Qual o impacto do uso de telas no letramento infantil?
22/06/2023
Qual o impacto do uso de telas no letramento infantil?
O letramento na educação básica é essencial para o desenvolvimento dos estudantes, porém, o Brasil enfrenta um cenário preocupante nesse aspecto. Pesquisas como o PIRLS (Estudo Internacional de Progresso em Leitura) e o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) revelam que os hábitos de leitura entre as crianças brasileiras são alarmantes, com o país obtendo resultados desfavoráveis nos rankings internacionais.
O pesquisador e neuroeducador Fernando Henrique Lino atribui essa situação à falta de investimento em políticas públicas efetivas e ao impacto da pandemia. Lino ressalta a importância da educação integral como uma possível solução, uma vez que alunos de escolas em tempo integral apresentam menor compulsão por telas e tendem a se envolver mais na leitura.
Ele também aborda a transição da cultura tradicional de letramento para uma cultura influenciada pelas mídias digitais, destacando que o excesso de informação não contribui para a formação de leitores melhores. E menciona a compulsão por telas como resultado do fácil acesso a dispositivos eletrônicos. Isso tem levado crianças e adolescentes a passarem longos períodos em atividades digitais, resultando em uma diminuição do tempo dedicado à leitura de livros e materiais impressos.
O pesquisador propõe a “sabedoria digital” como uma abordagem educacional para introduzir a tecnologia de forma monitorada, progressiva e segura para crianças e famílias.
Fonte: Escolas Exponenciais / Luiza Cazetta