Press Release
10/05/2023
Desenvolvimento local e Projetos Sociais
Klabin e Ambipar ViraSer promovem 2º Encontro Formativo dos Gestores Públicos Municipais de Meio Ambiente do Paraná
Evento reuniu gestores dos municípios que fazem parte do Consórcio Caminhos do Tibagi para dar continuidade às conversas sobre gestão de Resíduos Sólidos, iniciada em 2022
Paraná, 10 de maio de 2023 - O Parque Ecológico Klabin, em Telêmaco Borba (PR), foi sede na última quarta-feira, 3 de maio, do 2º Encontro Formativo dos Gestores Públicos Municipais de Meio Ambiente do Paraná, promovido pela Klabin em conjunto com a Ambipar ViraSer. O evento teve como objetivo discutir o andamento das metas estabelecidas no primeiro encontro, realizado em setembro de 2022 e analisar os principais desafios para a gestão de resíduos em cada município.
A oficina reuniu representantes da Klabin, Ambipar ViraSer e gestores dos municípios de Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Tibagi e Sapopema. Na ocasião, eles puderam compartilhar experiências e melhores práticas de gestão de resíduos, ações aplicadas pelas cooperativas de catadores, circularidade, tratamento dos grandes geradores e logística reversa. Além disso, os participantes definiram as perspectivas e metas relacionadas à ampliação da coleta seletiva para elevar as taxas de reciclagem no território.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente de Imbaú, Naigler Cavalcanti Jangada, foi muito importante compartilhar no evento o desenvolvimento do Programa de Resíduos Sólidos na região “Em Imbaú, nós tivemos muitos avanços graças à ajuda que obtivemos na gestão com o Programa de Resíduos Sólidos. Com o apoio da iniciativa, conseguimos inaugurar um novo barracão que segue os parâmetros dignos de condições de trabalho, a doação de uma nova prensa, contribuindo para o aumento da nossa produtividade, além da obtenção do licenciamento ambiental adequado. Outro aspecto crucial para nós foi o auxílio para regularizar a coleta em 100% da área urbana, graças ao nível elevado de conscientização no município, conquistado graças às ações de educação ambiental do programa”.
O evento também contou com uma palestra, com o intuito de motivar os gestores a desenvolver e conservar um legado ambiental na operação de cada cidade. Por meio do Programa Resíduos Sólidos, a Klabin oferece consultorias especializadas para que os municípios do consórcio estejam aptos para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com gestores capacitados tecnicamente, promovendo a geração de emprego e renda, elevando o volume de materiais recicláveis e ampliando o grau de conscientização da sociedade com relação ao descarte correto.
“A gestão dos resíduos sólidos é um assunto de extrema importância e tem prioridade para a Klabin. Por isso a formação de líderes ambientais, com a definição de compromissos e metas estabelecidas para cada município, que trará mais qualidade e efetividade às iniciativas de circularidade aplicadas e com atendimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, destaca Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei que estabelece instrumentos e diretrizes para os setores públicos e para as empresas se responsabilizarem a respeito dos resíduos gerados, exigindo transparência e rigor com o gerenciamento desses materiais. Dessa forma, é de suma importância capacitar os gestores ambientais e oferecer ferramentas que sejam eficazes para a gestão de resíduos sólidos.
“O desempenho no setor de manuseio dos resíduos sólidos está diretamente relacionado à capacidade de planejamento e gestão das prefeituras e nós acreditamos e investimos na formação dos gestores para que os pequenos municípios alcancem o seu pleno potencial de recuperação dos resíduos recicláveis”, afirma Juliana Navea, diretora de Operações da AMBIPAR ViraSer.
Sobre o Programa Resíduos Sólidos da Klabin
Desde o início do plano de ação do programa, a Klabin atuou no diagnóstico de resíduos sólidos de cada município, forneceu estruturas como barracões e equipamentos como caminhões de coleta seletiva e materiais para estruturar a correta segregação dos materiais recicláveis em cada local, além de atuar na capacitação dos catadores e formar associações ou cooperativas para organizar o trabalho. A questão de resíduos sólidos também está presente nos “Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável” (KODS), agenda estratégica alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que contém as metas ESG da Companhia, uma delas é a de otimização máxima dos recursos em que resíduos geram valor ao serem reinseridos nos sistemas produtivos até 2030.
Sobre a Ambipar ViraSer
Pioneira em soluções ambientais, a Ambipar atua em todo o território nacional oferecendo soluções integradas para toda a cadeia de negócio. A Ambipar Viraser foi criada em 2015 para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), com a premissa de atuar em parceria com os sistemas de coleta seletiva implantados pelos municípios, contribuindo para o atendimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Temos como objetivo profissionalizar as atuais cooperativas de Reciclagem para que possam atingir melhor eficiência em gestão e atendimento de qualidade aos municípios, mas também quebrar paradigmas através da implantação de Centrais de Reciclagem no Modelo de Franquia Social, nos municípios que ainda não possuem seu sistema de coleta e gestão de resíduos implementados.
#KODS #ProgramadeResíduosSólidos #Ambipar