04/01/2021

Embalagens da Klabin protegem embarque marítimo de frutas frescas para a China

São Paulo, 4 de janeiro de 2021 – No último mês, as embalagens de papelão ondulado da Klabin foram responsáveis por proteger e garantir a integridade de 20 toneladas de melões durante o seu transporte até a China. As frutas embarcadas por via marítima, resistiram a mais de um mês de viagem, chegando ao continente oriental com qualidade para serem comercializadas e consumidas.

 

As embalagens de papelão ondulado utilizadas são produzidas a partir da fibras virgens, ideais para o contato direto com alimentos. Trata-se de um produto especial, desenvolvido para aliar alta resistência a impacto, proteger e garantir a integridade dos produtos em ambientes controlados de temperatura e umidade, comuns durante todo o transporte. As embalagens são certificadas por órgãos internacionais, que garantem que os alimentos sejam armazenados e transportados com total segurança e livres de contaminação. Além disso, seu design colabora com a redução do desperdício, já que possui sistema de furação que possibilita a ventilação ideal para a conservação das frutas. O embarque, realizado em caráter experimental, deverá se repetir em breve, ampliando de forma significativa as oportunidades para o mercado brasileiro de fruticultura.

 

“Estamos entusiasmados com o sucesso da operação. Certificar que as frutas chegaram íntegras na China é comprovar que nossas embalagens têm a qualidade e a resistência necessárias para enfrentar as adversidades de um trajeto longo. Essa transação reforça o propósito da Companhia em oferecer produtos inovadores e que estejam em linha com a evolução dos negócios e a conscientização mundial por produtos mais sustentáveis”, afirma Gabriella Michelucci, diretora de Papelão Ondulado da Klabin.

 

Assim como os demais produtos desenvolvidos pela Klabin, as embalagens de papelão ondulado são feitas a partir de florestas plantadas e certificadas, ou seja, provenientes de fontes renováveis, além de serem totalmente recicláveis.

 

A China é considerada grande consumidora de melões. Em 2017, o país asiático foi responsável pelo consumo de, aproximadamente, 17 milhões de toneladas da fruta. Já o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, ficando atrás apenas da China e da Índia. Segundo dados da ABRAFRUTAS (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em 2019, o Brasil exportou mais de 251 mil toneladas de melão para diversos países, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

 

Capacidade produtiva ampliada

No início de 2020, a Klabin iniciou as operações de uma unidade industrial em Horizonte, no Ceará. A fábrica tem o objetivo de ampliar a produção de embalagens de papelão ondulado na região, antevendo o atendimento ao crescente mercado de fruticultura no Nordeste do País. Outra importante aquisição, também realizada no ano passado e que aumentará de maneira significativa a capacidade produtiva da Companhia e, consequentemente, de atendimento a diferentes segmentos e regiões, foram as unidades de embalagens de papelão ondulado e papel para embalagens da International Paper no Brasil. Com a incorporação, a capacidade instalada de produção da Klabin passa a ser de mais de 1 milhão de toneladas de embalagens de papelão ondulado, consolidando sua posição de liderança no segmento.

 

 

Embalagens de papelão ondulado produzidas na Unidade Goiana da Klabin (PE)

 

 

Embalagens de papelão ondulado produzidas na Unidade Goiana da Klabin (PE)