Publicador de Conteúdos e Mídias

null Human Rights Watch acusa ferramentas de aprendizado on-line de coletar dados de crianças

03/04/2023

HRW

Human Rights Watch acusa ferramentas de aprendizado on-line de coletar dados de crianças

A Human Rights Watch, organização internacional não governamental que defende e realiza pesquisas sobre os direitos humanos, divulgou nesta segunda-feira, 3/4, que sites educacionais direcionados a crianças e estudantes brasileiros, incluindo dois criados por secretarias estaduais de educação, monitoravam e coletavam seus dados pessoais.

 

A análise, conduzida pela organização em novembro de 2022 e revisada em janeiro de 2023, descobriu que sete sites educacionais extraíram e enviaram dados de crianças para empresas terceirizadas, usando tecnologias de rastreamento projetadas para publicidade. Os sites são: Estude em Casa, Centro de Mídias da Educação de São Paulo, Descomplica, Escola Mais, Explicaê, MangaHigh e Stoodi. Um oitavo site, o Revisa Enem, enviou os dados dos jovens a uma empresa terceirizada, mas sem usar rastreadores específicos de anúncios.

 

Segundo a HRW, esses sites não apenas monitoraram os estudantes dentro de suas salas de aula virtuais, mas também os acompanharam enquanto navegavam pela Internet, fora do horário de aula, mergulhando profundamente em suas vidas privadas.

 

Fonte: HRW

Leia aqui o artigo completo.