16/08/2023

Sustentabilidade

Klabin publica Resumo Público 2023 do Plano de Manejo Florestal de Angatuba (SP)

No documento, a Companhia mostra os resultados de suas ações implementadas para o manejo adequado de suas florestas, por meio de políticas sociais e de sustentabilidade.

 

São Paulo, 16 de agosto de 2023 — Referência em gestão orientada para o desenvolvimento sustentável, a Klabin acaba de disponibilizar para consulta o Resumo Público 2023 do Plano de Manejo da Unidade Angatuba, em São Paulo. A área é responsável pelo fornecimento de matéria-prima para produção de papel e comercialização de madeira, ocupando aproximadamente 4,3 mil hectares de florestas plantadas com pínus e eucalipto e 3,7 mil hectares de matas conservadas que se estendem pelos municípios de Angatuba, Itapeva, São Miguel Arcanjo, Tapiraí, Buri, Guareí, Itapetininga, Paranapanema e Sarapuí.

 

O documento reúne os esforços da Companhia de manejo florestal e responsabilidade socioambiental, além de trazer indicadores socioambientais. Vale ressaltar que a Klabin adota práticas ambientalmente corretas no aproveitamento do potencial produtivo das florestas e na proteção dos recursos naturais. Para isso, mapeia os passivos ambientais em suas propriedades e, se necessário, implementa procedimentos para a correção.

 

Na Unidade Angatuba as decisões da Companhia para Manejo Florestal madeireiro são tomadas a partir de estudos, simulações e análises de informações sobre os recursos florestais da área. A partir destes dados, são definidas as taxas de colheita e estratégias mais adequadas para intervenção florestal. As mudas de pínus e eucaliptos são produzidas em viveiro terceirizado. Antes do plantio, a área é limpa e recebe insumos agrícolas que ajudam a conservar os recursos hídricos e as características do solo.

 

No que diz respeito à Responsabilidade Socioambiental a Klabin emprega, na área e nas demais regiões onde atua, programas abrangentes de saúde e segurança ocupacional, bem como de capacitação e benefícios para promover qualidade de vida aos colaboradores. Além disso, desenvolve parcerias para o fomento florestal em propriedades rurais para plantio de florestas e com pequenos produtores (a até 200 km de distância da fábrica), mantendo canais de diálogo abertos com as comunidades vizinhas por meio de telefone, e-mail, reuniões entre outros canais.

 

A Klabin considera a conservação do meio ambiente prioridade em suas ações. Uma das principais estratégias utilizadas é o manejo em mosaico, onde o plantio de pínus e eucalipto é combinado com áreas de florestas nativas. Essa abordagem inovadora, pioneira na empresa, tem se mostrado altamente eficaz no aumento do potencial de produção florestal, ao mesmo tempo em que contribui para a proteção dos recursos naturais e a manutenção da biodiversidade.

 

O documento traz, ainda, informações obtidas com o monitoramento periódico da fauna e da flora realizadas nas fazendas da Unidade. Em 2023, o trabalho identificou 404 espécies de plantas nativas, das quais 18 consideradas ameaçadas de extinção, e 409 espécies da fauna silvestre, sendo 16 listadas sob ameaça de extinção.

 

O Resumo Público 2023 do Plano de Manejo Florestal está disponível no site da Companhia (https://klabin.com.br/sustentabilidade/estrategia/resumo-publico).


#ResumoPúblico2023 #PlanodeManejoFlorestal #ResponsabilidadeSocioambiental