05/09/2013

Feiras e eventos

Klabin participa de livro lançado no 5º Congresso Brasileiro de Inovação da CNI

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagem do Brasil, participa, junto com outras 21 grandes empresas, do primeiro livro elaborado pela Confederação Nacional da Indústria, lançado durante o 5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria. A publicação, desenvolvida em parceria com o Movimento Empresarial de Inovação (MEI), reúne as metodologias encontradas pelas empresas, os principais gargalos enfrentados, as lições aprendidas com o processo e os benefícios das inovações para os negócios e para o consumidor.

A Klabin participa do livro com o caso sobre o desenvolvimento de embalagem de papelão ondulado para exportação de frutas frescas. O produto atende os pré-requisitos sanitários de exportação, os requisitos técnicos e possui um design diferenciado. Produzida na Unidade Goiana da companhia, em Pernambuco, a embalagem apresenta atributos que contribuem para sua competitividade, como a redução do consumo de energia elétrica, por meio de uma refrigeração mais rápida das frutas; aumento do espaço útil e alta resistência, que permite a integridade do produto ao longo do transporte até o consumidor final.

Outra importante característica do produto é sua contribuição para o acesso de pequenos produtores à cadeia de exportação de frutas brasileiras, uma vez que essas embalagens podem ser montadas e preenchidas manualmente.

O livro reúne 22 cases de inovação das empresas selecionadas e foi distribuído aos participantes do 5º Congresso Brasileiro de Inovação da CNI.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão e papel kraft) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

A gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Por isso, é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.