18/01/2024

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Projeto da Klabin, Caiubi Pelo Clima, capacita escolas sobre mudanças climáticas

No segundo ano de execução, estudantes e educadores aprendem mais sobre os temas ambientais e a elaboração de inventários de gases de efeito estufa

Paraná, 18 de janeiro de 2024 - Cerca de 160 estudantes e educadores de escolas dos municípios de Telêmaco Borba e Imbaú receberam, em 2023, as ações do programa Klabin Caiubi pelo Clima, promovido pela Klabin em parceria com o poder público. A iniciativa tem o objetivo de capacitar educadores da rede estadual de ensino sobre assuntos relacionados à conservação do meio ambiente. Professores e gestores escolares recebem orientações sobre emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mudanças climáticas, além de aprender como abordar o assunto com os alunos e registrar as emissões de GEE de suas respectivas escolas.

2023 foi o segundo ano consecutivo em que esta atividade específica foi realizada. Agora, chegou o momento de colher os bons frutos das ações, as quais  são uma continuação dos treinamentos iniciados em 2022, quando os professores tiveram o primeiro contato com o tema. Na época, os educadores participaram da Jornada de Aprendizagem em Clima, promovida pelo The Climate Reality Project Brasil, uma organização global que transforma indivíduos interessados em ativistas capazes de lutar por soluções que amenizem a crise climática e promovam mudanças significativas sobre o tema em todo o planeta. No Brasil, a ONG é representada pelo Centro Brasil no Clima desde 2016 e conta com quase 4000 líderes da Realidade Climática.

Entre 2022 e 2023, foi possível aproximar gestores e alunos das questões climáticas, fazendo com que adquirissem as ferramentas e conhecimento necessários para abordar o tema com simplicidade, além de buscar soluções para melhorar as condições de vida. Após essa primeira etapa, foram realizadas visitas nas escolas para identificar e avaliar as fontes de emissão de gases de efeito estufa. Cerca de 15 professores foram treinados para preencher os inventários de GEE de suas escolas, com a análise detalhada das emissões dentro dos três escopos de mensuração (escopos 1, 2 e 3). A diferenciação dos escopos é uma forma de agrupar as fontes de emissões entre as geradas pela própria escola e as provenientes de maneira externa, através da sua cadeia de valor (fornecedores, transportadores, clientes, viagens externas etc). A partir do conhecimento sobre a medição, os profissionais foram provocados a encontrar soluções de como diminuí-las, tais como consumo de energia e água, mostrando aos alunos até mesmo a importância do simples ato de apagar as luzes sempre que deixar um ambiente vazio.

Ao todo, quatro escolas de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira preencheram o inventário e passaram a conhecer o tamanho de suas emissões ao longo de 2022. O projeto continuou em 2023 e os 160 alunos, já impactados, se tornaram aptos a preencher um inventário de gases de efeito estufa simplificado.

“Ano a ano vamos avançando na conscientização da população em relação às mudanças climáticas. Tanto os professores quanto os alunos passam a ser multiplicadores do conhecimento em suas comunidades, alimentando uma corrente positiva para o bem-estar de toda a sociedade e em prol do meio ambiente”, comenta Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.