11/12/2023

Reconhecimentos e premiações

Atuação da Klabin é novamente reconhecida por importantes índices de sustentabilidade

Companhia mantém presença no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global, e na carteira prévia do Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3, se destacando entre as empresas de capital aberto no Brasil e no mundo

São Paulo, 11 de dezembro de 2023 - Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin foi mais uma vez reconhecida por sua atuação pautada pelo desenvolvimento sustentável. A Companhia foi listada, pelo quarto ano consecutivo, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, na sigla em inglês), com participação na carteira Global. O índice é uma das principais referências de boas práticas em sustentabilidade do mundo para empresas listadas em bolsas de valores. No Brasil, a Klabin se mantém na prévia da carteira 2023/2024 do Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3, estando, há 11 anos consecutivos, entre as empresas brasileiras de capital aberto mais bem avaliadas em aspectos de sustentabilidade corporativa, eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Para Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, a presença contínua da Companhia em ambos os índices valida a eficácia da estratégia de crescimento com foco no respeito ao meio ambiente, na busca por processos cada vez mais eficientes e produtivos, assim como na boa relação com as comunidades onde está inserida e com o tratamento justo aos seus colaboradores e fornecedores. “O compromisso com o desenvolvimento sustentável está presente em todas as frentes do nosso negócio. Conquistar e manter nossa posição no Índice Dow Jones de Sustentabilidade e no índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3, é uma conquista extremamente significativa, que evidencia nossos esforços em prol das melhores práticas ambientais, sociais e de governança frente aos setores em que atuamos. A evolução consistente nos diversos aspectos avaliados reflete o empenho diário de todos os nossos milhares de colaboradores”, comemora o executivo.

Diversas ações realizadas este ano tiveram impacto positivo na avaliação da Companhia, dentre elas, a definição de um robusto Plano de Transição Climática, que considera, entre outros pontos, a submissão de uma meta de redução de emissões de gases de efeito estufa mais ambiciosa junto ao Science Based Target initiative e a ampliação da avaliação do escopo 3, que considera um plano de ação de mitigação junto à cadeia de fornecedores. Outro fator de destaque foi a manutenção do programa ILP Para Todos, lançado em 2021, que contempla o direito de todos os colaboradores de converter, em units da Klabin, parte da sua Remuneração Variável de Curto Prazo que tem como base de cálculo o alcance de metas anuais alinhadas à Agenda Klabin 2030.

O Dow Jones Sustainability Index foi criado em 1999 e reúne critérios de avaliação de alto nível, que mensuram itens como governança corporativa, gestão de riscos e código de ética, assim como iniciativas de preservação do planeta, defesa dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento social.

Iniciativa pioneira na América Latina, o ISE foi criado em 2005 e busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações.