12/07/2022

Sustentabilidade

Com redução de mais de 64% nas emissões, Klabin avança na agenda ESG

Maior produtora nacional de papéis para embalagens tem metas ambientais ambiciosas até 2035, mas também aposta em iniciativas sociais e de governança

 

Maior produtora nacional de papéis para embalagens, a Klabin tem avançado na agenda ESG, colocando inclusive seus executivos em posição de destaque nessa pauta. O CEO Cristiano Teixeira, por exemplo, foi o único brasileiro no grupo de Business Leaders da COP26, liderado pelo presidente da conferência, Alok Sharma.

 

A posição é resultado de uma série de ações realizadas, como a redução das emissões de escopos 1 e 2 de 185 kg CO2eq/t para 165 kg CO2eq/t, mesmo com incremento de 2% na produção entre 2019 e 2020.

 

Além disso, de 2003 a 2020, a empresa diminuiu 45% do consumo de água e mais de 64% das emissões diretas de gases de efeito estufa nas operações. Ainda nessa frente, as ambições são maiores: espera-se redução nas emissões de 25% até 2025 e de 49% até 2035, tendo 2019 como ano-base. As metas são aprovadas pela Science Based Targets initiative.

 

Para envolver os fornecedores nessa jornada, desde 2019, a Klabin utiliza a metodologia de avaliação EcoVadis, que considera questões agrupadas em quatro temas: meio ambiente, práticas trabalhistas e direitos humanos, ética e compras sustentáveis. Desde então, a companhia já avaliou cerca de 260 dos 7.000 fornecedores.

 

“A Klabin é altamente comprometida com as ações ESG e entende a importância de movimentar a cadeia e os fornecedores. Começamos por aqueles considerados críticos e com maior gasto, mas vamos seguir com todos”, diz Francisco Razzolini, diretor de tecnologia industrial, inovação, sustentabilidade e projetos.

 

Com relação ao social, o trabalho da Klabin vai desde a formação e geração de renda para pequenos e médios produtores locais até ações internas de diversidade e inclusão – a exemplo do aumento da presença de mulheres na liderança de 13% para 22% entre 2020 e 2022, com a meta de chegar a 30% até 2030.

 

Quando o assunto é governança, para otimizar a atuação do conselho, foram criados três comitês de assessoramento: de auditoria e partes relacionadas, de sustentabilidade e de pessoas. “Os grupos fornecem mais insumos para tornar as decisões mais ágeis e assertivas, considerando também a importância dos membros independentes”, diz Razzolini.

 

Na visão do CEO da gigante de embalagens, além de todo o trabalho feito dentro de casa, é preciso atuar para alertar e engajar toda a sociedade nessa causa. “Vimos recentemente o relatório do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas dando um alerta máximo sobre nossa realidade. É o momento de agir e pensar globalmente”, conclui Teixeira.

Link:https://tissueonline.com.br/com-reducao-de-mais-de-64-nas-emissoes-klabin-avanca-na-agenda-esg/