Asset Publisher

null Qual o impacto do uso de telas no letramento infantil?

22/06/2023

Qual o impacto do uso de telas no letramento infantil?

O letramento na educação básica é essencial para o desenvolvimento dos estudantes, porém, o Brasil enfrenta um cenário preocupante nesse aspecto. Pesquisas como o PIRLS (Estudo Internacional de Progresso em Leitura) e o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) revelam que os hábitos de leitura entre as crianças brasileiras são alarmantes, com o país obtendo resultados desfavoráveis nos rankings internacionais.

 

O pesquisador e neuroeducador Fernando Henrique Lino atribui essa situação à falta de investimento em políticas públicas efetivas e ao impacto da pandemia. Lino ressalta a importância da educação integral como uma possível solução, uma vez que alunos de escolas em tempo integral apresentam menor compulsão por telas e tendem a se envolver mais na leitura.

 

Ele também aborda a transição da cultura tradicional de letramento para uma cultura influenciada pelas mídias digitais, destacando que o excesso de informação não contribui para a formação de leitores melhores. E menciona a compulsão por telas como resultado do fácil acesso a dispositivos eletrônicos. Isso tem levado crianças e adolescentes a passarem longos períodos em atividades digitais, resultando em uma diminuição do tempo dedicado à leitura de livros e materiais impressos.

 

O pesquisador propõe a “sabedoria digital” como uma abordagem educacional para introduzir a tecnologia de forma monitorada, progressiva e segura para crianças e famílias.

 

Fonte: Escolas Exponenciais / Luiza Cazetta

Leia aqui o artigo completo.