01/08/2023

Relações com Investidores e Resultados Financeiros

Klabin registra R$ 1,344 bilhão de Ebitda Ajustado no segundo trimestre de 2023

Em junho, a Klabin iniciou a operação da MP28, a segunda máquina de papel do Projeto Puma II, que possui capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais de papéis.

O EBITDA Ajustado por tonelada do negócio de papéis e embalagens cresceu 15% nos primeiros seis meses de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, evidenciando a resiliência estrutural desses segmentos.

O ROIC (retorno sobre o capital investido) atingiu 17,4% nos últimos doze meses, comprovando a capacidade de geração de valor em diferentes conjunturas.

No trimestre, a empresa foi reconhecida no ISS-ESG Corporate Rating, na categoria ‘Prime’, mantendo sua posição de vanguarda em sustentabilidade.

São Paulo, 1º de agosto de 2023 – Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin registrou EBITDA Ajustado (Lucro antes dos Juros, Impostos, Taxas, Depreciação e Amortização) de R$ 1,344 bilhão no segundo trimestre de 2023, redução de 27% no comparativo com o mesmo período do ano anterior, excluídos efeitos não recorrentes.

No segundo trimestre de 2023, a empresa atingiu receita líquida de R$ 4,293 bilhões. Cabe destacar o segmento de papelão ondulado, cuja receita cresceu 5% no segundo trimestre de 2023 na comparação anual. O resultado positivo reforça os benefícios do modelo integrado de negócios da Klabin.

O ROIC (retorno sobre o capital investido) atingiu 17,4% nos últimos 12 meses, comprovando a capacidade da Companhia de geração de valor aos acionistas mesmo em cenários econômicos desafiadores.

Investimentos

No segundo trimestre de 2023, a Klabin aportou R$ 1,029 bilhão em suas operações e em projetos de expansão. Ao todo, foram R$ 232 milhões voltados às operações florestais; R$ 154 milhões utilizados na continuidade operacional das fábricas; e R$ 210 milhões destinados a projetos especiais e de expansão, principalmente aos projetos Horizonte, no Ceará, e Figueira, em Piracicaba (SP). Já os desembolsos para o Projeto Puma II totalizaram R$ 433 milhões no período.

Puma II

O trimestre foi marcado pelo início das operações da segunda fase do Projeto Puma II, com a partida da máquina de papel-cartão (MP28). Com capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais, o equipamento foi projetado para desenvolver cartões com ainda mais resistência e qualidade, direcionados, principalmente, para os segmentos de alimentos e bebidas, como embalagens longa vida, cerveja em lata e garrafa, industrializados (cereal, chocolate, pizza, entre outros) e para o crescente setor de food service (copos e bandejas). A nova máquina possui, ainda, flexibilidade para produzir White Top Liner e Kraftliner, além de permitir que a empresa desenvolva o papel-cartão branco, consolidando a Klabin como uma das maiores produtoras de papel-cartão do mundo. Com investimento total de R$ 12,9 bilhões, o Projeto Puma II é o maior investimento da história da Klabin e consistiu na construção de duas novas máquinas de papel (MP27 e MP28) na Unidade Ortigueira, no Paraná.

Reconhecimentos

No trimestre, a Companhia fortaleceu sua posição de liderança em sustentabilidade, sendo incluída no ISS-ESG Corporate Rating, na categoria ‘Prime’. O reconhecimento se soma a outras importantes avaliações ASG (Ambiental, Social e de Governança), nas quais a Klabin já ocupa posição de destaque, como o CDP (Triple ‘A’ List) e o S&P Corporate Sustainability Assessment, que dá origem ao Índice Dow Jones de Sustentabilidade (carteiras Global e de Mercados Emergentes).

Destaques financeiros

#ResultadosFinanceiros #Ebtida #2T23