Paraná, 06 de dezembro de 2019 – A Klabin realizou no Centro Cultural Queimadas, em Ortigueira (PR), um seminário para celebrar os resultados positivos de 2019 do Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, que expandiu sua atuação em novas regiões do Paraná e está, atualmente, em nove municípios. Além da celebração, o encontro realizou a troca de informação e experiência entre os agricultores dos municípios. A festividade contou com a presença da Lourdes Banach, prefeita do município de Ortigueira.
Neste ano, o destaque foi a força da mulher no campo e a atuação das jovens líderes, evidenciando a força do papel feminino nas regiões em que o programa ocorre. Na agenda do dia, os agricultores assistiram palestras, uma peça teatral e puderam realizar exames de saúde gratuitos, entre outras atividades. Os participantes também puderam conhecer as funcionalidades das embalagens de papelão ondulado para frutas e legumes que a Klabin expôs para comercialização.
“Sempre tive o sonho de empreender e o Programa Matas Sociais foi o ponto chave para que esse sonho se concretizasse. Hoje, além da produção de frutas, estamos pensando em ampliar os negócios e investir em turismo, abrindo nossa propriedade para visitação. Queremos um projeto que faça a diferença também na comunidade, não apenas para nossa família” disse Neida Hermann de Campos, produtora participante do Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis.
Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis
Iniciado em maio de 2015, o programa “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, promovido pela Klabin no Paraná, incentiva a agricultura familiar e auxilia pequenos produtores rurais dos municípios de Ortigueira, Imbaú, Telêmaco Borba e Reserva em todas as etapas de produção, desde a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até a comercialização da produção nos mercados locais, passando pela diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo/cooperativismo. Em 2019 cinco novos municípios foram adicionados ao Programa: Cândido de Abreu, Curiúva, São Jerônimo da Serra, Sapopema e Tibagi.
Em quatro anos de atuação, já são mais de 430 produtores rurais atendidos e 160 ações de capacitação envolvendo manejo agrícola, pecuária, produção orgânica e educação ambiental, entre outras. A iniciativa conta com a parceria da Apremavi, do Sebrae e das prefeituras municipais.
Em 2017, o programa foi reconhecido com o “Selo SESI Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, que valoriza ações que contribuem para o desenvolvimento social no Estado do Paraná utilizando como base os ODS, da ONU; e também foi vencedor em 2018 do 25º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental e tradicional da região Sul do Brasil.