03/05/2023

Relações com Investidores e Resultados Financeiros

Klabin alcança EBITDA Ajustado de R$ 1,942 bilhão no primeiro trimestre de 2023

A Companhia obteve resultado consistente no primeiro trimestre de 2023, com crescimento de 13% no EBITDA Ajustado em comparação ao mesmo período de 2022, alcançando R$ 1,942 bilhão.

A Receita Líquida chegou a R$ 4,831 bilhões no 1T23, aumento de 9% no comparativo com o 1T22.

A empresa segue avançando em seu ciclo de expansão, com conclusão de 92% das obras da MP28 do Projeto Puma II, no Paraná, e o startup da nova onduladeira na Unidade Horizonte, no Ceará, realizado em março deste ano.

São Paulo, 3 de maio de 2023 -- A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, registrou, no primeiro trimestre de 2023, EBITDA Ajustado (Lucro antes dos Juros, Impostos, Taxas, Depreciação e Amortização) de R$ 1,942 bilhão, alta de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nos três primeiros meses do ano, o volume de vendas da Companhia, excluindo madeira, somou 881 mil toneladas. A flexibilidade do modelo integrado de negócios da Klabin beneficiou a conversão de papéis em embalagens, minimizando a exposição da Companhia ao mercado externo de Kraftliner. Dessa forma, a Receita Líquida alcançou R$ 4,831 bilhões no 1T23, crescimento de 9% no comparativo com o 1T22, resultado que reflete, ainda, os reajustes de preços realizados ao longo dos últimos meses.

O ROIC (Retorno sobre o Capital Investido) chegou a 19,4% no período, demonstrando a capacidade da Companhia em aliar crescimento à geração de valor aos acionistas. Os sólidos resultados reforçam, mais uma vez, o sucesso do modelo de negócios integrado, diversificado e flexível da Klabin e sua busca constante pela eficiência operacional.

Investimentos

A Klabin aportou R$ 1,175 bilhão em suas operações e projetos de expansão no primeiro trimestre de 2023. Do total, R$ 260 milhões foram destinados às operações florestais; R$ 221 milhões foram utilizados na continuidade operacional das fábricas; e R$ 173 milhões foram destinados, principalmente, a projetos já aprovados, como a construção do terminal no Porto de Paranaguá, os projetos Horizonte, no Ceará, e Figueira, em Piracicaba (SP). Já os desembolsos para o Projeto Puma II totalizaram R$ 521 milhões, acumulando, até agora, um investimento de R$ 11,6 bilhões. As obras da Máquina de Papel 28 (MP28) seguem dentro do cronograma previsto e alcançaram 92% de conclusão, de acordo com medição realizada no último 23 de abril. O startup da MP28 está previsto para junho deste ano.

Reconhecimentos em sustentabilidade

As ações desenvolvidas pela Klabin nos pilares Ambiental, Social e de Governança Corporativa, permitiram que a Companhia fosse incluída, pelo terceiro ano consecutivo, no The Sustainability Yearbook, índice global de sustentabilidade organizado pela consultoria internacional S&P Global, figurando em posição de destaque entre as mais bem avaliadas do mundo, estando entre as Top 1% S&P Global ESG Score - categoria de empresas com pontuação ESG mínima de 60 e que estão dentro de 1% das empresas de melhor desempenho de cada setor.

Destaques Financeiros

#ResultadosFinanceiros #1T23 #EBITDA