18/05/2018

Prefeitura de Ortigueira implanta nova dinâmica de coleta seletiva de resíduos sólidos

Ortigueira, 18 de maio de 2018 – Com o objetivo de melhorar a separação de resíduos sólidos, a Prefeitura de Ortigueira iniciará em 28 de maio a fase piloto de um novo modelo de coleta seletiva na cidade. A ação, que faz parte do Projeto de Resíduos Sólidos desenvolvido em parceria com a Klabin e o Consórcio Caminhos do Tibagi, será implementada, na primeira fase, nos bairros Vila Godoi, Vila Guarapuava e Jardim Paraná. O modelo, que deve ser expandido para todo o município, contempla a entrega de uma embalagem retornável para cada família armazenar os resíduos que podem ser reciclados.

 

Para otimizar a coleta e fornecer orientação à população, a Secretaria de Meio Ambiente de Ortigueira cadastrará as famílias dos bairros atendidos. “A partir desse cadastro será possível orientar os moradores sobre a melhor forma de separar os resíduos e também identificar as dúvidas e dificuldades”, afirma Osmar Rati, Secretário Municipal do Meio Ambiente.

 

A novidade foi informada aos moradores pelas equipes de meio ambiente da Klabin e da prefeitura de Ortigueira em reunião realizada na última quinta-feira (17), na Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas. O evento contou com a apresentação de um musical preparado pelos alunos do 5º ano sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente. “Com a coleta de resíduos sólidos, o município avança em uma frente muito importante de preservação do meio ambiente. O novo modelo facilitará a diferenciação e separação dos resíduos que são recicláveis da matéria orgânica ou rejeito, o que torna a coleta seletiva ainda mais assertiva”, destaca Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

 

Como vai funcionar

 

A partir do dia 21 de maio, cada residência receberá uma sacola retornável, que deve ser utilizada pelos moradores para depósito dos materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro). No dia previsto para a coleta, que segue o mesmo cronograma já praticado pelo município, o morador deve deixar a embalagem na frente da própria casa. Os coletores despejarão os resíduos no caminhão e a sacola vazia será devolvida ao morador. “Importante salientar que se houver resíduo não reciclável misturado aos demais, a equipe de coletores identificará a embalagem com um adesivo, com o objetivo de informar que o material não foi levado por não estar separado adequadamente. A ideia é organizar e melhorar a coleta, por isso, a colaboração de todos é essencial”, explica Rati.

 

Os demais bairros de Ortigueira passarão a utilizar a metodologia na segunda fase do projeto, que será implementada em breve. Até lá os moradores devem seguir a rotina habitual, tomando o cuidado de separar os resíduos adequadamente.

 

Sobre o projeto

 

O objetivo da parceria da Klabin com o Consórcio Caminhos do Tibagi, formado pelos municípios de Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi, Telêmaco Borba e Ventania, é auxiliar na gestão dos resíduos sólidos. A iniciativa faz parte do Plano de Ação Socioambiental desenvolvido pela empresa na implantação da Unidade Puma da Klabin, em Ortigueira. Entre 2014 e 2016, a companhia realizou um estudo e diagnóstico da cadeia de resíduos sólidos em cada uma das cidades e, em seguida, foram formulados os planos de ação.

 

Para o projeto, a Klabin forneceu aos municípios estruturas ou equipamentos como barracões, caminhões de coleta seletiva e materiais para estruturar a reciclagem em cada local, além de atuar na capacitação dos catadores e formar associações ou cooperativas para organizar o trabalho. Outra frente de atuação do projeto diz respeito à educação ambiental nas escolas municipais, que promove a formação dos professores e coordenadores pedagógicos para que os conceitos de coleta seletiva e reciclagem sejam trabalhados e multiplicados entre os alunos durante todo o ano.

 

Sobre a Klabin

 

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.