20/01/2018

Klabin incentiva a leitura em Rio Negro (PR) com o projeto “Crescer Lendo”

Paraná, 20 de dezembro de 2017 – A Klabin entregou hoje o projeto Crescer Lendo no município de Rio Negro (PR), programa de responsabilidade social da companhia que aproxima e incentiva o hábito da leitura nas crianças, a imaginação e a criatividade. Este mês a Klabin completou um ano de operação na cidade, que marcou o início da produção de conversão de embalagens de papelão ondulado da empresa no Paraná, e ao longo de 2017 se aproximou das comunidades no entorno da sua unidade industrial e, por meio do Crescer Lendo, entrega dois cantinhos de leitura para as escolas CMEI Silvestre Maess e CMEI Pequeno Cidadão, que beneficiará aproximadamente 267 crianças.

Serão doados 900 livros, 450 para cada escola, que possui autonomia para organizar as publicações e decorar os cantinhos. Os livros são voltados para a primeira infância (crianças de até 6 anos) e recomendados pelo Ministério da Educação, cuja seleção inclui títulos artísticos, de poesias e cultura de outros países, o que demonstra os esforços da empresa e dos envolvidos das escolas para que as crianças ingressem no ensino fundamental mais próximas e familiarizadas com a leitura.

Durante o ano, a Klabin ofereceu capacitação aos diretores, professores e coordenadores pedagógicos das escolas, além de técnicos da Secretaria de Educação, que contou com orientações e ensinamentos de como cativar a atenção das crianças, por exemplo, dicas que trazem praticidade para os pequenos alcançarem os livros, a importância da criação de um espaço lúdico e um clima diferente que favoreça a concentração e um ambiente acolhedor, entre outras técnicas.

Uma oficina especial para os pais antecedeu a entrega: uma consultora contratada pela empresa reuniu os familiares para ensinar e dar dicas de como contar histórias para as crianças, trazendo novidades como entonação da voz, gesticulação e a importância de ler a historinha antes para favorecer a criação durante o contar da história. Para a Klabin, essa atividade fecha o ciclo de relação que a criança tem com a leitura e essa experiência a acompanhará em todas as etapas da vida.

Unidades habitacionais

Além do Crescer Lendo, a Klabin também realizou a entrega de duas unidades habitacionais para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Negro, cuja ação faz parte de um projeto maior de apoio da Secretaria para as famílias que tiveram suas casas afetadas pelas chuvas da região. A Klabin é uma das empresas parceiras do município também neste projeto, que visa reforçar a prática da responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua, com base no desenvolvimento local e da educação, previstos em sua Política de Sustentabilidade.

Os eventos de entrega do Crescer Lendo e a inauguração das unidades habitacionais contaram com a participação do prefeito de Rio Negro, Milton Paizani, do vice-prefeito James Karson Valério, do presidente do Rotary Club de Rio Negro, Gustavo Koster, e do gerente Industrial da Klabin, João Pedro Amaral.

Sobre o Crescer Lendo

Desenvolvido em parceria com a ONG United Way Brasil e o Instituto Avisa Lá, o programa Crescer Lendo da Klabin possui cinco anos. A iniciativa contempla a formação de profissionais de toda a rede de ensino infantil, a doação de Cantinhos de Leitura com um acervo de 450 livros cada e uma oficina de contação de histórias destinada aos pais.

Ao todo, o Crescer Lendo passou por 26 municípios de 8 Estados em que a Klabin atua. Mais de 8 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. Também foram capacitados mais de 600 profissionais da rede infantil, tendo sido doados, até o momento, mais de 15 mil livros.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.