22/05/2023

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Programa Klabin Caiubi realiza formação de professores na SEMEDI em Paranaguá

Iniciativa realizada pela Klabin contribui para a promoção de temas ambientais e conceitos de sustentabilidade nos municípios onde atua

Paraná, 22 de maio de 2023 -  A Klabin realizou no dia 12 de maio, a formação de professores pelo Programa Klabin Caiubi na SEMEDI - Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, localizada em Paranaguá, Paraná. O evento contou com a participação de 14 professores de 14 escolas de Paranaguá, beneficiando diretamente 121 alunos do município.

O Programa Klabin Caiubi é uma iniciativa da Klabin em parceria com as secretarias de educação dos municípios participantes, que visa promover temáticas ambientais de forma a enriquecer o conteúdo curricular. A formação de professores de diferentes disciplinas é um dos pilares do programa e tem como objetivo capacitar os educadores para o desenvolvimento de atividades pedagógicas teóricas e práticas relativas à conscientização sobre a importância da conservação ambiental e de boas práticas com o meio ambiente.

Durante o processo de formação, os professores participaram de palestras com a equipe de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin e receberam capacitações teóricas ministradas pelo gestor ambiental Gustavo Góes, do Consórcio do Rio Tibagi, sobre a importância da proteção e manejo de florestas e seu impacto na conservação hídrica, com o tema “Proteger as florestas é conservar a água”.  Além disso, foi realizada uma capacitação prática no Parque Estadual do Palmito, unidade de conservação Estadual da Mata Atlântica localizada dentro do perímetro urbano de Paranaguá.

Para Joice Cristina Pereira, diretora do Departamento da Educação do Campo na SEMEDI,  participar de um projeto como o Programa Klabin Caiubi, que tem como objetivo a educação ambiental e a conservação da biodiversidade, é de extrema importância, principalmente para professores de Educação do Campo, “eles que possuem esse contato direto com a natureza todos os dias, e ensinam os alunos sobre como preservar o ambiente em que vivem”. Já para Michelly Zela Antonio, professora da Escola Municipal do Campo José Chemure, a formação também ajuda na articulação entre componentes curriculares e a realidade vivida, a partir de sugestões de atividades com práticas de aprendizagem de metodologias ativas, conduzindo o aluno à participação e interação na sua aprendizagem, tornando-a mais prazerosa.

"A Klabin acredita que investir em educação ambiental é uma forma de contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável onde a empresa atua. Além disso, a iniciativa também fortalece o relacionamento da Companhia com as comunidades locais e fortalece a conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade onde atuamos", afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

#Sustentabilidade #Paranagua #Educacao