03/03/2023

Desenvolvimento local e Projetos Sociais

Klabin Semeando Educação retoma atividades com formação de professores e gestores escolares

Programa fortalece rede municipal de ensino, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades dos Campos Gerais

Paraná, 03 de março de 2023 – O programa Klabin Semeando Educação iniciou as capacitações de 2023 para profissionais da rede municipal de ensino nos Campos Gerais.  Os municípios de Ortigueira, Congonhinhas, Imbaú, Tibagi e Ventania realizaram, entre janeiro e fevereiro, a formação de gestores e professores. O programa fomenta a melhoria da educação pública, por meio de treinamentos sobre boas práticas de gestão escolar, além da formação pedagógica nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A iniciativa atualmente está presente em escolas de 12 municípios do Paraná (Congonhinhas, Curiúva, Doutor Ulysses, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Rio Negro, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania), abrangendo 158 escolas. Além disso, está em cinco cidades de Santa Catarina, duas em São Paulo e uma em Pernambuco. O programa tem tido resultados positivos ao contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de proporcionar a  construção de uma educação pública equitativa, inclusiva e de qualidade.

Para Fabiane Valenga Rodrigues, professora das turmas do 2° e 5° ano da Escola Municipal Afonso Pena, em Imbaú, as formações do Klabin Semeando Educação, auxiliam na aplicação de conteúdo na sala de aula. “As capacitações vêm proporcionando a nós, professores, uma forma mais clara e objetiva de aplicar a teoria que envolve todo o processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

“A formação do Klabin Semeando Educação me ajudou a explicar matemática de um jeito mais criativo para os alunos e a entender melhor como auxiliá-los em seu processo de escrita”, observa Joseli Aparecida dos Santos Fernandes, professora do Ensino Fundamental I da escola Doutor Getúlio Vargas, no município de Ortigueira.

Pelo menos oito encontros, entre presenciais e remotos, além de atividades gravadas, compõem a grade de formação dos profissionais envolvidos no Klabin Semeando Educação. Além das formações presenciais que ocorrerão ao longo do ano, há encontros on-line.

“Investir em educação nas comunidades em que estamos faz parte da Política de Sustentabilidade da Klabin, e os resultados positivos nos estimulam a seguir neste caminho”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e de Relações com a Comunidade da Klabin.

#SemeandoEducação #DesenvolvimentoEducacional #FormaçãoProfessoreseGestores