15/05/2023

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Com apoio da Klabin, Tibagi, Ventania, Imbaú e Telêmaco Borba avançam na regularização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

O selo permite a comercialização de produtos de origem animal de maneira regulamentada, garantindo a segurança de seu consumo e o aumento da renda dos pequenos produtores
 

Paraná, 15 de maio de 2023 – Por meio do programa de agricultura familiar Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, conduzido em parceria com Apremavi, Sebrae e apoio das prefeituras municipais, a Klabin contribuiu com a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios de Tibagi, Ventania e Imbaú. A iniciativa visa legalizar toda a comercialização de produtos de origem animal, como mel, queijos, ovos, leite, embutidos, entre outros, nos comércios e mercados locais, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades próximas às suas operações. 


A implementação do SIM foi de suma importância para os produtores, conforme relata Ana Marta Borges, dona da Queijaria Sítio Faxinal, produtora de queijos de Tibagi. “Antes do SIM, nossa produção contava com apenas três vacas, hoje contamos com quinze. Além disso, tivemos um aumento do volume comercializado por mês, de 72 para 270 quilos, e do nosso faturamento em mais de 270%”.


Para o município conseguir oferecer esse serviço de inspeção, é necessária a contratação de um veterinário responsável pela fiscalização averiguação técnica do produto, carro próprio para realizar as vistorias e uma área de trabalho dentro da secretaria municipal. Todos os produtos de origem animal passam pela inspeção do veterinário, para identificar se estão dentro das normas sanitárias e, após serem legalizados, podem ser vendidos em mercados, hotéis e restaurantes. 


Com o Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, a Klabin fornece consultoria técnica especializada para suporte aos municípios no atendimento à legislação necessária à implantação do SIM.  “A comercialização de produtos legalizados aumenta a segurança sanitária da população, incrementa o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias), gerando mais renda para o município, além de aumentar as opções de vendas dos produtores que, consequentemente, passam a ter mais lucro, cita Marcus Fusco, médico veterinário e consultor do Sebrae vinculado ao Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis.


A Companhia iniciou o programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, em 2019, no município de Tibagi, que atualmente possui 19 estabelecimentos registrados no SIM. A Klabin também oferece orientação para ajudar os municípios a conseguirem a documentação necessária para a comercialização legal.


Com o sucesso em Tibagi, a Klabin apoiou o município de Ventania na Lei e no Regulamento do SIM para obter a certificação, e orientou, por meio de uma consultoria, o governo da região de Imbaú para conquistar o selo, legalizando 18 estabelecimentos comerciais. Em Telêmaco Borba, o programa está apoiando a revisão da Lei já existente, incluindo suporte ao processo de implantação.

 

“A implantação do SIM no município é uma questão de saúde pública e segurança alimentar tanto para os produtores, quanto para a população em geral. Fora isso, com o SIM, a economia do município tende a aumentar, pois a legalização dos itens incentiva os mercados locais a priorizarem esses produtos”, afirma Rodrigo Raizer, médico veterinário do SIM/POA de Imbaú.


“Com o aumento crescente de legalização da produção e melhoria do ambiente de negócios, a Klabin contribui com o desenvolvimento econômico sustentável das regiões onde tem atuação”, destaca o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva. 
 

#ServiçodeInspeçãoMunicipal #SIM #MatasSociais