Klabin na mídia
21/09/2022
Pesquisa & Inovação
Com sintetizador analógico que capta os sons dos troncos e composição de partitura a partir da topografia da floresta, Klabin lança campanha para celebrar o Dia da Árvore
O produtor musical Arthur Joly, o compositor Silvinho Erné e a Orquestra Sinfônica de Heliópolis participaram do projeto em vídeo que tem o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância do respeito às florestas
Com sintetizador analógico que capta os sons dos troncos e composição de partitura a partir da topografia da floresta, Klabin lança campanha para celebrar o Dia da Árvore
O produtor musical Arthur Joly, o compositor Silvinho Erné e a Orquestra Sinfônica de Heliópolis participaram do projeto em vídeo que tem o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância do respeito às florestas
São Paulo, 21 de setembro de 2022 - Você já parou para pensar quais sons as árvores emitiriam se tivessem voz? Essa é a proposta da campanha “As Árvores que nos Tocam”, lançada hoje pela Klabin em celebração ao Dia da Árvore. A ação contempla a divulgação de um vídeo produzido pela Companhia que conecta o meio ambiente à música, com o uso da tecnologia, e que tem como ponto de partida uma canção inédita interpretada pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis em uma área florestal da Klabin em Telêmaco Borba, no Paraná, e também no Grande Auditório do MASP, em São Paulo. O vídeo já pode ser acessado em uma página exclusiva no site oficial da Klabin, https://klabin.com.br/diadaarvore, e também nas redes sociais da Companhia.
Para “ouvir” as florestas, um sintetizador eletrônico foi desenvolvido com exclusividade para a ação pelo produtor musical Arthur Joly, conhecido como o mestre dos sintetizadores analógicos, que foi usado para extrair frequências sonoras das árvores, traduzindo a bioeletricidade que elas emitem para criar uma textura musical para a produção final.
“Para esse projeto, desenvolvi um sintetizador inédito, diferente dos que já havia criado até então. Como os sintetizadores analógicos são baseados em voltagens, são capazes de captar e transformar as energias em som. Ao conectarmos esse sintetizador nas árvores, por meio de pinças ou microfones de contato, conseguimos captar o fluxo que corre dentro dessas árvores, assim como as resistências entre suas folhas e galhos. Essas voltagens captadas entram no sistema do sintetizador, que passa a interagir como se fosse um ser vivo”, explica Joly.
Em seguida, esses sons foram transformados em uma melodia pelo compositor Silvinho Erné, que teve como base a análise de diferentes ângulos do topo da área florestal da Klabin para a criação. “Tive a chance de vivenciar toda a experiência de ir com a equipe para a floresta captar as imagens que foram, na sequência, transformadas na base da melodia da música composta para a campanha. O que fiz foi colocar cinco linhas de pauta sobre essa imagem e, a partir daí, compus uma melodia que dialoga com a altura das árvores”, explica Silvinho.
Para garantir a harmonia da composição, ele destaca que, nos casos de variações bruscas de altura das árvores na imagem, usou tempos mais rápidos; nos casos em que elas tinham uma altura mais harmônica, por sua vez, privilegiou as notas de descanso. “O resultado foi uma música em tom menor, que acredito que traduz a emoção que buscamos, e que sem dúvidas é o projeto mais poético que já fiz na vida”, relata.
Em seguida, esses sons, em conjunto com a análise de imagens de diferentes ângulos do topo de uma área florestal conservada pela Klabin em Telêmaco Borba, no Paraná, foram transformados em uma melodia pelo compositor Silvinho Erné. A partir da composição musical, a produtora de filmes F5, com o apoio do Instituto Baccarelli, responsável pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis, conduziu os ensaios da melodia com os músicos, resultando em uma apresentação oficial para a campanha, realizada no Grande Auditório do MASP, em São Paulo. O filme mescla cenas da apresentação da Orquestra no teatro, com imagens dos músicos tocando na floresta, interagindo diretamente com as árvores, protagonistas da campanha.
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin possui mais de 625 mil hectares de área florestal, sendo 42% de matas nativas conservadas, localizadas nos estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo.
“As árvores são a base do negócio da Klabin e materializam o compromisso da Companhia com o meio ambiente. Buscamos por meio desta campanha sensibilizar as pessoas de um modo inovador, deixando que as próprias florestas emitam essa mensagem, que traduz, por meio da música, toda a beleza da natureza, que precisa e deve ser conservada. Criamos um filme poético, impactante e a nossa intenção é sensibilizar o público”, explica Carime Kanbour, gerente de Comunicação, Marca e Reputação da Klabin.
A Klabin é patrocinadora do Instituto Baccarelli e apoia a continuidade de suas iniciativas, entre elas a Orquestra Sinfônica de Heliópolis.
Árvores também são protagonistas da 5ª edição do INOVA Klabin
O lançamento da campanha ocorre no mesmo dia em que a Klabin realiza a 5ª edição do INOVA Klabin, evento voltado aos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da empresa, e que busca promover debates e reflexões que conectam a inovação à sustentabilidade. O encontro acontece hoje, 21 de setembro, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e tem, por meio de diversas iniciativas, as florestas como um dos pilares centrais.
Nesse sentido, são destaques a intervenção artística intitulada ‘Timidez das Copas', conduzida pelo artista e tecnologista Edson Pavoni, que construirá junto aos presentes uma obra de arte a várias mãos, que reproduzirá, em São Paulo, a visão vertical das florestas conservadas pela Klabin em Telêmaco Borba, no Paraná; e a ação “Museu das Árvores”, produzida em conjunto com a Fundação SOS Mata Atlântica, que retratará no prédio da Bienal um futuro no qual espécies e biomas presentes no Parque do Ibirapuera e na Mata Atlântica estarão extintos ou sob sério risco de extinção, buscando sensibilizar o público para o tema. A Orquestra Sinfônica de Heliópolis fará, ainda, uma apresentação ao público presente, reproduzindo, ao vivo, a canção inédita da campanha “As Árvores que nos Tocam”.
Ficha Técnica
Arthur Joly – Produtor musical e criador de sintetizadores
Silvinho Erné – Produtor musical, pianista e sócio DaHouse Audio
Ricardo Camargo – Diretor de cena e de fotografia
Instituto Baccarelli – Organização sem fins lucrativos responsável pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis
DaHouse – Produtora de áudio com sede em São Paulo, Los Angeles e Berlim, com mais de 200 prêmios nacionais e internacionais
F5 - Produtora de filmes, especializados em publicidade e vídeos institucionais
OMZ – Agência de publicidade
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
https://gazetadasemana.com.br/noticia/86630/com-sintetizador-analogico-que-capta-os-sons-dos-troncos-e-composicao-de-partitura-a-partir-da-topografia-da-floresta-klabin-lanca-campanha-para-celebrar-o-dia-da-arvore