Klabin na mídia
09/09/2022
Sustentabilidade
Resíduos Sólidos da Klabin
Iniciativa busca fomentar ações que promovam o desenvolvimento da economia circular do município
2022-09-09 às 07:26:46) Melhorar a gestão de resíduos sólidos, a educação ambiental nas comunidades e as condições de trabalho e renda dos agentes ambientais de reciclagem são alguns dos propósitos do Programa de Resíduos da Klabin, que começou a ser executado em Sapopema. Com o apoio do ViraSer - programa que atua na articulação de parcerias entre associações e cooperativas de materiais recicláveis e a sociedade – incluindo organizações privadas e o poder público, a iniciativa chegou à cidade para complementar os projetos realizados pelo governo municipal, realizar um diagnóstico na região, e implementar melhorias na gestão de resíduos.
Para o início do trabalho, foi feita uma avaliação da ACRSRS (Associação de Coletores de Resíduos Sólidos e Recicláveis de Sapopema) e das ações já implementadas para lidar com os resíduos no município. O objetivo da primeira fase é analisar os pontos fortes de Sapopema, em relação à educação ambiental da comunidade e associação, e o que pode ser otimizado. Após o diagnóstico, Klabin, ViraSer, ACRSRS e prefeitura estão elaborando um plano trimestral com ações que devem ser realizadas no período, que preveem, por exemplo, como aumentar a receita da associação, a circularidade de resíduos e ampliar o acesso da educação ambiental.
“Estamos muito felizes com mais uma importante parceria entre a Prefeitura e a Klabin. O Programa de Resíduos Sólidos vem atender uma demanda extremamente necessária, a gestão dos resíduos. A consultoria para a nossa associação de recicladores e para os gestores públicos, auxiliará e capacitará na otimização dessa gestão, e, sem dúvida fará diferença, tanto na vida destas pessoas, quanto para o município como um todo, que estará promovendo o descarte de forma correta, preservando o meio ambiente”, afirma o prefeito de Sapopema, Paulo Maximiano de Souza Junior.
Criado em 2012, o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin foi implementado em parceria com o Consórcio Caminhos de Tibagi em seis municípios da região, como Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Tibagi e Rio Branco do Ivaí. Com a integração do ViraSer, em 2021, a iniciativa alcançou resultados impressionantes, como o aumento do volume de vendas de materiais recicláveis e elevação de mais de 60% na renda média dos trabalhadores das cooperativas e associações parceiras, além do desenvolvimento das lideranças, melhora da logística e da eficiência produtiva das centrais de triagem, e ampliação do engajamento da comunidade no tema.
“A entrada do Programa de Resíduos Sólidos em Sapopema é muito importante para a Klabin, que preza pelo desenvolvimento sustentável nas comunidades em que atua. A empresa é parceira do município em diversos projetos, como o Programa de Apoio à Gestão Pública e o Matas Sociais, de incentivo à agricultura familiar, e agora vem somar esforços para impulsionar uma gestão avançada em resíduos sólidos”, complementa Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
SOBRE O PROGRAMA RESÍDUOS SÓLIDOS DA KLABIN
Desde o início do plano de ação do programa, a Klabin atuou no diagnóstico de resíduos sólidos de cada município, forneceu estruturas como barracões e equipamentos como caminhões de coleta seletiva e materiais para estruturar a correta segregação dos materiais recicláveis em cada local, além de atuar na capacitação dos catadores e formar associações ou cooperativas para organizar o trabalho. A questão de resíduos sólidos também está presente nos “Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável” (KODS), agenda estratégica alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que contém as metas ESG da Companhia, uma delas é a de otimização máxima dos recursos em que resíduos geram valor ao serem reinseridos nos sistemas produtivos até 2030.
SOBRE O VIRASER
O ViraSer está presente em 14 estados brasileiros e atua na articulação de parcerias entre organizações de catadores de materiais recicláveis, poder público, consórcios intermunicipais e empresas signatárias do acordo setorial de embalagens em geral para ações de Logística Reversa que deem destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis gerados no país, transformando os municípios brasileiros em cidades mais limpas e sustentáveis.
Além de integrar os diversos atores para o correto gerenciamento dos materiais recicláveis, é objetivo do ViraSer a inclusão socioprodutiva dos profissionais da reciclagem, fortalecendo-os como empreendedores de um novo modelo de negócio no Brasil, desenvolvendo estas organizações para maximizar a geração de trabalho e renda, aumentarem a recuperação da fração seca e contribuírem para a circularidade dos resíduos que recebem.
SOBRE A KLABIN
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.