Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Humor e criatividade: incorporando memes, tirinhas e charges nas aulas

19/05/2023

Nova Escola

Humor e criatividade: incorporando memes, tirinhas e charges nas aulas

O uso de tirinhas, charges e memes como gêneros textuais pode estimular o pensamento crítico nas crianças. Além de promover a leitura, esses recursos são capazes de despertar uma reflexão profunda sobre diversos temas. Segundo especialistas, o humor presente nessas formas de expressão demanda uma compreensão sofisticada por parte dos alunos, envolvendo o reconhecimento de elementos como ironia, sarcasmo, ambiguidade, metáfora e intertextualidade.

 

O trabalho com diferentes gêneros textuais e práticas de linguagem, incluindo textos multimodais, é considerado fundamental para o letramento e a educação midiática nessa etapa. Apesar de as crianças serem consideradas nativas digitais, é importante ressaltar a importância da alfabetização e do letramento digital, que vão além do simples uso das ferramentas digitais. Isso implica em ler, refletir, compreender e construir significados a partir das mensagens veiculadas nesses formatos.

 

Para realizar esse trabalho, os professores devem selecionar textos adequados à faixa etária dos estudantes e incentivar a participação ativa dos alunos na escolha dos materiais a serem utilizados. Essa abordagem pode engajá-los ainda mais e tornar a aula mais contextualizada às suas experiências e interesses.

 

Fonte: Nova Escola / Ingrid Matuoka

Leia aqui o artigo completo.