28/11/2019

Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira abre inscrições para as primeiras turmas de formação técnica no Paraná

Paraná, 28 de novembro de 2019 – Pioneiro no Brasil, o Centro Estadual Educacional Profissional Florestal e Agrícola, anunciado em abril deste ano, está com as inscrições abertas para a formação das primeiras turmas de estudantes. O projeto é fruto de uma parceria entre a Klabin, Governo Estadual do Paraná e a Prefeitura do Município de Ortigueira e possibilitará a qualificação profissional de jovens e adultos da região.

 

As inscrições são presenciais, devem ser feitas até 06 de dezembro e as vagas serão distribuídas entre os cursos de técnico em Operações Florestais, técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas e técnico em Agronegócio. As aulas serão gratuitas e realizadas em diferentes turnos (manhã e tarde, noturno e integral), com início previsto para fevereiro de 2020.

 

Para se inscrever, o candidato precisará do seu histórico escolar, RG, CPF (originais e cópias), ter concluído o ensino médio, ou o ensino fundamental caso opte pela modalidade integral que oferece ensino técnico integrado com o médio.

 

Os critérios de seleção obedecem a instrução normativa conjunta 07/2019 da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná que qualifica o candidato com relação ao seu histórico escolar e social.

 

Conheça os cursos que serão ofertados a partir de fevereiro de 2020:

 

Curso Técnico em Operações Florestais Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas Técnico em Agronegócio
Turno das aulas – Manhã e tarde (duração: 18 meses)

 

ou

– Noturno (duração: 24 meses)

Noturno (duração: 18 meses) Manhã e tarde (realizado simultaneamente com o Ensino Médio – duração: 3 anos)
Requisitos – Ensino Médio completo

 

– 18 anos completos no ato da matrícula

Ensino Fundamental completo

 

Para se inscrever, basta comparecer em um dos endereços abaixo com os documentos necessários. Para mais informações, o candidato deve entrar em contato com o Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.

 

?        Colégio Estadual Altair Mongruel: Av. Brasil, 955, Centro, Ortigueira – Contatos: (42) 3277-1444 ou (42) 3271-3748

?        Núcleo Regional de Educação (NRE) de Telêmaco Borba: Avenida Paraná, 861, Centro – Contato: (42) 3271-3745

 

Sobre o Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira

 

O CEEMP de Ortigueira é um projeto resultante da parceria entre a Klabin, prefeitura de Ortigueira e o governo do Estado do Paraná, com capacidade para até 800 alunos que oferecerá inicialmente três cursos: técnico em Operações Florestais, técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas e técnico em Agronegócio.

 

Além de colaborar com todo o seu pioneirismo na atividade e o conhecimento para a criação dos cursos, a Klabin assinou a escritura de “cessão de uso” dos prédios para a Prefeitura de Ortigueira, que foram utilizados como alojamento dos trabalhadores do Projeto Puma na época da construção da fábrica. A estrutura conta com quartos, banheiros, salas de aula, cozinha industrial, refeitório, campo de futebol e área de lazer. A empresa também está oferecendo os equipamentos que serão utilizados nos cursos (simuladores, Skidders, processadores e Feller Bunchers) e uma biblioteca especializada.

 

O investimento total da Klabin é avaliado em aproximadamente R$ 23 milhões. A Secretaria de Educação do Estado do Paraná realizará as obras de adaptação necessárias para acessibilidade e construirá uma oficina mecânica em um investimento da ordem de R$ 12 milhões.

 

Para desenvolver o projeto, representantes da Klabin, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba e Prefeitura Municipal de Ortigueira visitaram, em 2017, escolas que são modelos na Finlândia e Suécia, na região da Escandinávia, referência mundial na indústria de papel e celulose