Estudo do Sesi/Senai mostra por que brasileiros deixam escola
26/05/2023
Agência Brasil
Estudo do Sesi/Senai mostra por que brasileiros deixam escola
Uma pesquisa realizada pelo Sesi/Senai em parceria com o Instituto FSB Pesquisa revela que apenas 15% dos brasileiros com mais de 16 anos estão atualmente estudando. Ela mostra que a principal razão para abandonar os estudos é a falta de condições econômicas, com 57% das pessoas alegando essa justificativa. A necessidade de trabalhar é o motivo mais comum, citado por 47% dos entrevistados.
O diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi, destaca a falta de interesse na escola como um dos principais motivos para a evasão escolar, enfatizando a necessidade de tornar a escola mais atraente para os jovens. A pesquisa também revela que apenas 38% das pessoas que não estão estudando alcançaram o nível de escolaridade desejado.
Outro dado preocupante é que 18% dos jovens entre 16 e 24 anos deixaram de estudar devido à gravidez ou ao nascimento de um filho. A evasão escolar nesses casos é mais comum entre mulheres, moradores do Nordeste e residentes em capitais, com o dobro da média nacional.
Fonte: Agência Brasil / Luiz Claudio Ferreira
Leia aqui o artigo completo.