22/02/2021

Colégio Estadual Wolff Klabin volta às aulas de cara nova após reforma

Paraná, 22 de fevereiro de 2021 – Cerca de um ano depois do início do isolamento social, em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus, os alunos do Colégio Estadual Wolff Klabin se preparam para a primeira etapa do retorno às aulas semipresenciais, que acontecerá no dia 1 de março de forma híbrida, com uma novidade: as obras feitas em parceria entre a Klabin e a Secretaria de Educação e doEsporte do Paraná, estão na reta final para a entrega de uma nova escola, totalmente modernizada.

As obras que a Klabin vem realizando na escola estão 92% concluídas. Já estão prontas as salas de aula, biblioteca, sala dos professores, banheiros e despensa nova de alimentos. O sistema de monitoramento por câmeras já está em funcionamento. Há pequenos detalhes ainda para a conclusão da reforma elétrica e paisagismo, incluindo a fachada nova da escola. As obras do ginásio estão dentro do cronograma e deverão ser concluídas em março, juntamente com o Laboratório de Inovação.

“Com as obras realizadas e com o apoio da consultoria em planejamento e gestão escolar, os alunos, professores e funcionários começarão o ano letivo em uma escola totalmente nova e modernizada”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e de Relações com a Comunidade da Klabin.

Neste primeiro momento, 50% dos alunos matriculados poderão ter aulas presenciais e 50% permanecerão no ensino à distância, no esquema de revezamento. A volta faz parte do plano de retorno anunciado pelo Governo do Estado do Paraná, seguindo todos os protocolos definidos pelas Secretarias de Estado da Saúde e da Educação e do Esporte do Paraná, com medidas de segurança sanitária e pedagógicas previstas. Com isso, então, haverá um período de aproximadamente um mês com convívio entre alunos, professores e trabalhadores que estarão finalizando as obras.

Portanto, além da preocupação com segurança, os protocolos de prevenção e combate à COVID-19 receberão ainda mais destaque nessa rotina. Todas as áreas que estão em reforma estão devidamente isoladas e sinalizadas, sempre com a orientação adequada de funcionários e um monitoramento feito pelo sistema de segurança instalado no local, que já está em funcionamento.

“Estamos muito satisfeitos em ver uma obra desafiadora e complexa como essa já em vias de ser concluída. Certamente será uma contribuição importante para tornar o Colégio Wolff Klabin, novamente, uma referência em educação na nossa região”, comenta Sueli Aparecida Martins, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.

A equipe de trabalho do projeto, que está em ritmo acelerado e segue o cronograma previsto, utilizará banheiros diferentes dos professores e alunos do colégio e suas refeições serão feitas em horários alternados. Todos os colaboradores passam por testagem de COVID-19 e são constantemente monitorados por uma equipe médica, além da obrigatoriedade de exercerem suas funções com máscaras de proteção e abastecidos de álcool em gel para procedimentos de higiene.