Press Release
06/11/2024
Desenvolvimento local e Projetos Sociais
Klabin realiza live sobre o impacto que a convivência escolar tem na qualidade do ensino
Evento promovido pelo programa Klabin Transforma Semeando Educação trouxe especialistas para sensibilizar sobre a importância da escuta empática e contação de histórias relacionadas à realidade das crianças para melhorar a convivência escolar e a qualidade de ensino
Paraná, 6 de novembro de 2024 – No último dia 31 de outubro, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, promoveu a live “Além da sala de aula: Os desafios da convivência escolar”, transmitida pelo canal da empresa no YouTube. O evento, parte do programa Klabin Transforma Semeando Educação, reuniu especialistas para sensibilizar professores e gestores escolares sobre as oportunidades que a boa convivência proporciona para toda a comunidade escolar.
O tema da convivência escolar foi escolhido para a live com o propósito de fortalecer as relações humanas dentro do ambiente educacional, promovendo respeito, cooperação e participação ativa entre alunos, professores, gestores e familiares. “Desde 2017, com o início do programa, vemos uma evolução significativa na qualidade de ensino nas regiões nas quais ele está presente. Ele foi desenhado para atender às necessidades locais, considerando as realidades de cada comunidade e buscando fortalecer o ambiente escolar para que se torne mais acolhedor e propício ao aprendizado”, comenta Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
Gustavo Fernandes, formador da Interação Urbana, consultoria responsável pelas formações do programa, explicou as características das escolas que integram o programa e apresentou dois cases de instituições de ensino beneficiadas pelo Semeando Educação que criaram projetos de convivência e tiveram uma melhora no relacionamento entre todos que compõem os espaços dos colégios, bem como melhora no IDEB.
A Escola Municipal Professora Ermínia Araújo, em Angatuba, São Paulo, apresentou o projeto “A Escuta dos Estudantes para Melhoria do Ambiente Educativo”, um trabalho de escuta ativa de todos os públicos da escola, com isso, conseguiu engajar mais pais, alunos, professores e gestores. Em 2021 o IDEB da escola era de 6,2, passando para 6,5 em 2023. Enquanto a Escola Municipal Olavo Bilac, em Rio Negro, no Paraná, falou sobre “O Fortalecimento da Equipe a Partir da Escuta dos Professores” e também teve aumento do IDEB, passando de 5,9 em 2021 para 6,0 em 2023.
Claudio Thebas, referência em metodologias de escuta como elemento transformador no ambiente escolar, falou sobre “O papel da escuta para a melhora da convivência escolar”. Thebas, palhaço, autor de best-sellers e de projetos reconhecidos por seu impacto social, destacou a importância da escuta ativa como ferramenta fundamental para resolver conflitos e fortalecer as relações interpessoais nas escolas, criando ambientes de conexão humana.
A escritora e contadora de histórias Kiara Terra, que há mais de 20 anos atua na formação de educadores, compartilhou suas experiências com o método de narração colaborativa A História Aberta, técnica que envolve o público na construção das narrativas e estimula a participação, a escuta e o pensamento crítico. Segundo Terra, essa abordagem pedagógica engaja os alunos, promove o sentimento de pertencimento e fortalece o vínculo com a escola, transformando-a em um ambiente mais inclusivo e acolhedor.
Sobre o Klabin Transforma Semeando Educação
O Klabin Transforma Semeando Educação tem o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental de escolas municipais. Para isso, o programa propõe o desenvolvimento e a constante atualização de gestores escolares e professores de português, matemática e ciências da natureza.
Iniciado em 2017, atuando em apenas três municípios, hoje atende a 20 cidades do Paraná, de Santa Catarina, de Pernambuco e de São Paulo.
Em 2023, a iniciativa abrangeu 252 escolas e quase 1,6 mil profissionais da rede pública municipal de ensino (1.266 professores e 292 gestores), beneficiando mais de 32 mil alunos do Ensino Fundamental.
#KlabinTransforma #SemeandoEducação