17/07/2023

Sustentabilidade

Klabin recebe duas certificações do Movimento Nacional ODS Santa Catarina

Companhia foi reconhecida com Selos Signatários pelos esforços e alinhamento à Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável no estado

Santa Catarina, 17 de julho de 2023 – Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin foi reconhecida, pela terceira vez consecutiva, pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina por sua atuação, pautada por melhores práticas em ações voltadas para a sustentabilidade, conservação dos biomas e das comunidades locais. Desta vez, a empresa recebeu dois selos, o primeiro concedido pelo cumprimento de metas relativas a 2022, e o segundo que celebra quatro anos da adesão da Companhia ao Movimento (2019).

Com 124 anos de história completados em abril, a Klabin está presente em Santa Catarina há mais de 60 anos. A Companhia é mundialmente reconhecida por sua atuação voltada à sustentabilidade e, como uma empresa de base florestal, possui um compromisso histórico com a conservação de matas nativas, sendo pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas. A metodologia contribui para formação de corredores ecológicos, que unem as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) da Companhia aos fragmentos florestais nativos dentro das propriedades, contribuindo, assim, com a biodiversidade e a proteção dos recursos hídricos, pois algumas de suas áreas preservadas abrigam nascentes que contribuem com o abastecimento dos rios Canoas e Caveiras, importantes mananciais na região do Planalto Serrano.

A Companhia possui, ainda, forte atuação social na região, fomentando a sustentabilidade em diferentes esferas de atuação. Um bom exemplo é o Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira por meio do qual a empresa apoia pequenos fornecedores na preparação para obtenção da certificação florestal, que agrega valor aos produtos e traz benefícios para a realização de negócios mais competitivos e sustentáveis para toda a cadeia. Vale destacar que a iniciativa está alinhada ao ODS 8, que cita o direito ao trabalho decente e o crescimento econômico; ao ODS 15, que fala sobre a vida na terra; e ao ODS 17, que aborda as parcerias e os meios de implementação.

Em uma segunda frente de atuação, a Klabin busca também fomentar a geração de renda e a agricultura familiar por meio do Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, que apoia pequenos e médios produtores na sua formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. Já para fomentar a educação ambiental, contribuindo para formar cidadãos mais conscientes, a Klabin promove, desde 2001 em Santa Catarina, o Programa Klabin Caiubi, que leva conhecimento sobre temas gerais relacionados à preservação ambiental para professores e estudantes da rede pública de ensino. A iniciativa está alinhada ao ODS 4 - sobre a educação de qualidade.

“A Klabin aderiu, ainda em 2016, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e estamos, desde então, trabalhando em prol do avanço dessa agenda, tanto internamente, em nossos processos e produtos, quanto externamente, a fim de disseminar a importância do engajamento de todos para que avanços efetivos ocorram. A parceria com o Movimento Nacional ODS Santa Catarina é muito relevante para nós, pois reforça nosso comprometimento com a agenda e, principalmente, com o estado e a comunidade catarinense, onde possuímos uma parte relevante de nossas operações”, afirma Felipe Broilo, coordenador de Responsabilidade Ambiental Industrial na Klabin.

Vale ressaltar que a Klabin lançou, em 2020, uma agenda de compromissos batizada de KODS (Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável). Organizada a partir de 4 pilares principais e 23 temas materiais, que se desdobram em metas específicas, os KODS estão alinhados com os ODS da ONU e focam em necessidades ambientais, sociais e de governança fundamentais para a empresa e para as urgências globais da sociedade e do planeta. Entre as iniciativas estão ações específicas sobre o uso de Energia e Água, Gestão de Carbono, Disponibilidade de Madeira, Gestão de Resíduos, Desenvolvimento Local e Impactos nas Comunidades, entre outras, que podem ter seus avanços acompanhados por meio do Painel ASG da Klabin.

#ASG #KODS #DesenvolvimentoSustentável