11/11/2015

Klabin participa do Relatório de Performance Ambiental do WWF

São Paulo, 11 de novembro de 2015 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, participa pela segunda vez do Relatório de Performance Ambiental Environmental Paper Company Index (EPCI), realizado a cada dois anos pelo WWF. A empresa registrou uma excelente performance na pesquisa, alcançando um índice de 82% de aproveitamento, crescimento de 7,5% no índice geral em relação ao último estudo, divulgado em 2013. O relatório avaliou o desempenho de 80 empresas de países da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e África, do setor de papel, nas categorias: jornais, papéis para impressão, tissue, celulose e embalagens.

 

A avaliação do WWF considerou aspectos como a influência da empresa sobre os ecossistemas florestais, as emissões de gases e poluição da água durante o processo produtivo, e o sistema de gestão ambiental. Reconhecida como uma das maiores organizações de conservação global, o WWF está presente em 100 países e conta com mais de 5 milhões de apoiadores.

 

“O setor de papel e celulose tem potencial único para fornecimento de materiais renováveis que ajudam a fazer coisas tão diversas como a partilha de conhecimento, melhorias no saneamento e a manutenção de uma alimentação segura. No entanto, este potencial é reduzido se as práticas madeireiras degradarem as florestas e esgotarem as reservas de carbono, se as plantações tomarem os lugares de comunidades tradicionais, se as fábricas de celulose poluírem o ar e a água ou se o papel para reciclagem for queimado. O EPCI (Environmental Paper Company Index) nos ajuda a avaliar se a indústria está realizando bem a promessa de abastecimento de produtos essenciais com impacto reduzido sobre a natureza”, diz Rod Taylor, diretor do Programa Florestal Global da WWF.

 

A Klabin é uma empresa de 116 anos que traz a sustentabilidade em sua essência. O reconhecimento do WWF reforça a preocupação e o esforço da companhia em reduzir o impacto ambiental de suas operações e a transparência de sua gestão para o tema. Direcionada para o desenvolvimento sustentável, a gestão da companhia tem o objetivo de crescer de forma integrada, unindo rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental.

 

Recentemente, a Klabin foi reconhecida como a empresa que possui a melhor prática de Gestão do Capital Natural pelo Carbon Disclosure Project (CDP) Latin America. A companhia se destacou pelos resultados alcançados na Gestão do Capital Natural: 100% de certificação das florestas plantadas e meta para certificar todos os fornecedores em três anos, aumento de 3% no reuso de água; 86,5% de fontes renováveis de energia, redução de 55,6% de emissão de gases do efeito estufa nos últimos 10 anos e ainda a diminuição de 94 mil toneladas por ano do consumo de óleo combustível com economia de emissão de 290 mil toneladas de CO² por ano.

 

Sobre a Klabin

 

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Saiba mais em www.klabin.com.br