Klabin na mídia
31/05/2016
Sustentabilidade
Klabin apresenta Relatório de Sustentabilidade 2015
São Paulo, 31 de maio de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, apresenta seu Relatório de Sustentabilidade com informações sobre o desempenho da companhia em 2015. Em sua 17ª edição, o relatório está estruturado em quatro capítulos: Excelência, Sustentabilidade, Inovação e Visão de Futuro. Esses tópicos correspondem aos atributos que orientam a organização ao longo dos seus 117 anos de história. Por meio deles, são apresentados os nove temas relevantes para a gestão da sustentabilidade da Klabin:
- Competitividade e resultados econômicos;
- Meio ambiente;
- Abastecimento de madeira;
- Promoção do desenvolvimento local e relacionamento com comunidades;
- Expansão dos negócios;
- Saúde e segurança dos colaboradores diretos e indiretos;
- Pesquisa, desenvolvimento e inovação;
- Certificações;
- Satisfação dos clientes e qualidade do produto.
O Relatório destaca o fato de 2015 ter sido um ano fundamental para a Klabin concretizar um passo muito importante do seu ciclo de crescimento: a nova fábrica da companhia, a Unidade Puma, em Ortigueira, no Paraná, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose. Em março de 2016, foi iniciada sua operação, cumprindo o prazo e o orçamento previstos.
O relatório também ressalta o aumento em 15% dos volumes exportados, que responderam, no ano, por 34% das vendas totais – um crescimento de três pontos percentuais sobre 2014. A geração operacional de caixa (Ebitda ajustado) atingiu R$ 1.975 milhões em 2015 – o melhor resultado histórico da companhia, 15% superior a 2014.
Dentre os reconhecimentos que atestam que os esforços voltados à sustentabilidade foram ainda mais intensos em 2015, a Klabin foi apontada pelo Carbon Disclosure Project (CDP) Latin America como a empresa com a melhor prática de Gestão do Capital Natural; destaque na categoria “Gestão da Água” do Guia Exame de Sustentabilidade; e figura novamente, com bom e evidente desempenho, no Relatório de Performance Ambiental Environmental Paper Company Index (EPCI), iniciativa bianual do WWF; além de fazer parte, pela terceira vez consecutiva, da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa.
A publicação da Klabin adota as diretrizes “G4 Essencial” da Global Reporting Initiative (GRI) – organização reconhecida internacionalmente como padrão de excelência na criação de metodologias e indicadores para a descrição da gestão socioambiental e econômica de empresas -, e conta com versão completa online (em português, inglês e espanhol), versão resumida para download (em português e inglês), além de uma versão em áudio-descrição para deficientes visuais, que estará disponível em julho deste ano. O conteúdo é submetido à auditoria independente da BSD Consulting.
Acesse o relatório de sustentabilidade 2015 da Klabin em: https://rs.klabin.com.br.
Sobre a Klabin
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose, Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Saiba mais: www.klabin.com.br