31/05/2019

Klabin divulga o Resumo Público 2019 para o estado catarinense

Santa Catarina, 31 de maio de 2019 – A Klabin disponibilizou o Resumo Público 2019 do seu Plano de Manejo Florestal de Santa Catarina, que conta com mais de 140 mil hectares de florestas plantadas certificadas e matas nativas preservadas. O documento reúne as políticas socioambientais e visa promover práticas de conversação da área florestal da companhia na região.

 

O Resumo ressalta a importância do manejo florestal adequado para a preservação do bioma da região. A Klabin é pioneira na adoção da técnica em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas às matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que possibilitam a convivência e o trânsito da fauna nativa em seu habitat natural, além de contribuírem diretamente para a proteção do solo e da biodiversidade.

 

Além de apresentar os dados geoclimáticos da região, os elementos biológicos existentes na natureza local são outro destaque da publicação, que apresenta a preservação de 914 espécies da flora nativa e 390 da fauna. Dentre estes, 128 espécies de plantas e 346 animais figuram em listas de ameaçadas de extinção, com status de conservação reconhecido.

 

Para consultar o Resumo Público 2019 do Plano de Manejo Florestal de Santa Catarina da Klabin, acesse:  https://bit.ly/resumopublicoflorestalSC2019.

 

Sobre a Klabin


A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

 

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

 

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Programa Crescer Lendo”, “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.