01/06/2023

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Klabin e PMTB promovem comemoração pelo Dia Internacional do Meio Ambiente

As ações de lazer e conscientização serão realizadas no sábado (03), na praça Bolívar Caetano Vaz, em Telêmaco Borba, a partir das 10h 
 

Paraná, 01 de junho de 2023 - A Klabin, em parceria com a Prefeitura de Telêmaco Borba, programou para este sábado, dia 3 de junho, uma série de atividades e ações de conscientização para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.


A ação também conta com o apoio da Ambipar Viraser, parceira no Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, e das cooperativas de reciclagem do município, a CoopaTB e a ReciclaTB. O evento será realizado a partir das 8h, com a distribuição das sacolas retornáveis para separação de resíduos recicláveis no bairro Jardim Alegre. A iniciativa retoma o modelo de coleta seletiva de Telêmaco Borba, iniciado em 2019 e com cerca de 10 bairros atendidos até o momento.


Na sequência, a partir das 10h, na praça Bolívar Caetano Vaz (praça do ponto final), haverá apresentações culturais com atrações como Meninas Cantoras da Klabin e Grupo de Capoeira, além de espetáculos de canto e dança de escolas da cidade, que terão o Meio Ambiente como principal temática. 


A manhã de celebração terá ainda uma “Trilha do Conhecimento”, das 10h às 14h, que levará os participantes a conhecer melhor as iniciativas e resultados do Programa de Resíduos Sólidos que Klabin, Ambipar Viraser e sete municípios do Consórcio Caminhos do Tibagi desenvolvem em parceria. O programa hoje apoia cerca de 170 agentes ambientais de reciclagem , e, nos dois últimos anos, já ajudou a reciclar 5.655 toneladas de resíduos, evitando o envio desse material para aterros sanitários. Na praça, os visitantes poderão participar também de atividades de conscientização sobre separação de resíduos, e serão alertados sobre os impactos negativos do descarte incorreto para o meio ambiente. O evento também contará com uma estrutura móvel para coleta de vidro, estimulando a participação da comunidade na ação.

 

“Ações como esta, do Dia Mundial do Meio Ambiente, de fortalecimento do Programa de Resíduos, são fundamentais para o atingimento das metas da Agenda 2030 da ONU e para o reforço da sustentabilidade da região, com efeitos econômicos, sociais e ambientais ”, afirma o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.


“Além de conscientizar sobre a importância da coleta seletiva e por consequência a preservação do meio ambiente, a população vai poder ver as iniciativas e resultados dos programas. Com certeza, essa iniciativa terá resultados positivos na separação de material reciclável, principalmente no público jovem, que repassará as informações para seus pais e avós. Enfim, ações como essas geram cidadãos mais conscientes, principalmente para o nosso futuro”, destaca o prefeito, Dr. Marcio Matos.


O secretário municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nando Matos, ratificou a importância das ações. “A Prefeitura como um todo, mas especialmente a nossa secretaria, se preocupa em sempre criar ações que visem preservar o meio ambiente e dar valor a atos que vão ao encontro do evento que acontecerá no dia 03 de junho. Só temos que agradecer e parabenizar a Klabin e as instituições que estão colaborando com o evento”, enaltece. 


O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Em 2022, a comemoração promovida pela Klabin reuniu cerca de 300 pessoas e teve a participação de cinco escolas em ações voltadas à cidadania, desenvolvimento local, educação ambiental e cultura, pilares importantes para a Companhia, que tem esses objetivos alinhados com os compromissos assumidos no KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável –, estabelecido a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 


#KODS #DiadoMeioAmbiente #ProgramadeResíduosSólidos