Asset Publisher

null Semeando Educação nas escolas municipais

19/04/2019

Semeando Educação nas escolas municipais

A Klabin lançou em abril (16) o Projeto Klabin Semeando Educação nas escolas públicas municipais. A iniciativa visa contribuir com a melhoria do ensino e do aprendizado nas escolas municipais das regiões onde o grupo atua. A parceria com as prefeituras de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú beneficiará 1.154 profissionais da educação e aproximadamente 11 mil alunos de 65 escolas dos três municípios paranaenses. A consultoria técnica e a operação do projeto cabem à Interação Urbana, que já iniciou os trabalhos.

 

Voltado à Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o projeto contempla quatro frentes: gestão educacional; formação de profissionais da educação e de gestores; práticas pedagógicas e avaliação; e infraestrutura e recursos pedagógicos.

 

Esta é a segunda edição do Semeando Educação. Na primeira iniciativa, que terminou em 2018, o projeto envolveu as escolas estaduais dos três municípios, que obtiveram, como resultado, um aumento médio de 23% no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), segundo a especialista em Relações com a Comunidade da Klabin, Cristiane Santana da Silva.

Educação de qualidade

A intenção da Klabin é preparar os alunos para lidar com os desafios do mercado globalizado. Este objetivo exige uma educação pública equitativa, inclusiva e de qualidade, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que orientam as estratégias e atividades da ONU e são referência à iniciativa.

 

Para que as redes municipais busquem soluções colaborativas para seus problemas de ensino e aprendizagem, o projeto apoia-se no Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). Configurado como um consórcio intermunicipal, o ADE tem suporte técnico e administrativo da Klabin e permite que outros municípios da região possam aderir ao projeto.

Apoio aos professores e gestores

Uma etapa fundamental do Projeto Klabin Semeando Educação é a formação continuada de gestores educacionais e professores da rede pública – ação que deve resultar na melhoria da aprendizagem dos alunos. O foco do trabalho é, de acordo com cada público-alvo, a formação em Língua Portuguesa e Matemática (professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental), Gestão Escolar e Educação Infantil. Para o programa de capacitação são observados os resultados dos alunos na Prova Brasil (Português e Matemática).

 

Ao fim de um ciclo completo de três anos, a expectativa é de que o projeto traga resultados concretos para os municípios e para a sociedade, tais como:

 

  • Constituir um modelo de gestão colaborativa na região, por meio do ADE;
  • Formar corpo de professores nas áreas destacadas pelo projeto;
  • Adotar a troca de experiências como prática permanente nas redes municipais de ensino;
  • Disseminar a cultura do planejamento na gestão pública municipal, em especial na rede educacional;
  • Atingir as metas dos indicadores de resultado.