22/08/2019

Bairro BNH começa coleta seletiva de lixo com sacolas doadas pela Klabin

Paraná, 22 de agosto de 2019 – O bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – BNH, de Telêmaco Borba, começou a fazer a coleta seletiva de lixo nesta semana. Isso foi possível a partir da distribuição de sacolas retornáveis para a separação e descarte de materiais recicláveis, durante mutirão realizado no sábado (17). A ação integra o Programa de Resíduos Sólidos, executado pela Klabin, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi.

 

Cerca de 150 voluntários foram responsáveis pela entrega, casa a casa, de 800 sacolas, cada uma com capacidade para 200 litros. A partir de agora, toda as terças-feiras, a partir das 7h da manhã, o caminhão passará no bairro para coletar os materiais recicláveis. As sacolas de cada residência são esvaziadas e devolvidas aos moradores. O sistema já funciona com sucesso no Jardim Bandeirantes, primeiro bairro em que a coleta seletiva foi realizada. Os moradores do BNH que não estavam em suas residências no momento da distribuição poderão retirar as sacolas na Escola Municipal Péricles Pacheco da Silva.

 

A presidente da Associação de Moradores do BNH, Maria de Lourdes Mariano Joia, ficou impressionada com a organização e sucesso do evento. “Nosso bairro recebeu muito bem o programa e com certeza melhoraremos a separação do lixo”, disse. Celso Maciel de Almeida, morador do bairro, elogiou a orientação dada pelos voluntários: “Mais do que a distribuição de sacolas, a sociedade carece de pessoas que possam esclarecer e orientar como fazer a melhor separação dos resíduos.”

 

A iniciativa do Programa de Resíduos Sólidos também contou com a participação de 45 alunos, de 8 a 10 anos, das 3ª e 4ª série da Escola Municipal Péricles Pacheco da Silva. Eles estudaram toda a teoria do programa, visitaram a cooperativa ambiental e puderam, no sábado, colocar em prática o aprendizado que tiveram orientados pela coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Irandy Penha Cezar Carneiro. “Foi uma experiência gratificante”, destacou Irandy.

 

Para o coordenador de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Henrique Luvison Gomes da Silva, o sucesso da metodologia de coleta seletiva vai motivar a ampliação para outros bairros do município. “Após a distribuição das sacolas a qualidade do material reciclável recebida pela cooperativa melhorou: materiais bem separados, secos e sem resíduos de lixo comum, como água e resto de alimentos”, afirma.

 

Participaram da ação voluntários da Klabin, Prefeitura, Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba, Grupo de Escoteiros Monte Alegre e professores e alunos da Escola Municipal Péricles Pacheco e do Colégio Estadual Presidente Vargas.

 

Programa de Resíduos Sólidos da Klabin

 

Desenvolvido em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi, o programa auxilia na gestão dos resíduos sólidos de sete municípios: Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi, Ventania e Telêmaco Borba.  A Klabin atuou no diagnóstico de resíduos sólidos de cada município, forneceu estruturas ou equipamentos como barracões, caminhões de coleta seletiva e materiais para estruturar a reciclagem em cada local, além de atuar na capacitação dos catadores e formar associações ou cooperativas para organizar o trabalho. O Programa ainda está realizando o licenciamento ambiental do novo Aterro Sanitário Consorciado, além de promover a educação ambiental nas escolas municipais, com foco na coleta seletiva e reciclagem.

 

 

Sobre a Klabin

 

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

 

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

 

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.