0. Visão Geral - Sustentabilidade - estratégia | bloco de texto

A Klabin é referência mundial em desenvolvimento sustentável. Nossas atividades florestais e industriais baseiam-se nesse conceito para preservar a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas nas regiões onde atuamos. A Política de Sustentabilidade da Klabin integra toda a cadeia produtiva para oferecer ao mercado produtos de fontes renováveis e que respeitam o meio ambiente.

1. POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE - estratégia | bloco de texto

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

Atuamos em diferentes mercados guiados pelos nossos princípios de sustentabilidade. Na Klabin, são eles que norteiam todas as nossas atividades e se refletem na qualidade dos nossos produtos e serviços. Conheça nossa política:

Acesse o documento de diretrizes de mudanças climáticas da companhia

1

Buscar a qualidade competitiva, visando a melhoria sustentada dos seus resultados. Pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo dos processos, produtos e serviços - existentes ou novos - para atender às expectativas dos clientes, colaboradores, acionistas, comunidade e fornecedores e demais públicos de relacionamento.

2

Promover a colaboração com clientes, fornecedores, academia e outras partes interessadas na busca por inovação para os produtos e processos e por melhorias para a cadeia de valor.

3

Garantir a valorização da base florestal a partir de sua transformação em produtos sustentáveis e competitivos.

4

Assegurar de forma sustentável o suprimento de madeira plantada para as suas unidades industriais, sem agredir os ecossistemas associados nas operações próprias e em fomentados.

5

Praticar e promover a reciclagem de fibras celulósicas em sua cadeia produtiva.

6

Evitar e prevenir a poluição por meio da redução dos impactos ambientais relacionados a efluentes hídricos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas. Sempre considerar esses elementos na manutenção e melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos, em operações florestais e logísticas, e no monitoramento de fornecedores críticos em função de aspectos econômicos e socioambientais.

7

Buscar aplicar as mais eficientes tecnologias e soluções de engenharia na implantação de novos projetos e empreendimentos, zelando pela proteção da saúde humana, dos recursos naturais e do meio ambiente.

8

Promover o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores e a busca da melhoria contínua das condições de trabalho, saúde e segurança.

9

Promover uma cultura de disseminação da ética e desenvolver as melhores práticas de governança corporativa.

10

Observar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e orientar suas ações e investimento para o fortalecimento dessa agenda, agindo de modo propositivo em favor do desenvolvimento socioambiental positivo dos locais onde atua.

11

Praticar a responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua de acordo com a plataforma de investimento social privado, com base nas linhas de atuação: desenvolvimento local e educação.

12

Atender à legislação e às normas aplicáveis ao produto, meio ambiente, saúde e segurança.

13

Assegurar que as operações da companhia busquem constantemente a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

14

Promover a conservação da biodiversidade, por meio do desenvolvimento de práticas que garantam o aumento do equilíbrio ecossistêmico, incentivando a pesquisa e parcerias com a academia e atuando com o compromisso da utilização de técnicas de manejo florestal reconhecidas, o que compreende conservar atributos e evitar operar em áreas de preservação de patrimônio natural e/ou que contenham espécies relevantes para a biodiversidade nacional e global.

15

Praticar a gestão responsável de recursos hídricos, em especial nas áreas de estresse hídrico, para assegurar a disponibilidade de água em qualidade e quantidade necessárias para o abastecimento dos territórios onde atua.

16

Evitar e prevenir a poluição por meio da redução dos impactos ambientais relacionados a efluentes hídricos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, considerando constantemente esses elementos na manutenção e melhoria de processos produtivos, no desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, em operações florestais e logísticas, e no monitoramento de fornecedores críticos em função de aspectos econômicos e socioambientais.

17

Identificar antecipadamente os impactos sociais negativos causados por nossas operações florestais, industriais e de logística para evitá-los, preveni-los e mitigá-los. Simultaneamente, potencializar os impactos positivos de nossas operações por meio de programas e ações sociais em parceria com instituições públicas, privadas e da sociedade civil, promovendo o engajamento e contato frequente, proativo e transparente com as partes interessadas.

18

Atender a legislação e as normas nacionais (e internacionais quando aplicáveis) à segurança e qualidade do produto, meio ambiente, e saúde e segurança ocupacional. Promover o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores diretos e indiretos através da melhoria contínua das condições de trabalho, saúde e segurança, com o compromisso de consultar e promover sua participação ativa na busca da prevenção e mitigação de riscos, e do desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo.

19

Praticar a responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua de acordo com a plataforma de investimento social privado e suas linhas de atuação: desenvolvimento local (impulsionando as capacidades de planejamento e gestão pública participativa em direção ao desenvolvimento sustentável), educação, meio ambiente e cultura.

COMPROMISSOS - estratégia | bloco de texto

Fique por dentro dos compromissos voluntários externos assumidos pela Klabin. Eles reforçam o comprometimento da nossa atuação orientada para o desenvolvimento sustentável.


Compromissos voluntários externos assumidos pela Klabin:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) - Constituem uma agenda mundial de desenvolvimento com 17 objetivos e 169 metas estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para governos, sociedade civil e setor privado.

Princípios de empoderamento das mulheres da ONU - Para reforçar o compromisso com a diversidade e promover um ambiente inclusivo, a Klabin aderiu, em 2018, aos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPS, na sigla em inglês). A iniciativa da Organização das Nações Unidas pela Igualdade de Gêneros (ONU Mulheres) orienta as empresas no empoderamento das mulheres dentro da organização, da cadeia de valores e nas comunidades.

Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência - Criado pelo Instituto Ethos, O Movimento tem como objetivo definir estratégias e prioridades para o engajamento dos líderes empresariais na agenda da integridade, com foco especial no aprimoramento das relações público-privadas e no fortalecimento da prevenção e do combate à corrupção no Brasil.

Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV - Com a missão de transformar desafios da sustentabilidade em oportunidades de criação de valor participamos dos desafios das Iniciativas Empresariais do FGVces, que congregam as agendas da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) e Iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal), entre outras. Nossa participação desde 2009 tem objetivo de articular com as lideranças empresariais a gestão do clima. Já a participação da Klabin desde 2013 no IDLocal tem como propósito a troca de experiência e a construção de diretrizes para o desenvolvimento local.

Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo - Reúne empresas brasileiras e multinacionais que assumiram o compromisso de não negociar com quem explora o trabalho escravo. Além de restringir economicamente os empregadores que cometem esse crime, o Pacto prevê a promoção do trabalho decente, a integração social dos trabalhadores em situação de vulnerabilidade e o combate ao aliciamento. As empresas que são signatárias da iniciativa participam do processo de monitoramento do Pacto e têm o compromisso de tornar públicos os resultados de seus esforços para banir o trabalho escravo.

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção - Segundo o Instituto Ethos, as empresas, ao se tornarem signatárias do pacto, assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que ela seja cumprida integralmente. Além disso, elas se comprometem a vedar qualquer forma de suborno, trabalhar pela legalidade e transparência nas contribuições a campanhas políticas e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário.

Science Based Targets Initiative - Iniciativa que estabelece metodologias para ajudar as empresas a desenhar uma meta de redução de emissão em consonância com a ciência do clima e o desenvolvimento econômico sustentável. A Klabin foi a primeira empresa do setor de papel e celulose da América Latina a ter as suas metas aprovadas pelo SBTi.

Business Ambition for 1.5°C – Only Future - Em 2019, aderimos à campanha global da ONU Business Ambition for 1.5º C – OUR ONLY FUTURE. Com isso, assumimos o compromisso de reduzir as emissões de GEE, contribuindo para conter o aumento da temperatura do planeta em 1,5º C.

TCFD – Task Force on Climate Related Financial Disclosure supporter - Sigla em inglês para Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima, iniciativa que fornece recomendações para permitir aos mercados e abordar o impacto financeiro das mudanças climáticas, ampliando a transparência sobre os riscos relacionados ao clima e as oportunidades de promover tomadas de decisão financeiras mais bem informadas.

Race to Zero - Há anos a Klabin vem trilhando um caminho no combate às Mudanças Climáticas. A empresa, que tem a sustentabilidade como pilar de sua gestão, sabe da urgência do tema e da importância da mobilização de todos para garantir o futuro do nosso planeta. Junto à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a Companhia convida empresas e sociedade a apoiarem a causa da redução das emissões de gases de efeito estufa com base na ciência.

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ - A Klabin assinou o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que elaborou os 10 compromissos para garantir o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+ dentro das Companhias. O Fórum conta com grupos de trabalho divididos por temas (liderança, saúde, comunicação e outros) que se encontram periodicamente para discutir sobre como avançar em relação a cada um dos compromissos.

PACTO GLOBAL DA ONU - Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar empresas e organizações na adoção de 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Medidas Anticorrupção, a fim de que desenvolvam ações de enfrentamento dos desafios da sociedade.

PACTO GLOBAL DA ONU - Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar empresas e organizações na adoção de 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Medidas Anticorrupção, a fim de que desenvolvam ações de enfrentamento dos desafios da sociedade.

PACTO EMPRESARIAL CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RODOVIAS BRASILEIRAS - A Klabin é signatária deste Pacto, que visa acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, pela adesão ao Programa Na Mão Certa da Childhood Brasil e Instituto Ethos em 2016. É composto por seis compromissos, que abordam temas de condições de trabalho de caminhoneiro, campanhas de sensibilização, apoio de projetos e monitoramento de práticas.

SUSTAINABILITY ACCOUNTING STANDARDS BOARD (SASB) - O SASB é um conjunto de padrões para ajudar na identificação, gerenciamento e relato dos temas de sustentabilidade da organização, passando por questões ambientais, sociais e de governança que podem impactar seu desempenho financeiro. Seu público principal são as grandes empresas e os investidores. Em 2020, a Klabin passou a relatar os indicadores SASB recomendados para os setores de embalagem, papel e celulose e florestal.

GHG PROTOCOL - A Klabin, desde 2013, faz parte deste programa, que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração e a publicação de inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), proporcionando aos participantes acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional. Originalmente desenvolvido nos Estados Unidos, em 1998, pelo World Resources Institute (WRI), o GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE.

Movimento Mente em Foco. - A iniciativa convida empresas e organizações brasileiras a agir em benefício de seus colaboradores e da sociedade como um todo no combate ao estigma e ao preconceito social ao redor da saúde mental. O Movimento é uma forma de trazer para o centro das decisões das empresas a pauta da saúde mental, estimular a discussão sobre o tema, estabelecer ações concretas e de suporte aos seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho saudável. O objetivo é que a saúde mental seja tratada não apenas como uma medida emergencial, mas sim como um tema perene e que faça parte da estratégia de negócio das companhias - um avanço no ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).

Movimento Elas Lideram - Este Movimento ambiciona ajudar as empresas a assumirem e atingirem metas concretas pela equidade de gênero: ter mais de 1.500 empresas comprometidas, promover 11.000 mulheres para cargos de alta liderança até 2030 e ter pelo menos 150 lideranças de alto nível engajadas com esta ambição.

4. DOCUMENTOS E CERTIFICAÇÕES - sustentabilidade - estratégia | bloco de texto

Para atestar a credibilidade dos nossos produtos, garantir qualidade e reiterar nosso compromisso com a melhoria contínua, contamos com processos certificados por vários sistemas e metodologias amplamente reconhecidos no mercado mundial. Nossas certificações confirmam o pioneirismo da Klabin na busca para atender às necessidades dos clientes, antecipando-se às tendências do mercado. Neste espaço você vai encontrar licenças e outros documentos que asseguram nosso compromisso com a sustentabilidade em todos os processos industriais da companhia.


Conheça as principais certificações e documentos da Klabin:

1. FSCⓇ - Forest Stewardship CouncilⓇ | bloco de texto

-  FSCⓇ - Forest Stewardship CouncilⓇ

A Klabin foi a primeira empresa brasileira do setor de papel e celulose no Hemisfério Sul a certificar o manejo florestal, em 1998. São dez princípios que asseguram o correto manejo florestal, como o uso eficiente dos múltiplos produtos e serviços da floresta, bem-estar dos trabalhadores e das comunidades, conservação da biodiversidade, plano de manejo detalhado, monitoramento e avaliação dos impactos ambientais e sociais. Veja todas as certificações FSC da Klabin:  

Publicador de Conteúdos e Mídias

FSC - Celulose

 Ortigueira - Puma (FSC-C129105)

AUTO DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO FSC - Puma

Ver Mais

FSC - Florestal

Florestal Paraná (FSC - C022516)
Florestal Angatuba (FSC - C007520)
Florestal Santa Catarina (FSC - C023492)

Ver Mais

FSC - Papel

Angatuba (SP) (FSC - C018669)
Correia Pinto (SC) (FSC - C006109)
Monte Alegre (PR) (FSC - C019124)
Otacílio Costa (SC) (FSC - C006109) 
Ortigueira - Puma (FSC-C129105)

Ver Mais

FSC - Reciclados

Goiana (PE) - (FSC - C001941)
Piracicaba (SP) - (FSC - C001941)

Ver Mais

FSC - Sacos Industriais

Lages 1 (SC) - (FSC - C017793)

Lages 1 (SC) - (FSC - C017793)

FSC - Embalagens

Betim (MG) -  (FSC - C001941)
Feira de Santana (BA) - (FSC - C001941)
Goiana (PE) - (FSC - C001941)
Itajaí (SC) - (FSC - C001941)
Jundiaí Distrito Industrial (SP) - (FSC - C001941)
Jundiaí Tijuco Preto (SP)  - (FSC - C001941)
Manaus (AM)  - (FSC - C001941)
Piracicaba (SP)  - (FSC - C001941)
Horizonte (CE)  - (FSC - C001941)
Rio Negro (PR)  - (FSC - C001941)
São Leopoldo (RS)  - (FSC - C001941)
Manaus II [Klabin da Amazonia] - (FSC - C001941)
Paulínia - (FSC - C001941)
Rio Verde - (FSC - C001941)
Suzano - (FSC - C001941)

Ver Mais

FSC - Traders

Klabin Áustria - (FSC - C132999)

Klabin Áustria - Self Declaration FSC

Ver Mais

FSC - Forest Stewardship Council

Declaração referente à Política para Associação de Empreendimentos ao FSCⓇ 
Declaração referente à Política para Associação de Empreendimentos ao FSCⓇ (conteúdo disponível em inglês e espanhol)

Ver Mais

Publicador de Conteúdos e Mídias

PEFC CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal) | bloco de texto

-  PEFC E CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal)

Por meio do PEFC Program for the Endorsement of Forest Certification e CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal), a Klabin promove o manejo florestal sustentável e atesta que o empreendimento realiza o cultivo de eucalipto e pínus em conformidade com os requisitos ambientais, sociais e econômicos. Se compromete também em assumir os compromissos a longo prazo definidos nos padrões normativos para a Cadeia de Custódia. Veja todas as certificações PEFC e CERFLOR da Klabin: 

Publicador de Conteúdos e Mídias

CERFLOR Florestal

Certificado CERFLOR Florestal PR

Certificado CERFLOR Florestal PR

PEFC Monte Alegre

Certificado PEFC Monte Alegre

Certificado PEFC Monte Alegre

PEFC Ortigueira

Certificado PEFC Ortigueira

AUTO DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO PEFC - Puma

Ver Mais

Ok Compost | bloco de texto

-  Ok Compost

A Klabin foi a primeira empresa do setor de papel e celulose a conseguir a certificação belga OK Compost para sacos de cimento. O certificado garante que o produto se decomponha completamente em até 12 semanas, sem oferecer risco de contaminação ao meio ambiente. Veja todas as certificações Ok Compost da Klabin: 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sacos Industriais

Sacos Industriais 

Sacos Industriais

American Institute of Baking (AIB) | bloco de texto

-  American Institute of Baking (AIB)

O reconhecimento atesta os processos adotados pela Klabin em seu Programa de Embalagens para Alimentos, que garante a integridade da sacaria, suas condições sanitárias e a saúde do consumidor final. Somos a primeira empresa de embalagens de sacos de papel na América Latina a receber recomendação internacional da AIB, entidade que já realizou auditorias em unidades fabris em mais de 120 países. Veja todas as certificações AIB da Klabin: 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Lages (SC)

Lages (SC)

ISEGA | bloco de texto

-  ISEGA

Garante a qualidade do papel usado para a produção de embalagens que entram em contato com alimentos. Veja todas as certificações ISEGA da Klabin:

Publicador de Conteúdos e Mídias

ISEGA

Papelcartão (Klafold, Klafold BF, Klafold FZ, Klakarton)
Papelcartão (KlaMult D3, KlaMult W3)
Papelcartão (KlaPak, Klaliquid)
Kraftliner
Klaflute (Unidade Puma)

Klaliner (Unidade Puma)
Klaliner White (Unidade Puma)
Kraftliner (Otacílio Costa)
Eukaflute (Unidade Puma)

Eukaliner (Unidade Puma)

Eukaliner White (Unidade Puma)

Ver Mais

FSSC 22000 | bloco de texto

-  FSSC 22000

É uma das normas mais avançadas na certificação da procedência do papel para embalagem de alimentos. Foi criada com base na ISO 22000, complementando-a ao especificar os pré-requisitos necessários para a produção de embalagens que garantem segurança à saúde do consumidor final. Entre os pré-requisitos estão limpeza e organização da área produtiva, além de controles de qualidade da água, ar e pragas. Veja todas as certificações FSSC 22000 da Klabin: 

Publicador de Conteúdos e Mídias

FSSC 22000

Monte Alegre (PR)

Ortigueira (PR)

Ver Mais

ISO 14001 | bloco de texto

-  ISO 14001

Define os requisitos mais importantes para a criação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental. A certificação é reconhecida mundialmente como uma forma de melhorar o desempenho ambiental e controlar os custos das organizações. Veja todas as certificações ISO 14001 da Klabin: 

Publicador de Conteúdos e Mídias

ISO 14001

Angatuba (SP) - ISO 14001
Betim (MG) -  ISO 14001
Correia Pinto (SC) -  ISO 14001
Feira de Santana (BA) -  ISO 14001
Goiana (PE) -  ISO 14001
Itajaí (SC) -  ISO 14001
Jundiaí Distrito Industrial (SP) -  ISO 14001
Jundiaí Tijuco Preto (SP) -  ISO 14001
Lages (SC) -  ISO 14001
Monte Alegre (PR) -  ISO 14001
Otacílio Costa (SC) -  ISO 14001
Piracicaba (SP) -  ISO 14001
Ortigueira (PR) -  ISO 14001 - Celulose
São Leopoldo (RS) -  ISO 14001
Manaus (AM) II [KLABIN DA AMAZÔNIA SOLUÇÕES EMEMBALAGENSDE PAPEL LTDA] -  ISO 14001
Paulínia (SP) -  ISO 14001
Suzano (SP) -  ISO 14001
Ortigueira (PR) -  ISO 14001 - Papel

Ver Mais

ISO 9001 | bloco de texto

-  ISO 9001

Possui diretrizes que garantem a uniformidade do produto. Engloba todas as etapas dos processos relacionados à qualidade, desde o projeto até a entrega do produto final.  Veja todas as certificações ISO 9001 da Klabin: 

Publicador de Conteúdos e Mídias

ISO 9001

Angatuba (SP) - ISO 9001
Betim (MG) -  ISO 9001 
Correia Pinto (SC) - ISO 9001 
Feira de Santana (BA) -  ISO 9001 
Goiana (PE) -  ISO 9001 
Itajaí (SC) -  ISO 9001 
Jundiaí Distrito Industrial (SP) -  ISO 9001
Jundiaí Tijuco Preto (SP) -  ISO 9001
Lages (SC) -  ISO 9001
Monte Alegre (PR) -  ISO 9001 
Otacílio Costa (SC) -  ISO 9001
Piracicaba (SP) -  ISO 9001
Ortigueira (PR) -  ISO 9001 - Celulose
Rio Negro (PR) - ISO 9001
São Leopoldo (RS) -  ISO 9001 
Manaus (AM) I -  ISO 9001
Manaus (AM) II [KLABIN DA AMAZÔNIA SOLUÇÕES EMEMBALAGENSDE PAPEL LTDA] - ISO 9001
Paulínia (SP) -  ISO 9001 
Horizonte (CE) - ISO 9001
Suzano (SP) - ISO 9001
Rio Verde (GO) -  ISO 9001
Ortigueira (PR) -  ISO 9001 - Papel

Ver Mais

ISO 45001 | bloco de texto

-  ISO 45001

Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Atesta a preocupação da Klabin com a integridade física de seus colaboradores e parceiros.  Veja todas as certificações ISO 45001 da Klabin: 

Publicador de Conteúdos e Mídias

ISO 45001

Angatuba (SP) - ISO 45001
Otacílio Costa (SC) -  ISO 45001
Monte Alegre (PR) -  ISO 45001
Manaus (AM) II [KLABIN DA AMAZÔNIA SOLUÇÕES EMEMBALAGENSDE PAPEL LTDA] -  ISO 45001
Ortigueira - ISO 45001 - Celulose
Unidade Correia Pinto - ISO 45001
Ortigueira - ISO 45001 - Papel

Ver Mais

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudos Ambientais | bloco de texto

-  Estudos Ambientais

São todos os estudos relativos a aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, servindo como pré-requisito para a análise da licença requerida, tais como: estudo de impacto de vizinhança, relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco, entre outros.  Veja todos os Estudos Ambientais da Klabin: 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Terminal Portuário Klabin (PAR-01)

Terminal Portuário Klabin (PAR-01)

EIV KLABIN

Usina Hidrelétrica Presidente Vargas | bloco de texto

-  PCH Presidente Vargas

Pertencente à Klabin S.A, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Presidente Vargas está localizada no Rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, no Paraná, e tem capacidade instalada de 16,32 MW. A PCH Presidente Vargas foi inaugurada no ano de 1952, sendo empregada para fins de geração de energia elétrica na unidade de Monte Alegre. Os documentos aqui publicados referem-se à consulta pública da condicionante nº. 05 da Licença Ambiental de Operação da usina hidrelétrica.  Veja as licenças da PCH Presidente Vargas: 

Publicador de Conteúdos e Mídias

PCH Presidente Vargas

Licença de operação da PCH
Outorga

Ver Mais

Publicador de Conteúdos e Mídias

ISO 50001| bloco de texto

- ISO 50001
A certificação ISO 50001- Sistema de Gestão de Energia mostra que a empresa tem sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho e a eficiência energética, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais, além de gerar economia.

Publicador de Conteúdos e Mídias

ISO 50001

ISO 50001

ISO 50001

SAIBA MAIS - sustentabilidade - estratégia | bloco de texto

SAIBA MAIS