18/05/2023

Sustentabilidade

Klabin avança em iniciativas de conservação da biodiversidade

No Dia Internacional da Biodiversidade - celebrado em 22 de maio -, a  Companhia reforça compromissos com a manutenção da diversidade biológica da fauna e da flora brasileira 

 

São Paulo, 18 de maio de 2023 – Como uma empresa de base florestal, a Klabin tem a conservação da biodiversidade como um importante pilar norteador de sua atuação, orientada para o desenvolvimento sustentável. Atualmente, a Companhia conta com 718 mil hectares de florestas, sendo 42% de áreas destinadas à conversação e à manutenção da biodiversidade.

 

O compromisso com a pauta foi tornado público por meio dos KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável –, que norteiam a Agenda Klabin 2030 para o desenvolvimento sustentável, alinhados à agenda da ONU – com cinco metas específicas de conservação da biodiversidade determinadas para serem alcançadas nos próximos sete anos. 

 

As metas envolvem recuperação de áreas degradadas, estudos de conservação da natureza, reintrodução de espécies extintas ou ameaçadas e cuidados com gerais com a fauna. 

 

Dentro de sua área florestal, a Klabin mantém quase 9 mil hectares de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), unidades de conservação permanente criadas em áreas privadas, localizadas nos estados do Paraná e de Santa Catarina, e o Parque Ecológico Klabin (PEK), situado em Telêmaco Borba, no Paraná. Com quase 5 mil hectares, a RPPN Complexo Serra da Farofa abriga a nascente do rio Canoas, que forma a maior bacia hidrográfica da região e abastece 160 mil moradores do município de Lages. O trabalho de proteção e preservação realizado pela Companhia permitiu a identificação de 570 espécies de flora e cerca de 360 espécies de animais, incluindo alguns ameaçados de extinção, como o papagaio-charão, tamanduá-mirim, jaguatirica e o leão-baio.

 

Já em Telêmaco Borba, no Paraná, está localizada a outra RPPN da Companhia, a Fazenda Monte Alegre. Com cerca de 4 mil hectares, a região possui iniciativas de conservação e manutenção de corredores ecológicos, abrigando a Floresta Ombrófila Mista, que conta com 171 espécies de flora, incluindo sete ameaçadas de extinção. 

 

Estes e outros dados são levantados a partir de pesquisas feitas no Parque Ecológico Klabin (PEK). Localizado na Fazenda Monte Alegre, o PEK tem uma área de quase 10 mil hectares, sendo 91,6% composta de floresta nativa, e desenvolve projetos de manutenção e reabilitação de animais silvestres e a preservação de espécies, incluindo 13 ameaçadas de extinção no âmbito estadual. Atualmente, o PEK conta com 180 animais de 50 espécies diferentes, que estão em habitat natural para sua reprodução e preservação. O local ainda possui estrutura em manejo florestal sustentável, o que ajuda a conservar habitats naturais onde os animais e plantas vivem, permitindo que as espécies em estado de risco e que não conseguiriam voltar ao meio silvestre continuem se reproduzindo e tendo uma vida de qualidade. 

 

O Parque Ecológico Klabin também foi o local onde a Companhia, junto a parceiros estratégicos, desenvolveu alguns projetos de reintrodução de espécies. Um deles promoveu a reintrodução de jacutingas, espécie de ave em extinção em muitas regiões do Brasil, na natureza. A iniciativa culminou na soltura de 30 jacutingas à mata nativa, em Telêmaco Borba (PR). Em outra oportunidade, o PEK auxiliou na reintrodução de antas no estado do Rio de Janeiro, enviando alguns animais para a RPPN - Reserva Ecológica de Guapiaçu (RJ), resultando, algum tempo depois, no nascimento do primeiro filhote da espécie no local, mudando o cenário de extinção no estado que durava mais de 100 anos.

 

“Ao longo de sua história centenária, a Klabin construiu um sólido compromisso com a sustentabilidade, que se tornou uma das principais diretrizes de negócio da Companhia. A conservação ambiental faz parte de nossa responsabilidade com o planeta e com a sociedade”, afirma Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da empresa. 

 

A evolução do desempenho e do cumprimento de cada um dos compromissos pode ser acompanhada por meio do Painel ASG da Klabin.

 

Reconhecimento da proteção ambiental

 

O trabalho de referência desenvolvido pela Klabin foi reconhecido em diferentes âmbitos, chancelando os bons resultados das iniciativas. Em 2021, a Companhia se tornou a primeira empresa do Brasil a receber as Certificações FSC® para Conservação de Biodiversidade (ES1), Sequestro e Armazenamento de Carbono (ES2) e Serviços em Bacias Hidrográficas (ES3), pelos Serviços Ecossistêmicos desenvolvidos na Fazenda Nascentes, que integra a RPPN Serra da Farofa. 

 

#PEK #PainelASG #DiaInternacionaldaBiodiversidade