Press Release
31/08/2020
COVID
Klabin Semeando Educação treina professores no uso das ferramentas digitais e aulas a distância
Paraná, 31 de agosto de 2020 – Uma das consequências da pandemia do novo Coronavírus foi a necessidade de alunos e de professores utilizarem muito mais as ferramentas digitais para a continuidade de aulas. Para ajudar nesse contexto, o programa Klabin Semeando Educação se reinventou na edição deste ano, que está sendo aplicada em escolas municipais de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú. Após a suspensão dos encontros presenciais de formação de professores e de gestores, foi colocado em prática o chamado “Letramento Digital”, proporcionando aos professores conquistar habilidades para usar as novas tecnologias e, assim, estarem preparados para a nova realidade.
“Preparar e dar aulas pelo computador para alunos que estão em casa é uma tarefa difícil, com obstáculos que vão desde a falta de familiaridade com os meios eletrônicos à disponibilidade de equipamentos ou de rede de internet”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin. “Com essa necessidade colocada como urgente na pandemia, o programa está contribuindo para acelerar a formação dos professores para algo que já era desejável.”
A primeira tarefa foi agir na sensibilização e estruturação dos três municípios para proporcionar os recursos e os equipamentos necessários. Depois, a criação e a aplicação de um cronograma de encontros com aulas personalizadas, considerando a realidade dos profissionais de cada escola. E a terceira fase foi retomar o cronograma de 2020 do Klabin Semeando Educação, reformulado para uma dinâmica de ensino remoto.
O Letramento teve quatro encontros online, de uma hora cada. Foram criados três roteiros de estudos, dedicados ao mundo digital, com duração estimada de quatro horas cada um. Os profissionais receberam um passo a passo para a introdução completa nas novas tecnologias. Por exemplo, como organizar reuniões virtuais e usar novos softwares de redação, cálculo e de apresentações. Realizados os primeiros encontros, os professores têm a oportunidade de estudar e se reunir virtualmente para discutir novas formas de realizar aulas, exercícios e atividades, dinâmicas diferentes para manter a aprendizagem, sempre pensando nas diferentes realidades e necessidades dos alunos.
Para Sandra Regina Ribeiro, professora do 5º ano da Escola Municipal do Campo Santos Dumont, em Telêmaco Borba, participar do treinamento das ferramentas digitais também foi uma forma de renovar a motivação no trabalho. “O Klabin Semeando me ajudou a pensar em maneiras de deixar o aprendizado mais leve, mais familiar para as crianças. Meus alunos são, em maioria, de zona rural. Para ensinar tabelas e gráficos, por exemplo, eu fiz todo um trabalho pedindo para eles me mostrarem as hortas que tinham em casa, fazendo um diário do que eles estavam comendo. Para ensinar medidas e frações, eu os incentivei a fazer receitas com a família. E ter a oportunidade de falar sobre isso nos encontros à distância é, também, uma forma de me manter motivada no trabalho.”
Base Nacional Comum Curricular
O Letramento Digital ajudou no cumprimento de uma diretriz que era aconselhável e, com essa nova realidade, se tornou obrigatória. Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular foi revisada e as escolas receberam uma série de metas que precisavam ser cumpridas, dentre elas, a Cultura Digital. O MEC espera que a nova didática escolar trabalhe a cultura digital na rotina do processo de ensino e aprendizagem e, com o atual cenário, a recomendação se tornou uma condição para a continuidade.