Klabin na mídia
05/12/2020
Klabin provou que tem capacidade de manter crescimento mesmo em crises
A Klabin (KLBN11) demostrou que tem capacidade de manter o crescimento mesmo em momentos desafiadores da economia, afirma o Inter Research em relatório enviado a clientes.
Segundo a analista Gabriela Cortez Joubert, que acompanhou o dia do investidor realizado pela empresa, a Klabin evidenciou a consistência de seus negócios ao longo da última década, “independentemente do cenário econômico de maiores ou menores taxas de juros ou PIB crescente ou decrescente”.
Para ele, a companhia vive um bom momento de mercado, impulsionada, principalmente, pelo comércio de embalagens no mundo com o avanço do e-commerce. Além disso, a demanda de celulose de fibra virgem na China também tem ajudado a empresa.
O Inter Research tem recomendação de compra das ações da Klabin, com preço-alvo de R$ 33, potencial de valorização de 24%.
Crescimento consistente
O analista destaca que desde 2010 a capacidade de produção dobrou e o faturamento cresceu três vezes, saindo de R$ 3,7 bilhões em 2010 para R$ 11,4 bilhões em 2020.
Já o retorno total para os acionistas, considerando valorização das ações e remuneração via dividendos, foi de 431% ao longo dos últimos 10 anos.
“Acreditamos no potencial da companhia de seguir entregando bons e consistentes resultados para os próximos períodos, apesar dos impactos financeiros ocasionados este ano devido ao covid-19, principalmente com a expansão de capacidade advinda do Puma II”, argumenta.
Ele acrescenta ainda que a empresa está bem posicionada em todos os seus mercados de atuação. No segmento de papel, deverá entrar em operação uma máquina que trará 450 kton da linha de papel kraftliner em um momento de crescimento de demanda e boa dinâmica de preços.
Além disso, o Puma II ainda trará mais 470 kton em 2023 de kraftliner ou cartão, ajudando a Klabin a ganhar participação em outros mercados.
E, por fim, os avanços em embalagens devido ao aumento do e-commerce no Brasil e no mundo se somam ao salto do mercado de barreiras, ou seja, produtos de embalagens com barreiras diversas para água, gordura, oxigênio, “onde a Klabin entra como protagonista”.