22/03/2024

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Klabin participa de mutirão de limpeza pelo rio em Itajaí

Companhia é parceira do Juntos Pelo Rio, ação de limpeza de rios e de prevenção contra a dengue

Santa Catarina, 22 de março – Será neste sábado, dia 23 de março, o mutirão de limpeza dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, em Itajaí (SC). A ação faz parte do programa Juntos Pelo Rio, que está em sua 11ª edição e conta com o apoio da Klabin. O programa tem como objetivos a conscientização e a sensibilização da comunidade em relação ao cuidado, preservação e limpeza dos rios.

O evento faz alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, e busca unir voluntários para recolher resíduos das margens dos rios e encostas. O mutirão tem duração de quatro horas, com início às 8h na Marina de Itajaí. Como parceira do projeto, a Klabin doou materiais importantes para a realização da ação, como lixeiras, copos de papel, faixa e banners de sinalização. A Companhia também atuou na captação de colaboradores voluntários para o dia.

Na edição de 2023, 1.400 pessoas participaram como voluntárias, coletando 11 toneladas de resíduos. Para este ano, foram convidadas pessoas de todas as idades, inclusive crianças que podem colaborar na limpeza das praias, desde que acompanhadas por um responsável, além de participar de oficinas de educação ambiental.

O resíduo, após ser recolhido, é separado para ser encaminhado corretamente às cooperativas que farão a separação dos materiais recicláveis. Juntamente com a limpeza, está prevista uma blitz educativa contra a dengue nas ruas próximas. Desde 2016, a campanha contra a dengue foi incorporada ao programa, trazendo informações sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti e dicas de prevenção.

O evento, promovido pela Prefeitura de Itajaí por meio do Porto da cidade e do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), terá monitoramento da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí - Marinha do Brasil no rio - para garantir a segurança dos participantes.

Esta ação está alinhada aos KODS – Objetivo Klabin para o desenvolvimento sustentável, alinhados à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Os objetivos da Companhia atuam na busca pelo fomento de práticas e ações que contribuam com a segurança hídrica nas regiões onde atuamos. As ações do Juntos Pelo Rio estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco em vida saudável; água e saneamento; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; oceano, mares e recursos marinhos; ecossistemas terrestres e biodiversidade e parcerias para o desenvolvimento.

Juntos Pelo Rio.jpeg