Tirando os planos do papel
TIRANDO OS PLANOS DO PAPEL
Tem bons resultados aquele que planeja e coloca em prática o que estava, até então, no papel. Exemplo disso são os municípios de Lages, Correia Pinto e Otacílio Costa. Desde 2021, os três participam do Programa de Apoio à Gestão Municipal, desenvolvido pela Klabin em parceria com a consultoria Interação Urbana. A partir de consultorias e do conhecimento de diferentes ferramentas de gestão, eles estão tornando realidade projetos que melhoram a vida da população dos municípios.
Em Lages, é possível notar ganhos na área da saúde. Com o apoio do programa, a equipe passou a coletar e organizar dados sobre os serviços prestados em um painel de indicadores on-line para, a partir deles, gerar planos de ação. Os profissionais identificaram, por exemplo, que mais de 70% dos casos recebidos no Pronto Atendimento (UPA) não eram urgentes, situação que sobrecarregava a unidade e aumentava o tempo de espera para quem necessitava de assistência imediata. Para solucionar o problema, a equipe estruturou o serviço de telemedicina Saúde na Mão Lages. O objetivo é oferecer ao paciente uma avaliação inicial, com orientações de profissionais de saúde a qualquer hora e lugar. Para acessar o serviço, basta baixar o aplicativo Saúde na Mão Lages no smartphone. A iniciativa foi bem-sucedida e atualmente registra cerca de 2.000 atendimentos por mês.
Use o QR Code ao lado para baixar o app Saúde na Mão:
Outra conquista é a redução do tempo para exames. “A espera chegava a 40 meses para a colonoscopia e a 32 para a endoscopia. Com o monitoramento dos indicadores, planejamento e articulação, não temos fila de exame diagnóstico de mais de 40 dias no município”, comemora Claiton Camargo de Souza, secretário de Saúde.
Um fruto do Apoio à Gestão Municipal em Correia Pinto foi a estruturação do projeto Casa do Empreendedor, iniciativa de Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico que reúne em um mesmo espaço órgãos e instituições importantes para empresas de todos os tamanhos. Além de resolver questões burocráticas no local, o empreendedor tem acesso a oportunidades de capacitação. O programa ainda tem contribuído para o monitoramento de índices, na contabilidade do município e no fortalecimento do olhar analítico de gestores. “Eles trazem números pra gente comparar, pra gente estudar, pensar na projeção do futuro em uma visão mais macro da economia”, explica Éder Mesquita, secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município.
Já na secretaria de Administração de Otacílio Costa, as consultorias foram importantes para equilibrar contas e priorizar ações. Com isso, foi possível construir uma nova escola com capacidade para 400 alunos e pavimentar ruas. A equipe também está trabalhando na modernização do plano diretor, planejamento que orienta o crescimento da cidade para os próximos anos, e na implementação de uma área industrial. “Conseguimos atrair até o momento oito empresas de diferentes segmentos que não competem com a vocação da nossa cidade, que é a madeira, e realocamos mais 14 para o novo espaço. São empresas que vêm contribuir com a geração de renda e o crescimento da nossa cidade”, conta Luiz Carlos Marchiori, secretário de Administração de Otacílio Costa.
Entenda como funciona o Apoio à Gestão Municipal
O programa oferece a gestores de municípios consultorias técnicas gratuitas nas áreas de administração, tributos, educação, saúde, assistência social e infraestrutura. Ele envolve todas as secretarias e adota uma metodologia participativa, pois a ideia é que todos construam juntos. O processo é dividido em quatro etapas principais:
DIAGNÓSTICO: É feita uma avaliação da situação de cada área do governo.
PLANEJAMENTO: É hora de definir ações prioritárias, metas, recursos e prazos.
MONITORAMENTO: Aqui, a gestão deve definir indicadores que vão traduzir o andamento das ações e monitorar esses índices para saber se tudo está saindo como planejado.
RESULTADOS: O foco é buscar o equilíbrio das contas públicas, reduzindo gastos e otimizando o uso dos recursos.
A iniciativa foi lançada em Santa Catarina em 2021 e atende as prefeituras de Correia Pinto, Lages e Otacílio Costa.
O que eles dizem sobre essa parceria?
“O apoio da Klabin, através do programa e da parceria com a Interação Urbana, tem sido fundamental para planejar e colocar em prática ações que garantam a prestação de serviço para a população de Correia Pinto” - Éder Mesquita.
“O programa tem contribuído para superarmos as nossas dificuldades, pois os consultores têm larga experiência no setor público. Foi um salto gigantesco que tivemos aqui na nossa gestão” - Luiz Carlos Marchiori.
“O acompanhamento da consultoria tem sido importante para entender a importância do planejamento, do monitoramento, do acompanhamento dos indicadores e daquilo que está sendo executado” - Claiton Camargo de Souza.