06/05/2019

Áreas florestais da Klabin recebem mais de 360 ciclistas em Jaguariaíva

Paraná, 6 de maio de 2019 – Áreas florestais da Klabin na região do Vale do Codó, consideradas o oitavo maior canyon – extensos paredões formados por processos erosivos naturais – do mundo em extensão, localizado em Jaguariaíva, foram o cenário por onde se aventuraram 369 ciclistas, que participaram do 5º Desafio de Cicloturismo do Dia do Trabalhador, promovido pelo grupo Mazobikers, no último domingo (28/4).

 

Dos 43 quilômetros de percurso, divididos em diferentes níveis de dificuldade, 30 quilômetros eram de estradas rurais que davam acesso à mirantes naturais com visão ampla para a diversidade da Mata Atlântica. À medida que os ciclistas exploravam a região, eram recompensados com cachoeiras, um dos pontos mais interessantes do trajeto de acordo com o ciclista Everlan de Melo Oliveira. “De lá dá para ver todo o canyon e a beleza impressiona, vale muito a pena”, diz Everlan, que é da cidade de Figueira e foi à Jaguariaíva especialmente para participar da prova, representando o grupo de ciclismo “MTB Figueira”, junto com a esposa e o filho.

 

A Klabin possui unidades fabris em Telêmaco Borba e Ortigueira, e sua operação florestal está presente em diversas cidades dos Campos Gerais, entre elas, Jaguariaíva. A empresa trabalha em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) para regularizar o uso e o acesso de áreas florestais da companhia que possuam atrativos turísticos. Já estão mapeadas trilhas para as práticas de ciclismo, motociclismo, caminhada, cavalgada, passeios em veículos 4×4, entre outros esportes.

 

“Temos o compromisso de contribuir com o desenvolvimento local, considerando as vocações de cada lugar. Por isso, incentivamos a comunidade a participar e dar sugestões para que, juntos, possamos promover a diversidade de cada região, garantindo a preservação do meio ambiente, bem como o exercício da nossa Política de Sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirma o gerente de Relações com a Comunidade, Meio Ambiente e Certificação Florestal da Klabin, Uilson Paiva.

 

Sobre a Klabin


A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

 

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo,Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

 

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.