | Carrossel de imagens

8. Centro de Tecnologia Klabin - projetos | bloco de texto

projetos

Álcool em gel

Parte das rotas de pesquisas do Centro de Tecnologia Klabin é direcionada aos diversos usos da madeira, e foi a partir de muito estudo que desenvolvemos uma alternativa usando celulose microfibrilada (MFC) para a produção de álcool em gel no nosso Parque de Plantas Piloto, projetado para produzir, em pequena escala industrial, tanto a MFC quanto a lignina, substâncias extraídas da madeira. Enxergamos um enorme potencial de extração de novos produtos a partir da nossa principal matéria-prima, as árvores de florestas plantadas, e o uso desta nanocelulose na produção de álcool em gel reitera as inúmeras possibilidades de fonte renovável que temos pela frente.

Lignina

Como parte das possibilidades de produção do nosso Parque de Plantas Piloto, instalamos uma planta com a tecnologia Lignoboost, que conta com uma capacidade de produção de até 1 tonelada de lignina por dia. Com isso, estamos cada vez mais presentes em outros mercados, diversificando nossos negócios, oferecendo alternativas que valorizam o uso eficiente e responsável dos recursos florestais e focando no desenvolvimento de tecnologias e aplicações sustentáveis. A lignina é extraída do licor negro dos processos de cozimento da madeira e, produzida em larga escala nas unidades industriais de celulose, pode ser usada como resina, utilizada em chapas, compensados e abrasivos; em plásticos, ampliando a porcentagem de matéria-prima renovável e como fibras de carbono, substituindo o uso de materiais de origem fóssil.

Bio-óleo

Zerar a destinação de resíduos industriais para aterros é uma das nossas metas dos KODS (Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável) e, além disso, em 2015 assumimos um compromisso de usar todo o potencial da nossa floresta de forma inteligente. A partir daí chegamos ao bio-óleo, uma alternativa renovável aos combustíveis de origem fóssil a partir de parte dos nossos resíduos do processo florestal. Hoje somos referência mundial nesses testes, que já demonstram uma excelente performance, além de uma alternativa mais barata e bem mais sustentável. Com a evolução das pesquisas, em alguns anos sejamos autossuficientes na produção deste combustível verde.