17/09/2018

Reconhecimentos e premiações

Klabin é vencedora em duas categorias do 25º Prêmio Expressão de Ecologia

17 de setembro de 2018 – A Klabin foi vencedora em duas categorias da 25ª Edição do Prêmio Expressão de Ecologia, realizada na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), no final de agosto, e se tornou uma das empresas mais vitoriosas da premiação, totalizando 17 troféus ao longo dos 25 anos de história do concurso.

A Klabin recebeu, na edição deste ano, dois troféus Onda Verde. O case Matas Sociais Planejando Propriedades Sustentáveis, em parceria com a Apremavi, TNC e Sebrae/PR, venceu na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O projeto é realizado nos municípios paranaenses de Imbaú, Ortigueira, Telêmaco Borba e Reserva e tem como objetivo o fortalecimento econômico, ambiental e social de pequenas e médias propriedades rurais. As ações auxiliam o produtor rural na adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade, no planejamento e diversificação da produção, fortalecendo iniciativas de associação e cooperativismo.

“É muito importante sermos reconhecidos por um dos prêmios de ecologia mais tradicionais do País, que gratifica nossas iniciativas diretamente ligadas ao manejo sustentável das florestas e ao cumprimento de nossa Política de Sustentabilidade. Sem dúvida, o reconhecimento externo é um importante incentivador para continuarmos expandindo os projetos, contribuindo com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, afirmou Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

A segunda vitória foi do case Mosaicos Florestais e a Conservação de Recursos Naturais, na categoria Manejo Florestal Sustentável. As áreas florestais da Klabin, em Santa Catarina, estão distribuídas entre as Regiões Hidrográficas do Planalto de Lages (RH 4), Planalto de Canoinhas (RH 5) e Vale do Itajaí (RH 7), somando mais de 136 mil hectares dentro do bioma mata atlântica. Desta área total, mais de 67 mil hectares são de florestas nativas preservadas, contornando mais de 5 mil km lineares de margens de rios e corpos de água, em 40 municípios de atuação.

“A grandiosidade deste reconhecimento mostra que o manejo florestal da Klabin está de acordo com a Política de Sustentabilidade do seu negócio, atestando equilíbrio entre as esferas econômica, social e ambiental. O modelo de mosaicos florestais, entremeando as florestas plantadas e matas nativas para formação de corredores ecológicos, amplia a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Além disso, o respeito e engajamento da empresa nas comunidades onde atua e a busca pela inovação são caminhos que nos levam a manter padrões de gestão ambiental sustentável”, comentou Mireli Pitz, bióloga da Unidade Florestal de Santa Catarina.

Instituição

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro – Eco 92. A ideia do prêmio era divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho.

Desde então, o Prêmio registrou 2.643 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.